Diante da crise energética mundial, a luz solar surgiu como uma fonte alternativa de que não causa grandes impactos ao meio ambiente e é renovável. Além de ser uma fonte limpa, a luz solar é uma fonte inesgotável. As placas solares são as responsáveis por captar a irradiação e utilizar a energia solar.
O território brasileiro como um todo, possui um grande potencial em irradiação, deste modo o mercado de energia solar se mantem em ascendência. Pensando economicamente, investir nessa fonte de energia é enxergar possibilidades de geração de emprego e redução no preço das contas de luz.
Existem profissionais capacitados para executar projetos em instações. Colocando em pauta, os projetos arquitetônicos corporativos, ficamos cientes de que cada vez mais empresas independente do tamanho investem em energia solar para ter diversas vantagens ? que serão apresentadas neste post. Mas, antes que tal saber como podemos utilizar a energia solar? Confira!
Energia solar térmica
Para captar energia solar através das placas solares, existem duas formas: térmica e fotovoltaico. A primeira opção é conhecida, por aquecer a água do imóvel, como chuveiros, pias e piscina. Por meio das placas solares acontece a absorção da luz solar que aquece a água ? podendo chegar a até 60ºC, dependendo da instalação, clima e consumo.
O sistema também conta com o reservatório de água térmico (boiler), que é o responsável pelo armazenamento. A reserva de água quente pode ser utilizada a qualquer hora do dia, ou seja, o consumidores podem ao dia a dia. Ao instalar um aquecedor desses em sua empresa, você consegue economizar até 30% nas contas mensais de energia elétrica.
Energia solar fotovoltaica
Segundo levantamento divulgado pela Agência Internacional de Energia (IEA), a expectativa até o ano 2050, é de que 11% da oferta de energia elétrica produzida no planeta venha da luz solar, o que vale cerca de 5 mil TWh. No Brasil. Espera-se que aproximadamente 18% dos imóveis gere sua própria energia elétrica, através do sistema solar fotovoltaica (8,6 TWh).
Como foi possível observar nos dados divulgados pela IEA, a tendência é que uso da energia solar aumente a cada ano, pois essa é uma alternativa econômica e sustentável. No sistema fotovoltaico a geração é feita pela conversão da energia solar em energia elétrica, por meio da irradiação refeletida nas placas solares. Consequentemente, quanto mais luz solar captadda mais energia será produzida. Mesmo em dias nublados e chuvosos é possível gerar energia, pois o sistema depende dos raios solares.
No sistema fotovoltaico existe dois tipos de categoria: on grid e off-grid. Em ambas as placas solares fotovoltaicas são as responsáveis por converter os raios solares em energia elétrica, causando o chamado efeito fotovoltaico. A diferença entre as duas categorias é o local em que a energia gerada é armazenada.
O sistema on-grid, também conhecida como grid-tie, é o que o inversor solar ? conhecido como coração do sistema ? desenvolve a função de converter a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA). Além disso, o inversor sincroniza a energia gerada ao sistema a rede pública. Na categoria off-grid, a energia é sustentada por baterias que são usadas como dispositivos de armazenamento.
Com a instalação de um sistema on-grid, o usuário consegue ter até 95% de desconto nas contas de luz, ou seja, paga somente para a concessionária ou coopertiva de distribuição de energia. Já a categoria off-grid é menos eficiente e o custo do seu investimento mais alto do que a on-grid. Porém, o off-gris é independente das distribuidoras de energia, ou seja, não é preciso pagar mais conta de luz.
Para atingir áreas remotas, o sistema off-grid é o mais sugerido. , pois seu armazenamento é feito por baterias, sem precisar de rede de energia. Para imóveis, como residência, empresa ou indústria, a categoria on-grid é a mais recomendada pois seu custo é mais baixo e sua eficiência maior.
Diferença entre energia térmica e fotovoltaica
Mesmo que os dois modelos de geração usem placas solares, há muitas diferenças entre o aquecedor solar e sistema fotovoltaica. A primeira categoria só aquece água, já a outra transforma a energia solar em energia elétrica, assim essa geração pode ser usada em qualquer aparelho eletroeletrônico no seu imóvel.
No caso da energia térmica, é necessário fazer reformas no espaço para os canos onde água quente vai passar. Já no sistema fotovoltaico, que é ligado diretamente na rede de distribuição, não é preciso fazer reparo algum, assim, o investidor tem menos um gasto.
Como já foi dito anteriormente, o mercado de energia solar está em crescimento pelo mundo. No Brasil não é diferente, mesmo com a crise econômica, o mercado geração de energia solar está sendo cada vez mais explorado e em constante desenvolvimento. Emm 2014, segundo dados da Aneel, haviam apenas 396 sistemas fotovoltaicos homologados. No ano passado, o Brasil ultrapassou a marca de dez mil unidades de microgeração.
De acordo com o levantamento feito pela International Renewable Energy Agency (IRENA), a expectativa par ao ano de 2018, é de que o Brasil consiga se classificar entre as 20 maiores potências mundiais em geração de energia solar. Para que o país alcance essa marca é necessário que exista políticas de incentivo e profissionais capacitados.
Agora que você aprendeu sobre sistemas de geração de energia solar e sabe como este mercado está em crescimento. Veja 2 vantagens de investir em energia solar fotovoltaica na empresa?
Imagem positiva
Ao escolher produzir sua própria energia por meio de uma fonte limpa e renovável, isso estará atrelando sua marca a imagem de empresa responsável e preocupada com os impactos do meio ambiente. Pensando no marketing, o seu público fica satisfeito por estar consumindo seu produto sustentável.
Economia
Muitos empresários nem cogitam a ideia de instalar placas solares fotovoltiacas por pensarem que é um investimento alto. Porém, o que eles não sabem é que estão deixando de economizar dinheiro. Ao instalar um sistema fotovoltaico, é possível ter um desconto de até 95% na conta de luz. Em média de 5 a 7 anos o investidor recupera seu dinheiro e ainda tem mais de 20 anos para economizar.