MUITO TEMPO E PESQUISA SÃO GASTOS PARA PROJETAR ESPAÇOS DE TRABALHO CORPORATIVOS. MAS SERÁ QUE O PLANEJAMENTO E DECORAÇÃO DE UM HOME OFFICE É DIFERENTE? VEJA COMO A ARQUITETURA CORPORATIVA PODE AJUDAR.
Pessoas que criam um escritório em casa, geralmente não têm acesso a todos os estudos feitos pela arquitetura corporativa os quais determinam como os aspectos de design ajudam a otimizar o trabalhar.
Muitas vezes, sem nenhum conhecimento específico, essas pessoas podem se sair bem e conseguir organizar um ótimo espaço para trabalho. Porém, nem sempre dá certo com todos.
Os conhecimentos e técnicas da arquitetura corporativa fazem toda a diferença na otimização de um Home Office.
Quer descobrir como? Siga lendo e saiba como partir do conceito da arquitetura corporativa, macro para o micro, lhe na ajudará a criar um escritório otimizado para trabalhar em casa.
Erros mais comuns cometidos na criação de um Home Office
Existem 5 cinco erros principais:
- – Pensar que a TV pode ficar ligada na frente da mesa de trabalho
- – Componentes de armazenamento inadequadas
- – Falta de espaço para materiais de referência
- – Equipamentos lentos e ineficientes
- – Gerenciamento de fios inadequado (cabos e fios em todos os lugares)
Se conscientizar desses erros ajudará a evitá-los durante a escolha do local de trabalho e do projeto de seu Home Office.
Agora sim você está pronto para seguir para os próximos tópicos do texto.
Escolhendo um local dentro de casa
Trabalhar em casa é emocionante, oferece uma oportunidade para o verdadeiro conforto e eficiência. Mas para que o trabalho flua de forma produtiva e não se misture com a rotina doméstica, é essencial a escolha de um espaço exclusivo.
Embora o conforto seja essencial em qualquer escritório, um Home Office muito casual pode impactar negativamente na capacidade de trabalho.
No planejamento para trabalhar em casa, assim como em um grande projeto de arquitetura corporativa, a escolha do local apropriado é o primeiro passo.
A diferença é que para um Home Office, você precisa encontrar uma forma de separá-lo do resto dos acontecimentos da casa. Ele deve transmitir a sensação de “zona proibida” para todos os outros sons e interrupções normais e naturais da casa.
O ideal é ter um cômodo específico. No entanto, caso não haja espaço suficiente para isso, separar um cantinho do quarto também pode funcionar.
Feito isto, então é hora de planejar no papel.
Fazendo o design de seu Home Office
Isso mesmo! Desenhar e tudo mais! Nesse quesito o planejamento amador de um Home Office se difere muito da arquitetura corporativa.
Um escritório em casa é semelhante a outros pequenos escritórios. Então um bom design, que consiga dar conta de tudo no lugar certo, com certeza irá otimizar muito mais seu espaço de trabalho.
Antes de começar o projeto de design, pergunte a si mesmo:
- – O que será feito nesse espaço?
- – Qual tipo de trabalho?
- – É necessário um espaço para reuniões?
- – Que tipo de material será referenciado ou armazenado?
- – Que tipo de equipamento será utilizado?
- – Quando a maior parte do trabalho será realizado?
– Precisará fazer vídeo conferência?
As respostas para estas perguntas irão começar a desenvolver o projeto para seu Home Office.
Utilizar algum programa de design de ambientes pode ajudar muito no desenho, pois trará noção de como e onde ficarão dispostos o mobiliário, os equipamento e materiais de trabalho.
Por isso, recorrer a um profissional da arquitetura corporativa é o mais recomendado no planejamento de qualquer escritório. Muitos softwers exigem conhecimentos técnicos.
Além disso, um arquiteto corporativo possui uma visão diferenciada de como planejar e executar o projeto de arquitetura corporativa.
Depois do design, é hora de por em prática. Vamos ao lá!
Reformar ou não?
Caso você fosse planejar um escritório maior, fora de casa e o local encontrado para isso não fosse adequado, a solução poderia ser uma reforma.
O fato é que organizar um espaço de trabalho em casa é a mesma coisa. Se você chegou à conclusão de que seu espaço é muito inadequado, pode ser necessário incluir uma pequena reforma no projeto de arquitetura corporativa de seu Home Office.
Talvez precise acrescentar algumas divisórias, quebrar uma ou outra parede ou até mesmo a construir um cômodo para trabalhar.
Portanto, este é mais um ponto onde os conhecimentos do arquiteto corporativo farão a diferença. Se tudo for profissionalmente planejado, talvez nem seja necessário reformar.
Pronto, já concluiu se precisa da reforma ou não? Siga para a escolha do mobiliário.
Utilizar a Mobília de casa ou mobiliário corporativo?
Bom, como já foi dito várias vezes, este será seu escritório. Por isso, a aquisição de instrumentos próprios do trabalho será imprescindível para seu rendimento.
Tudo no Home Office é menor, mas nada da arquitetura corporativa pode ser deixado de lado em seu planejamento. E o mobiliário é uma peça chave da produtividade.
Portanto, a mobília deve atender às necessidades de trabalho em um espaço micro. Arquivo, mesa de trabalho, cadeiras ergonomicamente adequadas, estantes e outros móveis terão de ser pensados de forma que se encaixe em um espaço minimizado.
Mas tudo pode ser pensado de forma a utilizar a arquitetura corporativa a favor da otimização do trabalho.
As ideias da arquitetura corporativa e o Home Office
O trabalho com as cores do ambiente, com a decoração, a noção de como o espaço pode ser utilizado através dos conhecimentos e técnicas da arquitetura corporativa, são indispensáveis para planejar um local de trabalho.
Muitos podem pensar que criar um Home Office pode não de um arquiteto. Mas quando se faz um comparativo, utilizar a arquitetura corporativa a favor do planejamento de tais escritórios, impactará muito mais na otimização do espaço e consequentemente na produtividade.