ESCOLHER A MOBÍLIA IDEAL É TÃO IMPORTANTE QUANTO ESCOLHER O ESCRITÓRIO CERTO PARA SEU NEGÓCIO. EIS AQUI 6 QUESTÕES QUE VOCÊ DEVE CONSIDERAR ANTES DE PLANEJAR O MOBILIÁRIO CORPORATIVO.
Esgotado, com seu corpo exausto, cheio de olheiras por estar há dias sem dormir, depois de visitar inúmeros imóveis e navegar pela internet incessantemente em busca do escritório perfeito. E mais, que se adapte ao seu tipo de negócio e orçamento.
Quando você finalmente encontra um espaço adequado e está pronto para finalmente descansar, então percebe que ainda precisa planejar o mobiliário corporativo.
Escolher a mobília correta é tão importante quanto escolher o tipo certo de escritório, pois ela se enquadra na fase do planejamento de ambiente corporativo. Não só contribui para o bem-estar, mas também afeta a produtividade da empresa e atrai potenciais colaboradores.
Portanto, conheça 6 fatores que você deve considerar antes de contratar a primeira empresa de arquitetura para planejar seu mobiliário corporativo.
Custo
Não é fácil conseguir um financiamento para iniciar seu negócio e cada centavo gasto é um investimento. Por isso, precisa mostrar a seus investidores que está aplicando de forma sabia o dinheiro que lhe foi confiado.
Assim, antes de planejar o mobiliário corporativo, considere o custo.
Quanto dinheiro você terá para investir em mobília?
Quantas peças serão necessárias para o bom funcionamento de seu escritório?
Determine seu orçamento com antecedência, pois irá ajudá-lo a diminuir as opções sem comprometer a qualidade.
Necessidades
Os empregados irão trabalhar sentados na maior parte do dia, assim proporcionar-lhes cadeiras confortáveis e que atenda às normas da ABNT é uma obrigação.
Hoje em dia, mesas e cadeiras ergonômicas seguem tendências voltadas para a função de tornar o trabalho mais fácil. E isto é comprovado por estudos que envolvem ergonomia e saúde de trabalhadores.
Além de mesas e cadeiras, você também precisará de outros produtos de mobiliário corporativo que lhe atendam de acordo com o estilo do ambiente e seu tipo de negócio.
Sua empresa está mais voltada para uma atmosfera onde os funcionários possam se comunicar facilmente e colaborar uns com os outros? Então planeje uma enorme mesa com algumas cadeiras.
Ou você quer que seu escritório seja um ambiente mais formal, com espaços individuais para que todos possam se concentrar? Então invista no planejamento de mesas com biombos ou outro tipo de divisórias.
Quaisquer que sejam seus planos, tenha em mente que sua escolha deve fazer de seu escritório um ambiente que irá propiciar conforto e produtividade.
Flexibilidade e funcionalidade do mobiliário corporativo
O próximo item a considerar é a flexibilidade e funcionalidade do mobiliário corporativo.
Todas as mesas terão armazenamento para arquivos?
É possível esticar as pernas por debaixo delas?
Elas são confortáveis o suficiente para seus funcionários?
Os arquivos permitem um bom aproveitamento do espaço e garantem a segurança dos seus documentos?
Sua empresa possui um espaço adequado para reuniões?
Se suas respostas forem sim, então você investiu bem.
Tamanho
É senso comum planejar móveis proporcionais ao espaço de seu escritório. Mobiliário volumoso e desproporcional desperdiça o espaço, além de não permitir que todos se movimentem livremente pelas dependências da empresa.
Assim, o ideal é primeiro tomar ciência das dimensões de seu escritório e a partir daí planejar a melhor forma de como maximizá-lo.
A organização dos móveis, também pode ajudar a tornar sua empresa mais espaçosa.
A questão fundamental é equipar seu escritório com a mobília ideal. E lembre-se de deixar espaço suficiente para que sua equipe se sinta confortável, para assim produzir melhor.
Valor Estético e Identidade visual
Um bom planejamento da mobília corporativa pode contribuir para a estética de seu escritório. Um design arrojado ilumina o humor, alivia o stress e aumenta a produtividade. Para fazer isso, saber um pouco de psicologia das cores é uma vantagem.
Por exemplo: se você quiser que seu escritório tenha uma atmosfera criativa e energética, use cores quentes. Se preferir que emane sabedoria e tranquilidade, utilize tons azuis.
No entanto, esteja atento ao escolher cores muito variadas. Pois a mistura de muitas cores pode perturbar a identidade visual da empresa, ou causar dores de cabeça em seus colaboradores e outros espectadores.
Além disso, não escolha móveis apenas porque gostou da cor ou do design. Escolha o que terá a marca e a personalidade de seu escritório.
O mobiliário corporativo deve transcender o valor estético e conforto que ele proporciona. Ele também deve refletir a identidade e a cultura de sua empresa.
Limpeza
Após seguir todos os critérios anteriores e concluir a instalação do mobiliário de sua empresa, esse é o próximo passo. Sim, higienizá-los completamente, pois limpeza é algo que não deve ser ignorado.
A limpeza contribui para um ambiente mais saudável, o que leva a uma menor taxa de absenteísmo por motivo de doença.
O planejamento do mobiliário corporativo ideal pode não ser fácil. No entanto, é um esforço para o bem de sua empresa. É uma tarefa que pode levar incontáveis e desgastantes dias, porém, no final vai valer a pena.
Quando puder ver seu escritório concluído em todo o seu esplendor, com um ambiente propício ao trabalho produtivo, sentirá uma enorme paz interior e conseguirá finalmente dormir tranquilo.