MUITA GENTE AINDA NÃO CONSIDERA ESSE FATO, MAS AS PORTAS TAMBÉM PRECISAM DE UM BOM PLANEJAMENTO PARA QUE ORNEM COM A ARQUITETURA DE UM AMBIENTE E O DEIXEM MAIS BONITO E MODERNO. PARA ISSO, É IMPORTANTE NÃO APENAS ANALISAR O MATERIAL, MAS TAMBÉM A COR, O TIPO DE ABERTURA E COMO ELA PODE DIALOGAR COM O ESPAÇO DO LOCAL.
Já falamos, em nosso blog, sobre como escolher a janela perfeita para um projeto de arquitetura. Agora, você vai descobrir quais as características mais importantes para serem levadas em conta na hora de comprar a porta ideal para um cômodo, seja em casa, no escritório ou em qualquer outro tipo de construção.
PRIMEIROS PASSOS: ANÁLISE DO AMBIENTE E DO ORÇAMENTO
Antes de planejar qualquer projeto de arquitetura, seja dos mais complexos até os mais simples, dependem de análise do ambiente e do bolso de quem vai pagar. Por isso, antes de pesquisar os modelos de porta, faça as medidas do ambiente e faça o planejamento do quanto pode gastar nessa compra.
Além disso, faça vários orçamentos com lojas, peça recomendações a vizinhos e amigos e veja indicações on-line. Pesquisar adequadamente nunca é demais nesses casos, ok?
QUAL TIPO DE PORTA ESCOLHER?
Também existem muitos tipos de portas e uma delas com certeza será ideal para o seu projeto de arquitetura! Veja:
Porta balcão: modelo que abre apenas por um dos lados. Utilizada principalmente em sacadas, varandas e terraços.
Porta basculante: tipo de porta em que a dobradiça fica na horizontal, de forma que ela abra para cima. Muito utilizada em portões.
Porta de abrir: a mais comum de todas. Possui dobradiça vertical no canto direito. Precisa de espaço livre para ser aberta.
Porta de correr: tipo de porta que corre pela lateral. Não precisa de espaço livre, mas sim de parede livre para que ela possa correr. Precisa de manutenção nas rodas para que não travem.
Porta pivotante: o modelo pivotante é aquela em que o eixo de abertura fica quase no meio da porta. É bastante elegante e comumente utilizado em portas de entrada.
Porta sanfonada: muito utilizada em provadores e banheiros, é aquele modelo que fecha formando uma sanfona. Sua qualidade não é muito boa e, por isso, também precisa de constante manutenção.
Porta camarão: modelo parecido com a sanfonada, mas que dobra em apenas duas ou três partes. Possuem qualidade maior do que a semelhante.
QUAL MATERIAL ESCOLHER?
Basicamente, existem três materiais que são utilizados na maioria das portas. São eles:
Portas de alumínio: as portas de alumínio são bastante utilizadas em áreas externas e m ambientes mais frescos, como cozinha e área de tanque, por terem uma umidade maior. O alumínio é muito mais resistente à água e ao clima do que a madeira e o ferro, além de ser um material mais barato que os outros (ótimo para o planejamento da arquitetura de ambientes mais econômicos).
Portas de ferro: as portas de ferro são mais pesadas e mais elegantes que as de alumínio, sendo muito usadas na entrada e em ambientes fechados. Sua desvantagem é a capacidade de enferrujar facilmente, por isso depende de grande manutenção e cuidado. Também possui modelos baratos e diferenciados.
Portas de madeira: as portas de madeira são as mais utilizadas, justamente por serem resistentes e por terem vários tipos de cores naturais. São muito usados em ambientes internos, como quartos e salas, pois não são resistentes à água. Geralmente, requerem manutenção e uma camada de verniz para impermeabilização.
QUAL COR ESCOLHER?
Diferente do que muita gente pensa, as portas não precisam ter apenas a cor do material de que são feitos. Elas também podem ser pintadas para combinar e dialogar com a arquitetura do ambiente! Sendo assim, é claro que utilizar as cores que são usadas nos elementos que pertencem ao cômodo pode ser uma boa ideia, mas existem outras formas bem interessantes de colorir as portas.
Antes de qualquer coisa, é importante frisar que o uso de cores fortes e contrastantes só deve ser feito se o objetivo for destacar bastante as portas e se não houver nenhum elemento de contraste. Caso contrário, a arquitetura e a decoração podem ficar bastante poluídas, ok?
A primeira dica que damos é: use a mesma cor das paredes ou uma tonalidade parecida, caso seu objetivo seja deixá-la o mais discreta possível, sem muita informação. Para isso, utilize tinta esmalte, ok? Nada de usar tinta de parede, pois isso não dará certo!
Caso os outros elementos do ambiente sejam de madeira, é interessante que a porta siga o mesmo estilo. Madeiras escuras combinam com portas escuras, madeiras claras com portas claras, e por aí vai. Isso acaba por criar uma harmonia na decoração e na arquitetura do ambiente.
O importante é sempre analisar as cores que serão utilizadas em todo o ambiente e em como elas podem ser aplicadas na porta, de uma forma que não sobrecarregue e nem deixe o cômodo com muita informação, poluindo a decoração. Fique atento!
Por fim, para escolher a porta ideal para sua arquitetura, analise o ambiente, o seu bolso e as cores e materiais que são ideais para o cômodo. Para isso, recomendamos que você procure um arquiteto para verificar o seu ambiente como um todo e ver como pode lhe auxiliar não apenas na escolha das portas, mas no seu projeto completo! Caso queira mais dicas de arquitetura para o seu ambiente, acesse o nosso blog e entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender! Até a próxima!