A escolha do mobiliário corporativo deve levar em conta as funções variadas desempenhadas pelos funcionários e colaboradores. Móveis inadequados podem acarretar problemas de saúde, que agravados com o tempo podem levar a consequências graves, até mesmo a incapacitação para o trabalho. Portanto, é fundamental que sejam considerados os preceitos no momento de planejar os ambientes de trabalho.
Foi pensando nisso que foram criadas as normas ABNT ? Associação Brasileira de Normas Técnicas, com regras que precisam ser seguidas no planejamento do mobiliário corporativo. Com imposições da associação é possível desenvolver móveis que atendam as necessidades dos funcionários, interferindo na produtividade destes.
Sobre as normas da ABNT
A ABNT desenvolveu normas que garantem a saúde dos brasileiros. As imposições criadas regulamentam desde a organização do ambiente de trabalho até as dimensões dos mobiliários corporativos.
A NR 17, por exemplo, trata da ergonomia, estabelecendo padrões para o trabalho manual, possibilitando que os funcionários trabalhem com condições de boa postura, visualização e operação. Sendo assim, bancadas, mesas, escrivaninhas, painéis e todos os móveis devem proporcionar um trabalho com mais conforto e saúde.
Existem também as normas NR 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria de construção. Assim como foi criada a NR 24, que prevê instalações sanitárias e de conforto no ambiente de trabalho. Além da NR 13.962, que rege as dimensões nas cadeiras. Confira aqui quais são essas normas, a importância das mesmas e como segui-las.
A importância das normas ABNT para o mobiliário corporativo
Lojas não especializadas na produção de móveis para escritório, na maioria das vezes, oferecem peças que não atendem aos padrões estabelecidos pela ABNT. Então, mesmo que as peças possuam um design diferenciado ou apresentem preços promocionais, estas não são adequadas para o uso frequente em ambientes de trabalho.
De acordo com especialistas da saúde, a postura inadequada por períodos longos pode provocar problemas como dores musculares, de ligamento, ósseas e até mesmo consequências permanentes na saúde do funcionário. As cadeiras, por exemplo, precisam apresentar regulagem de altura, com encosto que que acomode pelo menos 50% das costas do usuário, evitando danos futuros.
Sendo assim, as normas ABNT são de fundamental importância para que as empresas saibam como desenvolver um mobiliário corporativo apropriado e para que os profissionais (como designs e arquitetos) possam planejar um ambiente de trabalho com móveis adequados.
Normas ABNT para mobiliário corporativo
NR 17 ? ERGONOMIA
Estabelecida em novembro de 1990 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, com base na saúde e bem estar do ser humano, dentro do ambiente de trabalho, a norma da ABNT NR 17 reúne normas que regulamentam a implementação de materiais, mobiliário ergonômico, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil.
A NR 17 apresentam tópicos aos quais as empresas precisam se adaptar para preservar a saúde dos colaboradores. Diferentes temas são abordados, tais como iluminação, ruídos, condições sanitárias e, é claro, mobiliário corporativo.
Assim, é possível manter o bem estar dos funcionários, melhorando o desenvolvimento dos mesmos e amplificando a ergonomia. As normas variam de acordo com o ambiente de trabalho.
NR 18 ? CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
A NR 18 tem o objetivo de implementar medidas para manter a segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. Assim, é possível prevenir acidentes e manter a segurança dos trabalhadores.
Normas sobre o mobiliário em vestiários e refeitórios são incluídas nas normas da NR 18, garantindo condições básicas e higiene, conforto e segurança aos funcionários.
NR 24 ? INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO
A NR 24 é dividida em duas partes, sendo a primeira relativa às condições sanitárias que envolvem todas as definições e requisitos mínimos para se obter a mínima qualidade sanitária do trabalhador. A segunda parte relativa às condições de conforto no ambiente de trabalho, tais como alojamentos, vestiários, refeitórios e cozinhas.
ABNT- NBR 13962-2006
Móveis para escritório ? Cadeiras ? Requisitos e métodos de ensaio
A ABNT 13.962 estabelece padrões que se baseiam em um uso diário de oito horas, por pessoas de até 110kg, e com altura entre 1.51m e 1.92m. As normas determinam as características físicas e dimensionais e classifica as cadeiras para escritório, bem como estabelece os métodos para a determinação da estabilidade, resistência e durabilidade de cadeiras para escritório.
Com as normas da ABNT é possível desenvolver e planejar um mobiliário corporativo que atenda as necessidades dos trabalhadores, garantindo um ambiente propício para que todas as atividades sejam exercidas com mais conforto, saúde e segurança.
A Led Móveis oferece móveis que seguem as normas estabelecidas pela ABNT, assim você poderá adquirir um mobiliário corporativo que ofereça maior ergonomia e proteção aos colaboradores.