TORNAR UM AMBIENTE MAIS SILENCIOSO, PRINCIPALMENTE NAS GRANDES CIDADES, ONDE O VOLUME DE RUÍDOS É ALTO, PODE SER ALGO BASTANTE COMPLICADO. NOSSAS CASAS, ESCRITÓRIOS OU COMÉRCIOS ESTÃO SUJEITOS A UMA POLUIÇÃO SONORA EXTREMAMENTE ALTA, QUE ENVOLVE BUZINA DE CARROS, GRITOS, MIL VOZES DIFERENTES, MÚSICAS VINDAS DE TODO LUGAR, ENTRE OUTRAS COISAS
Por isso, é mais do que necessário que a arquitetura, nos dias de hoje, se preocupe com a construção de uma estrutura que bloqueie esses ruídos, de forma que o espaço se torne mais calmo e tranquilo. Então, separamos aqui algumas dicas interessantes de arquitetura que podem ajudar a minimizar os efeitos da poluição sonora em seu ambiente.
Continue a leitura!
ARQUITETURA: ISOLANDO O BARULHO QUE VEM DA PAREDE OU MURO
É indiscutível: quanto mais material é usado na construção de uma parede ou muro, maior será o bloqueio de ruído. Isso porque os materiais maciços, como a madeira, o concreto e o EPS, não permitem que as ondas sonoras passem de forma íntegra, ajudando a minimizar o barulho dentro de um ambiente. Porém, se o ruído passa por paredes internas, utilize revestimentos, placas de lãs e tapeçarias, pois o tecido é um ótimo bloqueador de ruídos.
Ainda existem outras formas interessantes de reduzir barulho na arquitetura, como paredes duplas e os tijolos ecológicos (que funcionam como parede dupla), que funcionam como uma barreira reforçada para o ruído, ou qualquer outro material isolante. Além disso, use também papéis de parede, adesivos, quadros, espelhos, tintas especiais e qualquer tipo de decoração de parede. Toda ajuda é sempre bem-vinda nesse caso!
E até os móveis (painéis de TV ou qualquer móvel maciço) podem entrar na brincadeira: se colocados na frente das paredes, podem ajudar neste caso. Por isso, faça um balanço dos móveis que você possui no ambiente e, caso queira comprar alguns novos, escolha aqueles de material maciço, pois eles ajudam bastante a isolar o som.
É importante lembrar que as portas e janelas também devem ser trabalhadas para ajudar no isolamento acústico, pois não adianta fazer tudo isso e deixar buracos que permitem a entrada do som. Uma boa dica, nesse caso, é fazer a vedação das janelas. Se elas já são vedadas há algum tempo, verifique se continuam em perfeito estado, pois o material sofre desgaste com o tempo – caso estejam desgastadas, faça a troca, ok?
Nas janelas, também aposte no uso de cortinas, de preferência feitas de tecido mais grosso (o modelo blackout, por exemplo). A cortina grossa ajuda bastante a absorver o barulho, tanto de dentro quanto de fora, ajudando, assim, no isolamento.
ARQUITETURA: ISOLANDO O BARULHO QUE VEM DO PISO
Existem alguns materiais que aumentam bastante o ruído quando entram em contato com alguns objetos, como sapatos, brinquedos e outros – são eles os pisos frios, como os porcelanatos e os pisos mais finos.
Para isolar o som, o ideal são os pisos densos e maciços, como os carpetes, os tacos, os mármores e os pisos vinílicos. E não se esqueça: antes de instalar o piso, aplique mantas acústicas, que ajudam nesse caso. Além disso, utilize tapetes para reforçar o bloqueio sonoro.
ARQUITETURA: ISOLANDO O BARULHO QUE VEM DO TETO
Pode reparar que ambientes que são cobertos apenas com telhas são muito mais barulhentos do que os forrados com laje. Além disso, estão mais expostos à poeira e aos insetos e pragas urbanas. Por isso, evite instalar em sua arquitetura, no ambiente interno, telhas sem nenhuma manta acústica. Você pode construir uma laje e, se isso não for possível, faça um forro acústico, seja de madeira ou gesso, para isolar o som externo. Caso more em apartamento, você também pode instalar um forro acústico, como os de fibra mineral.
ARQUITETURA: ISOLANDO O BARULHO NO QUINTAL
Sabia que até mesmo as plantas podem ajudar a bloquear a poluição sonora? Se a vegetação for volumosa e alta, como uma parede verde, o jardim também pode ser útil! Por isso, o ideal é contratar um paisagista para que ele possa desenhar uma estratégia interessante para o espaço externo.
No caso de apartamentos, é interessante a criação de jardins verticais, mas é um caso mais complicado, justamente por não haver espaço suficiente para o cultivo de plantas mais altas e densas.
Por fim, é importante sugerir que, quando for planejar a arquitetura de um ambiente, seja ele residencial, comercial ou corporativo, analise bem o espaço e veja quais recursos podem ser utilizados para que a poluição sonora seja bloqueada, de forma a valorizar o conforto e a privacidade das pessoas. Para isso, recomendamos que você procure um arquiteto para verificar o ambiente e ver como ele pode lhe auxiliar no seu projeto! Caso queira mais dicas de arquitetura para o seu projeto, acesse o nosso blog e entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender! Até a próxima!