Recentemente, ?homens de negócios? vestidos de terno e gravata vêm dando lugar a jovens usando camisetas de super-heróis. Juntamente com essa mudança, os ambientes de escritório também sofrem alterações para se adequar ao humor desse novo público empreendedor.
POR ISSO, É IMPORTANTE QUE O ARQUITETO PENSE EM TENDÊNCIAS MAIS EXCÊNTRICAS DE MOBILIÁRIO PARA ESCRITÓRIO, OS QUAIS SATISFAÇAM AOS DESEJOS DESSES EMPRESÁRIOS.
Mas que tipo de mobília se adéqua ao gosto desses ?novos? homens de negócios?
Se você deseja descobrir, continue lendo! Conheça algumas tendências de mobiliário para escritório, que vêm arrebatando os ambientes modernos de trabalho.
Além disso, aproveite a oportunidade de abrir sua mente para outras ideias.
ONDE ESTÁ O FOCO?
Antes de partirmos para as peças de mobiliário para escritório em si, é preciso estar ciente de que, apesar desses novos clientes fazerem do ambiente de trabalho um local mais divertido, eles não estão lá para brincar.
Provavelmente você já tenha conhecido um cliente assim e até mesmo atendido a alguma exigência mais excêntrica de mobiliário para escritório. Mas há de concordar que ainda é algo incomum.
No entanto, a começar das indústrias criativas e digitais, tem havido um aumento do foco no conforto dos funcionários e como eles interagem emocionalmente com seu ambiente.
Por exemplo, você certamente já viu que alguns escritórios têm instalado tobogãs para as pessoas se locomoverem, o que além de otimizar o trabalho também o torna divertido.
Como você já viu que é uma brincadeira séria, então vamos à primeira tendência de mobiliário para escritórios modernos.
1 – MESAS PARA TRABALHAR EM PÉ
Embora não seja exatamente a tecnologia mais recente, mesas para trabalhar em pé é um tipo de mobiliário para escritório que vem tendo grande retorno. E isso se deve aos relatos de seus benefícios ergonômicos à saúde.
Um estudo recente sugere que houve um aumento proporcional de 11% na ameaça de mortalidade para cada hora adicional gasta trabalhando sentado. Isto sem mencionar as ameaças de obesidade, câncer e diabetes relacionadas a estilos de vida sedentários.
Bom! Mas se você é um pouco preguiçoso e não simpatizou muito com a ideia de trabalhar em pé, temos certeza de que a próxima peça lhe agradará.
2 – CÁPSULAS DE COCHILO
Deixar seus funcionários dormir durante o trabalho não parece ser a melhor maneira de torná-los mais produtivos. No entanto, se exigir muito deles sem dar tempo suficiente para descansarem, sua qualidade de trabalho começará a diminuir juntamente com a produtividade.
Além disso, outro estudo, também recente, mostrou que fazer uma sesta de 20 minutos pode aumentar a concentração em até 34%, além de melhorar consideravelmente o estado de espírito.
As cápsulas de cochilo têm alarmes que podem ser definidos em sessões de 15 a 20 minutos, bloqueando a luz e anulando som.
O único fator dissuasivo em relação a esta tecnologia é o preço das cápsulas de cochilo, que pode variar entre 50 a 270 mil reais por cápsula.
No entanto, há várias maneiras mais baratas de improvisar áreas de descanso com outros mobiliários para escritório, como: puffs, divãs, cadeiras reclináveis e outros.
Ficou com vontade de dar um cochilo? Não, não durma! Siga para o próximo tópico e veja mais uma ideia.
3 – PUFFS
Falando neles… Áreas de trabalho com puffs estão se tornando uma tendência muito perceptível em ?mobiliário? no local de trabalho.
Estas áreas são mais adequadas para pessoas que realizam trabalho muito intensivo de digitação e que não requer uma secretária ou muitos movimentos, tais como codificadores ou captores de dados.
A ideia não é trabalhar permanentemente nestas áreas, mas que os puffs sirvam com uma parte meramente transitória de mobiliário para escritório.
Já que o humor das pessoas muda de acordo com o conforto, desta forma elas podem ter diferentes opções de estação de trabalho: cápsulas de cochilo, mesas para trabalhar em pé, cadeira de praia, áreas ao ar livre, etc.
Muito diferente do mobiliário para escritório convencional não é mesmo! Mas ainda não é tudo, veja a última tendência e se surpreenda ainda mais.
4 – TELEPRESENÇA DE ROBÔS
Parece quase com algo que saiu de um filme ruim de ficção científica, mas é fácil e possível.
Combinando a tecnologia utilizada em teleconferência (exemplo: um iPad e uma conexão Wi-Fi) com uma base rolante para locomoção, temos um tela de vídeo flutuante, em tempo real, do empregado. Assim, essa tela pode trafegar livremente por todo o escritório.
Muitas vezes, o sistema pode ser modificado com uma grande lente angular e tecnologia de ruído de fundo, fornecendo ao trabalhador uma sensibilização visual e auditiva do ambiente.
Embora pareça um pouco incomum à primeira vista, dá aos teletrabalhadores uma presença mais valiosa no escritório, a qual lhes permite interagir com seu local e colegas de trabalho de maneira mais produtiva.
CONCLUINDO
Embora algumas, ou mesmo a maior parte, das tendências acima possam não se adequar a todos os ambientes, é interessante ver como diferentes indústrias e organizações estão se aproximando da ideia futurística de mobiliário para escritório.
Portanto, não podemos usar as mesmas estratégias de design de escritório em todos os setores.