Além de deliciosos produtos, uma boa padaria deve seguir algumas regras que só irão trazer benefícios para o comércio. A identidade da marca e a arquitetura comercial são ingredientes indispensáveis da receita do negócio, o conforto e a experiência do cliente também devem ser valorizados ao máximo.
Confira algumas dicas que devem ser levadas em consideração para um bom funcionamento da padaria e consequentemente, lucros, que é o que todo mundo quer!
Pisos
Os pisos devem seguir estética, funcionalidade, segurança e limpeza. No nosso caso, que são as padarias, elas recebem alto fluxo de pessoas ao longo do dia, então, precisam contar com soluções resistentes e que, ao mesmo tempo, sejam agradáveis e práticas.
Cores: Deve-se evitar pisos claros, ou ter a consciência, que ao escolher esse piso, a limpeza deve ser constante, até mesmo por ser um lugar de alimentação, correto? Por isso, se o piso for branco e não for limpo constantemente, seja por falta de tempo dos funcionários ou até mesmo falta de mão de obra, haverá problemas na padaria.
Praticidade: Ainda falando em limpeza de pisos, ele deve ser fácil e rápido de limpar, sem contar que em padarias acontece muito o derramamento de líquidos e migalhas. Por isso, opções como os vinílicos podem cair como uma luva, devido à prática manutenção que oferecem.
Economia: Em estabelecimentos comerciais a economia é um dos fatores mais importantes. Dessa forma, cuidado para não escolher pisos que demandam consertos e manutenções excessivas. A dica é economizar!
Segurança: Um piso muito bonito pode causar boa impressão à primeira vista. Já uma superfície lisa tem a capacidade de descomplicar o processo de limpeza. Contudo, sempre analise se o item desejado irá garantir ou não a segurança dos ocupantes. De nada adianta um cliente entrar em seu estabelecimento e sofrer uma queda, por exemplo.
Aconchego:Padarias são ambientes que devem oferecer um momento de tranquilidade na rotina das pessoas. Ali, elas devem ficar relaxadas e abertas a saborear os novos produtos. Essa sensação de aconchego deve começar pelo piso. A madeira, por exemplo, é uma ótima pedida.
Identidade:Para que sua padaria seja reconhecida no mercado, é essencial que ela possua uma identidade clara. Nesse sentido, todos os elementos da arquitetura devem dialogar, e claro, que nesse diálogo, o piso é muito importante.
Produtos
Os produtos devem estar sempre à mostra, afinal, as pessoas também ?comem com os olhos?. Aquela velha história que a propaganda é a alma do negócio, pois então, nada adianta os produtos que claro, estão ali para serem vendidos, ficarem escondidos.
Mobiliário
Nem todas as padarias apresentam o tamanho que elas merecem, não é? Por isso, é necessário usar o bom senso e não encher o local de móveis. Se isso acontecer, o resultado será desagradável, bem apertado e desconfortável. Assim, antes de escolher qualquer móvel, é imprescindível ter clara noção das reais dimensões das peças desejadas e o tamanho da loja.
Iluminação
A iluminação tem o poder de transformar os ambientes, mas muitas padarias se esquecem disso. É possível articular diferentes ambientações somente pela maneira como a luz é dirigida. Isso tem de ser aproveitado para valorizar os produtos e criar uma ambiente que instigue o cliente a tomar um café ou comer. Por isso, o ambiente precisa ser convidativo em todos os sentidos, tanto para aqueles que só estão de passagem, quanto para as pessoas com tempo para se acomodar.
Embora não pareça, a iluminação é responsável também, pela qualidade dos alimentos. Não se trata de uma simples questão estética. A iluminação influencia também no conforto térmico e na conservação dos itens preparados.
Lâmpadas e luminárias de LED são ideais para negócios como as padarias, seja pela redução de gastos gerada ou pelo bom desempenho. Tais características fazem toda diferença principalmente em lojas que precisam de iluminação 24 horas por dia.