Como já dissemos por aqui, o ambiente de trabalho influencia bastante a produtividade e a eficiência dos funcionários – se não há espaço e se ele não é organizado o suficiente, todo o trabalho fica comprometido. Dessa forma, a arquitetura corporativa cresce a cada dia não apenas como uma forma de decorar ambientes de trabalho, mas também de encontrar a melhor forma de organização para que o espaço consiga providenciar ao funcionário a comodidade e ergonomia que ele precisa para aumentar a produtividade.
Nos dias de hoje, a criação de ambientes funcionais nos escritórios não é um luxo, mas sim uma necessidade ? planejar espaços, com a ajuda de um profissional especializado, vai além da estética e se mostra como uma preocupação com a qualidade do trabalho de forma geral. É por isso que a arquitetura corporativa deve planejar as melhores escolhas para que um pequeno espaço possa ser aproveitado ao máximo.
PRIMEIRO PASSO: PLANEJAMENTO DA ARQUITETURA CORPORATIVA
Na arquitetura corporativa, o planejamento do espaço é o primeiro passo para fazer com que ele seja aproveitado da maneira correta. Para isso, alguns itens devem ser considerados, visando oferecer o máximo de conforto aos funcionários da empresa.
De início, é importante adequar cada sala a um objetivo diferente, separando, inclusive, a despensa para equipamentos auxiliares, arquivos ou produtos de higiene e limpeza. Algumas salas importantes, além das específicas para cada setor, são: área de impressão, área de alimentação, recepção, sala de espera, sala de reunião e banheiros.
Após pensar em cada espaço e na importância (ou não) de cada um deles, a arquitetura corporativa pede a análise e o planejamento dos ambientes, de forma que sejam todos otimizados. Caso o escritório não tenha necessidade de algum desses espaços, por exemplo, eles podem ser descartados. Além disso, espaços que tinham apenas uma finalidade podem acabar tendo várias. Uma sala de reuniões pode ser também a área de café, que tal? Pense nas suas necessidades – é importante que a arquitetura corporativa se adeque a elas.
ARQUITETURA CORPORATIVA: COMO ORGANIZAR A DECORAÇÃO DE UM AMBIENTE PEQUENO
Para planejar os ambientes de maneira correta na arquitetura corporativa, é preciso avaliar uma série de fatores que influenciam o dia a dia do escritório, como por exemplo, a quantidade de funcionários e as atividades de cada um. Isso influencia os tipos de mesa (sendo plataformas de trabalho as mais indicadas), objetos e móveis como um todo. Também se deve ficar atento à identidade visual da empresa e ao design do ambiente, à iluminação e à disposição de todos os móveis.
Falando em móveis, o planejador da arquitetura corporativa deve pensar, antes de qualquer coisa, na finalidade da sala em questão e se os móveis realmente farão a diferença naquele espaço. Salas de reunião, por exemplo, não precisam de mais do que uma estante e uma mesa, assim como uma sala individual não precisa de mais do que um armário e uma mesa com gavetas. Ambientes com pouco espaço, normalmente, pedem móveis compartilhados e estantes pequenas, onde seja fácil organizar os objetos e documentos do escritório sem nenhum espaço desperdiçado.
Na hora de comprar os móveis para seu ambiente, não compre todos ao mesmo tempo. Para a arquitetura corporativa, o melhor a se fazer é tirar as medidas e avaliar minuciosamente se eles caberão no seu espaço. Comece com as peças maiores e, conforme for sobrando espaço, analise se cabem as menores. Além disso, prefira sempre móveis de linhas retas, pois são mais fáceis de encaixar nos ambientes, e também analise a possibilidade de escolher alguns móveis dobráveis, empilháveis (silenciosos, preferencialmente) ou que possam ser trocados de lugar para não atrapalharem a circulação de pessoas. Já os móveis fixos, como estantes e armários, podem ser embutidos, e, além disso, a utilização de portas de correr, espelhos e imagens em profundidade na arquitetura corporativa dará a ilusão de que o ambiente possui mais espaço do que realmente tem.
Em relação à iluminação e cores, procure sempre a leveza visual ? quanto mais claro e iluminado o ambiente, mais leve e descontraído ele será. Além disso, sempre opte pela ocupação horizontal ? quanto mais cheia a parede, maior a sensação de que ela está ?engolindo? o ambiente. As cores, a iluminação e a disposição dos móveis influenciam a energização do espaço.
De qualquer forma, a arquitetura corporativa pede que o design atual seja reaproveitado e reorganizado para dar mais ?vida? ao ambiente. Entre um período de cinco anos, os espaços podem ser reavaliados para analisar prováveis mudanças necessárias, adaptando móveis mais ergonômicos e tecnológicos ao ambiente corporativo.
Por fim, a arquitetura corporativa não ajuda apenas a desenhar o ambiente, mas também a otimizar o espaço de forma a melhorar o bem estar dos funcionários e, assim, sua produtividade. Caso precise de ajuda para analisar o seu ambiente corporativo, entre em contato conosco que te ajudaremos da melhor maneira. Até a próxima!