Arquitetura corporativa de padarias. Agora vamos para outro ramo da alimentação, os restaurantes. Comer e saciar não é mais o suficiente, a experiência de alimentar-se em um determinado restaurante, proporcionam sensações quase tão importantes que os pratos oferecidos.
O negócio precisa se estabelecer no mercado, ganhar visibilidade e conquistar o público-alvo. É importante uma identidade única e bem definida para refletir as características do restaurante.
Os restaurantes apresentam vários ambientes como a área externa, o salão de alimentação, o caixa ou local de atendimento, a cozinha e os banheiros. E é imprescindível que todos levem em consideração, a estética, a praticidade das instalações e o conforto dos ocupantes.
Confira os fatores que devem ser levados em conta na arquitetura corporativa de um restaurante e os sentidos que eles despertam na visão, audição, olfato, tato e paladar.
Dimensionamento
Mesmo um restaurante pequeno, é preciso passar a imagem desejada. Em se tratando de ocupação do espaço, por exemplo, as cadeiras não devem entrar em choque com a movimentação dos ocupantes e que a visão não fique limitada pela poluição visual.
Mobiliário
O mobiliário do restaurante é um dos pontos que mais demonstram as características do negócio, já que, através das suas formas, cores e materiais, os móveis remetem a uma aparência peculiar, com estilo e personalidade.
Iluminação
A Iluminação também colabora e muito com a personalidade, pois pode expressar identidade da marca de acordo com a incidência de luz, só é necessário coordená-la de acordo com a imagem e conceito que deseja passar para os clientes.
A luz também provoca sensações e comportamento acerca de um espaço. Por exemplo: quando é uma luz branca (fria) e preenche todo o espaço, o clima parece formal e nos mantemos mais atentos mas se for uma incidência mais baixa e com uma tonalidade amarelada (quente), nos sentimos mais acolhidos e relaxados. Lembrando que a luz natural e a conexão com o exterior são grandes amigas do bem-estar. Aqui nesse caso, o sentido trabalhado é a visão.
Audição
Trabalhar o sentido da audição não se limita à música ambiente. É necessário pensar nos ruídos externos capazes de interferir no atendimento, assim como no momento de relaxamento dos clientes. Por isso, dependendo da região do restaurante, um bom isolamento acústico se faz indispensável.
Olfato
O cheiro é um dos fatores mais importantes quando o assunto é alimentação. Os pratos a serem servidos são, obviamente, os principais, porém, a arquitetura também desempenha o seu papel nesse quesito. Ela deve impedir que tintas, madeiras e outros materiais exalam aromas impertinentes ou pela aplicação de produtos específicos ou pela própria escolha de produtos inodoros.
Plantas são bem- vindas, já que trazem um perfume básico e refrescam o ambiente.
Materiais
Os materiais e suas cores, texturas e formas são excelentes artifícios para transmitir sensações. Por exemplo, para ambientes rústicos ou ligados à natureza, a madeira é a melhor pedida.
Cores
Na arquitetura comercial, as cores têm fundamental importância, elas estreitam relações com o público-alvo a partir de conotações como: masculino ou feminino; moderno ou retrô; industrial ou artesanal; adulto ou infantil.
Exemplos:
Para ambientes sofisticados, deve-se usar o branco, preto, cinza, pérola, dourado, azul marinho.
Para um ambiente torna-se aconchegante, deve-se usar o marrom, bege, amarelo, verde claro, vermelho.
Para uma estética futurista, usar o branco, preto, cinza, azul, prata, verde.
Para um ambiente retrô Vermelho, marrom, rosa, azul claro, amarelo, laranja.
Para um ambiente que venda comida natural, deve-se usar as cores verde, laranja, amarelo, branco.
Já restaurantes com pratos típicos: as cores da bandeira ou da cultura própria do país representado.