Na era digital é comum que muitas pessoas acreditem que os documentos das empresas são armazenados somente online. Entretanto, apesar de facilitar o acesso rápido e prevenir a deterioração, diversas vezes é necessário ter o documento físico, tanto para fins legais quanto para consultá-los caso haja algum imprevisto, como queda da conexão da rede.
Pensando nisso, cada vez mais arquivos deslizantes para empresas se tornam uma ótima opção. Arquivos deslizantes são uma forma segura, prática e que economiza espaço quando o assunto é guardar documentos. Oferecido em modelos e tamanhos variados, ele deixou de ser utilizado apenas por grandes indústrias, bibliotecas e museus e se tornou uma solução de armazenamento também para as pequenas empresas.
Além disso, os arquivos deslizantes não servem somente para guardar documentos, eles também podem ser utilizados para otimizar o espaço do almoxarifado, por exemplo. Em hospitais e laboratórios, eles são usados para guardar remédios, materiais para análise, entre outros.
Com diversas opções de personalização, é possível criar um móvel que se adeque especificamente as necessidades da sua empresa, inclusive com um design que combine com a decoração da mesma. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira as dicas que separamos sobre como escolher os arquivos deslizantes que melhor atenderão às suas demandas.
Analise o espaço onde o arquivo deslizante será colocado
Antes de decidir qual será o tamanho dos arquivos deslizantes é fundamental analisar o espaço em que ele será colocado. O que inclui, obviamente, tirar todas as medidas do local, mas também fazer uma análise do layout e estruturação da sala. Isso auxiliará a definir o número de compartimentos que irão compor os arquivos deslizantes e suas dimensões, de maneira que ele encaixe perfeitamente no espaço em que será inserido.
Caso os arquivos deslizantes sejam colocados dentro do escritório, também é interessante pensar em como personaliza-lo para que eles façam parte da identidade visual do ambiente. Já foi se o tempo em que os arquivos deslizantes eram apenas uma estrutura pesada de metal, colocados em um local escondido porque destoavam da decoração. Hoje em dia é possível personalizar as cores e os materiais de revestimento das laterais, o modelo do volante ergonômico e o acabamento.
Por isso, na hora de escolher qual o melhor modelo dos arquivos deslizantes, leve também o design em consideração. Assim, é possível solucionar o problema de armazenamento e manter a decoração do escritório harmônica e de bom gosto.
Faça um levantamento do que precisa ser armazenado
Além da análise do tamanho da sala onde os arquivos deslizantes serão colocados, também é interessante fazer um levantamento de todos os itens que serão armazenados neles. Assim, fica mais fácil determinar o tamanho dos arquivos deslizantes, para atender às suas necessidades.
O tamanho da área que os objetos e documentos ocupam em uma sala, quando armazenados em estantes ou armários, é muito maior do que ao serem colocados nos arquivos deslizantes, estes podem otimizar até 70% do espaço. Com isso, tem-se a impressão de que um número grande de compartimentos são necessários para armazenar tudo, mas, normalmente esse número é menor do que se imagina.
Determine o número de prateleiras e gavetas nos arquivos deslizantes
Depois de ter elencado quais serão os itens a serem armazenados nos arquivos deslizantes, uma dica é pensar em como eles serão organizados dentro do móvel. A partir disso, será possível escolher o número de prateleiras e gavetas que serão instaladas.
Os arquivos deslizantes também oferecem a possibilidade da instalação de portas dentro deles, para guardar objetos e documentos de acesso restrito, que devem ser mantido em segurança. Ao fazer o levantamento do que será guardado é interessante já separar esses itens, para incluir a inserção de portas e outras travas no projeto do móvel.
Ficou interessado em conhecer os diferentes tipos de arquivos deslizantes? Acesse o nosso site e descubra mais sobre o assunto.