Os mobiliários corporativos estão de cara nova. Se antes os escritórios eram monótonos e pouco funcionais, hoje encontramos móveis com alta funcionalidade e com uma estética totalmente diferenciada, alegrando o ambiente e tornando o espaço ?a cara? da empresa.
Dentre todas as alterações, o que mais pudemos perceber foi a preocupação dos fabricantes com a questão individual de cada ser humano, influenciando no estilo, design e arquitetura dos ambientes de trabalho.
O mobiliário residencial aparece com força nos escritórios, oferecendo o conforto de uma casa dentro do espaço corporativo. O home office é o grande responsável por essa influência nos móveis.
Os negócios já entraram nessa onda de mudanças e aderiram às tendências em mobiliários. Confira aqui o que mudou e o que está em alta para os escritórios, garantindo um local melhor para você e para os seus funcionários.
TENDÊNCIAS EM MOBILIÁRIOS CORPORATIVOS
– As cores aparecem ainda mais fortes, representando mais inovação para o ambiente corporativo. A dica é investir em uma paleta inspirada no logo da empresa, reforçando ainda mais a marca entre os funcionários e clientes.
– Os escritórios modernos não possuem mais paredes como separação das salas. Agora, colaboradores de diferentes hierarquias dividem o mesmo espaço.
– Se antes cada um possuía sua própria mesa, hoje as tendências em mobiliário seguem a linha do home office: já que os funcionários acabam trabalhando em casa algumas vezes ao mês, não há estações para todos os colaboradores. Assim, as mesas podem ser divididas e cada um pode sentar onde preferir naquele dia. Economia para a empresa e bem-estar para os colaboradores.
– A tecnologia é certamente uma tendência em mobiliários. Os escritórios têm apresentado salas com móveis que comportem computadores de última geração, câmeras e televisões, tudo para que a prática do home office seja realmente eficiente para os negócios. Assim, é possível conversar com quem está trabalhando em casa de forma rápida e prática.
– Nas salas de reuniões, foram apresentadas as paredes móveis. Assim, duas salas grandes podem se transformar em um ambiente maior, caso seja necessário para treinamentos, por exemplo.
– Outra tendência em mobiliário são as mesas altas, instaladas em salas de cafés, para que os funcionários possam conversar e descansar. Esses móveis ajudam a manter o momento informal.
– Com a falta de mesas fixas, outra tenência em mobiliário são os armários individuais, para quem precisar deixar materiais e objetos de trabalho.
– Algumas empresas já aderiram às cabines individuais para as conversas telefônicas, para manter a privacidade já que o ambiente de trabalho é todo aberto. Nesses espaços, há um banco, uma mesa e um telefone. Nesse caso, a tendência é o conforto.
– Para os ambientes comunitários, há cadeiras e bancos confortáveis e com aspecto informal, para que os funcionários possam fazer festas e até mesmo treinamentos.
– Como alguns funcionários preferem ambientes mais calmos para o trabalho, nas empresas foram criados nichos reservados. Lá, encontramos mesas móveis, cadeiras reclináveis e móveis, além de alguns sofás.
– Os puffs também continuam em alta e são considerados tendências em mobiliários, instalados em ambientes particulares para quem deseja levar o notebook e trabalhar de forma mais despojada.
– As poltronas também são encontradas nos ambientes corporativos, sobretudo as modulares com apoio para os pés, possibilitando diferentes composições de formato e tamanho.
– Nos móveis, vemos a utilização de tecidos como sarja e suede, mais convidativos ganhando força também em biombos e divisórias, tornando ambientes mais suaves.
– Dentre as tendências em mobiliários, vemos também malhas elásticas sendo utilizadas em encostos e assentos de cadeiras. Assim, é possível obter vantagens ergonômicas, já que auxilia na tensão lombar e das pernas. Além do mais, a vida útil é mais longa se comparada as convencionais espumas.
– Os armários ganharam portas de correr para facilitar o trabalho diário.
– As estantes contam com prateleiras móveis e mais práticas, facilitando o acesso dos funcionários.
– As mesas contam com ajustes de altura, o que é fundamental para a ergonomia, uma prioridade das empresas atuais.
– Nos escritórios, encontramos também gaveteiro almofadados sendo utilizados como assentos provisórios, uma praticidade para o ambiente de trabalho.
– No mobiliário corporativo, encontramos divisórias removíveis que ganham o espaço dos tradicionais piso-teto, usando placas revestidas de espuma e tecido usados para dividir ambientes superfícies. Assim, uma estação de trabalho pode tornar-se uma mesa de reunião.
– Espaços em contato com a natureza também são partes dos escritórios atuais, que precisam de móveis resistentes aos agentes ambientais (como oscilação de temperatura e água da chuva.
Os ambientes corporativos estão cada vez mais humanizados e as tendências em mobiliário seguem essa linha, garantindo mais ergonomia para todos os funcionários e colaboradores. Praticidade e conforto são palavras chaves para os ambientes de trabalho.
Fique por dentro de mais dicas como essas aqui com a gente, clique aqui.