Os arquivos deslizantes apresentam diversas vantagens quando o assunto é organização e otimização de espaço para armazenamento de diversos itens. Na área hospitalar não é diferente, eles são uma excelente solução de armazenagem para clínicas, laboratórios e hospitais.
Diferente do que muitas pessoas pensam, as estantes deslizantes não servem somente para guardar documentos e livros, elas também podem ser utilizadas para armazenar, nas condições apropriadas, itens de almoxarifado, medicamentos, utensílios de laboratório, materiais para análise, entre outros. Conheça suas vantagens para a área de saúde.
Armazenamento de fichas de pacientes
As fichas de pacientes, prontuário médicos, são documentos muito importantes no dia a dia de um hospital, clínica ou laboratório. Eles precisam ser armazenados com segurança e através de um sistema de disposição eficiente, de forma com que os funcionários possam acessá-los facilmente e com rapidez. A organização e armazenamento apropriado dos prontuários viabiliza o funcionamento das atividades diárias das instituições médicas, daí a importância dos arquivos deslizantes para este setor.
O prontuário médico contém todo o histórico de cuidados prestados ao paciente no centro de saúde, por isso são tão essenciais. Dentro dos hospitais, o setor responsável por eles é o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME). Onde, comumente, os arquivos deslizantes são instalados. Ao se depararem com o desafio de preservar um volume alto de prontuários, tanto hospitais como clínicas viram que as estantes deslizantes são a melhor solução.
Os arquivos deslizantes auxiliam a aumentar a eficiência e eficácia na gestão de documentos e no atendimento. Além disso, eles podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada instituição, com o tamanho, divisórias e compartimentos que atendam as demandas específicas do local. Por exemplo, é possível escolher o número de estantes, de prateleiras, utilizar cores, etiquetas e divisões que ajudarão na hora de encontrar as informações dos pacientes.
Armazenamento de materiais de laboratório e medicamentos em arquivos deslizantes
Outra função dos arquivos deslizantes dentro dos hospitais e clínicas é que eles também podem ser utilizados para armazenar remédios, itens para uso de laboratório e outros procedimentos, como tubos, seringas, agulhas descartáveis e luvas. As estantes deslizantes funcionam como um armário, mas com uma grande vantagem, que é conseguir armazenar até três vezes o volume do que você guardaria em uma estante comum que ocuparia o mesmo espaço.
A economia de espaço pode chegar até 70%, o que, certamente, auxilia bastante na hora de guardar esses itens, seja em grandes hospitais, em clínicas de médio e pequeno porte ou em consultórios. Por exemplo, no caso de clínicas de estética e odontológicas.
Os compartimentos são instalados em um sistema de trilhos, que permitem com que as estantes deslizem, sendo abertas por meio de um volante ergonômico. O sistema mecânico dos arquivos deslizantes funcionam de maneira com que não seja preciso fazer um grande esforço físico para abri-los. Os funcionários terão fácil acesso aos materiais, que estarão protegidos contra a poeira e outros fatores ambientais.
Quando o assunto é área hospitalar, armazenar os itens em um ambiente esterilizado, bem higienizado e protegido da umidade e calor, torna-se uma preocupação redobrada. Os arquivos deslizantes impedem a ação destes fatores, diferente de prateleiras, estantes e armários usuais, que ficam expostos aos elementos que citamos.
Armazenamento de rouparia hospitalar
Roupas de cama, banho e cirúrgicas fazem parte do dia a dia de um hospital e precisam ser armazenadas apropriadamente. Uma forma inovadora e inteligente de guardar a rouparia hospitalar é usando as estantes deslizantes. Como já mencionamos, os arquivos deslizantes auxiliam a manter a limpeza e higiene de maneira muito mais eficaz do que em outras formas de armazenamento.
Esses itens são trocados diariamente e precisam estar bem organizados, com as estantes deslizantes é possível criar divisórias pensadas, exclusivamente, para armazenar essas roupas. Por exemplo, um compartimento onde elas possam ser penduradas, prateleiras para guardar os lençóis, fronhas e cobertores, dobrados separadamente.
Além disso, a praticidade de poder deslizar os compartimentos facilita com que os funcionários tenham uma visualização melhor de onde cada item está guardado. Isso agilizará o processo de localizá-los e depois de colocá-los de volta, no arquivo deslizante. Essa é uma alternativa interessante para grandes hospitais, onde a quantidade de roupas usada diariamente é muito alta, por exemplo.
Segurança do armazenamento em arquivos deslizantes
Dentro de todas as possibilidades que citamos, sobre como os arquivos deslizantes podem ser utilizados em ambientes hospitalares, clínicas e laboratórios, é muito importante destacar um aspecto: a segurança que o sistema de armazenamento dos arquivos deslizantes possui.
Nós sabemos como a segurança é um fator primordial quando se trata da área da saúde. São várias questões que precisam ser consideradas ao pensar em soluções de armazenamento para esse setor, tais como a confidencialidade, preservação dos prontuários e assegurar que os itens sejam guardados em ambientes higienizados de acordo com as normas exigidas.
Os arquivos deslizantes possuem travas de segurança, garras anti-arrombamento, tranca geral com fechadura tetra e ainda permitem a instalação de compartimentos com chave ou porta em qualquer parte do arquivo. Assim, somente os funcionários autorizados terão acesso aos documentos e materiais. Quanto a esterilização do ambiente, o fato dos arquivos deslizantes serem completamente vedados faz com que os itens sejam mantidos em um espaço protegido de fatores ambientais, facilitando na higienização e manutenção da limpeza.