A ARQUITETURA COMERCIAL É ALGO QUE VAI ALÉM DE UMA BOA DECORAÇÃO. SEU PLANEJAMENTO TAMBÉM ENVOLVE A EXPOSIÇÃO ESTRATÉGICA DOS PRODUTOS VENDIDOS PELO ESTABELECIMENTO, DE FORMA A CATIVAR O CLIENTE E SEDUZI-LO A PONTO DE ELE QUERER COMPRAR O QUE A LOJA VENDE.
Antes da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, os consumidores não tinham opções de compra. Porém, com o surgimento da Revolução Industrial, apareceram no mercado mais opções de um mesmo produto e, a partir daí, surgiram a publicidade e o marketing como formas de diferenciar uma mercadoria da outra. São essas estratégias que fazem com que as empresas mudem de posicionamento e, consequentemente, a arquitetura dos estabelecimentos, de forma a melhorar a experiência de compra, a aumentar a frequência dos clientes à loja, aumentar o consumo e as chances de retorno.
Esse planejamento mais rigoroso da arquitetura comercial está relacionado à criação de espaços cada vez mais prontos para enfrentar a concorrência e para vender, mesmo em tempos de crise. Com a evolução da complexidade da decoração de uma loja, os conceitos foram revisados e várias técnicas de arquitetura foram integradas ao espalho, trazendo conforto, bem estar e uma experiência única aos clientes.
Neste texto, você vai conhecer algumas dicas importantes para que seus produtos façam parte da decoração da loja e que ajudem a atrair clientes de forma satisfatória:
DEFINA OS PRODUTOS DE MAIS SUCESSO NA LOJA
Observe a comportamento das pessoas dentro da sua loja e veja o que chama mais atenção delas, quais são os produtos mais procurados e mais vendidos, quais são as mercadorias que mais as fazem querer entrar no ambiente. Assim, você encontrará os produtos de maior sucesso da sua loja e poderá pensar em locais estratégicos para que os clientes possam ter maior acesso a eles na hora de planejar a arquitetura comercial.
Um grande exemplo disso são os ?Produtos TOP? da marca de cosméticos ?Quem Disse, Berenice??, ou seja, as mercadorias mais vendidas. A empresa constantemente divulga estes produtos, faz promoções e os deixa em local de destaque nas lojas.
CATEGORIZE SEUS PRODUTOS
A categorização dos produtos pode ser feita de várias formas na arquitetura comercial: por preço, cor, marca, estilo, categoria, entre outros.
Por categoria: quando a loja está dividida por categoria de produtos, a facilidade de procura é grande. É o que acontece, por exemplo, nos supermercados, que separam os produtos em laticínios, biscoitos, frios, pães, entre outros. Isso ajuda a encontrar mais facilmente o que se procura.
Por cores: acontece muito em lojas de roupas. Algumas boutiques femininas costumam separar os produtos de acordo com as cores, o que ajuda a mostrar uma variedade de peças na cor preferida de todos os clientes. Se uma consumidora gosta de preto, por exemplo, poderá encontrar calças, blusas, saias e vestidos apenas desta cor.
Por marca: acontece também em lojas multimarcas e em lojas que possuem várias linhas de produtos diferentes. É como a Renner e a C&A, por exemplo, dividem as peças: cada linha é voltada para um tipo de público e possui um nome diferente, e cada uma delas está em um canto da loja, o que facilita a segmentação de público.
DISTRIBUA OS PRODUTOS ESTRATEGICAMENTE NA LOJA
Já percebeu que, na maioria das lojas, certos produtos ficam em locais mais suscetíveis à compra? Em uma loja de roupas, por exemplo, um cinto pode ficar do lado de uma calça, ou uma meia fina ao lado das saias. É normal que as marcas, sutilmente, sugiram produtos que podem acompanhar os outros.
Além disso, perto do caixa, é normal ver alguns produtos que fazem a cabeça do cliente na hora da compra. Nas Lojas Americanas, por exemplo, nas filas, somos rodeados de snacks, doces e todo tipo de guloseima, e é impossível deixar de comprar alguma coisa.
PLANEJE O USO DE ILUMINAÇÃO E TECNOLOGIA
A iluminação e o uso da tecnologia contam muito na arquitetura comercial, pois luzes e cores chamam a atenção de qualquer pessoa. Por isso, que tal incluir na sua loja prateleiras luminosas para os produtos em destaque? E telas de LED e tags eletrônicas também são ótimas táticas para chamar a atenção dos clientes. Isso, com certeza, será uma isca para o seu público e, consequentemente, aumentará as chances de venda.
CRIE UM OBSTÁCULO DENTRO DO AMBIENTE
Já percebeu que algumas lojas colocam uma mesa bem no centro do espaço? Usar essa tática na arquitetura comercial tem dois motivos: além de destacar os produtos que ficarão em cima dela, ela também faz com que os clientes possam andar mais pela loja, chegando a locais que tenham as mercadorias que você mais quer vender. Dependendo do tamanho da loja, ela pode abrigar várias mesas espalhadas pelo espaço.
USE PROMOÇÕES COMO GATILHOS
Uma boa estratégia para ser usada para vender mais é destacar os produtos em promoção. Falar sobre eles nas vitrines, em painéis de LED, em gôndolas móveis ou de qualquer outra forma ajuda bastante a vender mais e, assim, aumentar os lucros do estabelecimento.
Com estas dicas, é muito difícil não atrair os olhares dos clientes curiosos. Caso queira mais dicas para aperfeiçoar a arquitetura comercial da sua loja, entre em contato conosco que te daremos todo o suporte necessário para que seu ambiente seja otimizado!