Muito utilizados em museus e bibliotecas, os arquivos deslizantes são uma solução eficiente para guardar documentos, livros e objetos históricos. Eles permitem que os vastos acervos desses lugares, valiosos para a nossa história e para muitas pesquisas, sejam mantidos em segurança e armazenados em boas condições de conservação.
Quando falamos de itens históricos, muitas vezes estamos tratando de papéis e objetos frágeis, datados de séculos atrás, que demandam ser armazenados em um nível de temperatura e umidade específicos. O que é fundamental para que eles não se deteriorem. Preservá-los pode ser uma tarefa árdua e complexa, dependendo da natureza dos materiais que eles são constituídos e da idade dos mesmos, assim, o conhecimento de profissionais especializados na área e o uso de técnicas específicas são muito necessários, incluindo o uso de estantes deslizantes. .
Ficou curioso sobre o assunto? Confira o nosso post e aprenda mais sobre como os arquivos deslizantes ajudam na preservação da nossa história.
A importância de preservar documentos históricos
A preservação de itens históricos é algo que preocupa muitos historiadores, pesquisadores, coordenadores de acervos de grandes museus e bibliotecas, mas também é algo que concerne a todos nós. Manter livros, documentos e objetos, que fizeram parte da história, é uma forma de permitir o acesso à eles para as futuras gerações e de possibilitar que as pessoas ampliem o seu conhecimento. Isso ajudará com que os itens possam ser dispostos em exposições e consultados para pesquisas, por exemplo, principalmente no caso de acervos públicos. Os arquivos deslizantes são fundamentais para auxiliar nessa tarefa.
Mesmo na era digital, onde cada vez mais utilizamos apenas a internet como fonte de pesquisa, inclusive para acessar esses materiais, não quer dizer que o arquivo físico seja dispensável. Imagine uma pintura, não é possível visualizar todas as suas particularidades, como as técnicas utilizadas pelo pintor, somente com o arquivo digital.
As exposições oferecem a oportunidade de aprender mais sobre arte, mas quando a pintura não está exposta, ela precisa ser guardada de forma segura, aí entram os arquivos deslizantes. O desafio de armazenamento é ainda maior quando se trata de quadros, pois muitos foram pintados com tintas que tendem a descolorir ao longo do tempo.
Os arquivos deslizantes impedem o acesso de pessoas não autorizadas
Estes tipos de acervos possuem não só uma importância científica e histórica, mas também são peças de um valor muito alto. Por isso, a segurança é um fator fundamental quando pensamos em como armazená-los. É necessário protegê-los de forma a evitar invasões, mas não só isso, é preciso assegurar que pessoas que não são treinadas para manusear esses itens não tenham um acesso fácil à eles, por isso os arquivos deslizantes possuem vários dispositivos de segurança.
Por exemplo, em bibliotecas públicas existem edições de livros que só podem ser consultadas com uma solicitação prévia e com a supervisão de um funcionário. Imagine um livro de mais de cem anos, as suas folhas já estão fragilizadas, qualquer mal uso pode representar um grande dano. Mas, como os arquivos deslizantes auxiliam a prevenir esses problemas?
Os arquivos, armários e estantes tradicionais não oferecem praticamente nenhuma segurança contra o acesso de pessoas não autorizadas. Enquanto que, os arquivos deslizantes possuem um sistema eficiente de segurança, pois eles são equipados com um mecanismo de trava, garras anti- arrombamento e tranca geral com fechadura tetra. Compartimentos com chave ou porta também podem ser instalados em qualquer parte das estantes deslizantes..
Se uma pessoa tiver o acesso permitido a apenas uma parte do acervo dentro dos arquivos deslizantes, ela consegue abrir somente este compartimento. No caso dos arquivos deslizantes automatizados, eles são controlados por um software e acionados eletronicamente. O software gerencia a localização de cada item armazenado e também controla o acesso das pessoas à ele.
Os arquivos deslizantes protegem contra a ação dos agentes ambientais
Poeira, luz, temperatura e umidade podem ser elementos extremamente prejudiciais para a preservação de documentos e objetos históricos. Os arquivos deslizantes vedam completamente os itens armazenados, impedindo a ação desses agentes externos.
A poeira atua diretamente no processo de envelhecimento do papel, ela agiliza o desbotamento da tinta, diminuindo a vida útil dos documentos e livros. A incidência da luz também prejudica a conservação, pois ela deteriora a celulose, já a umidade é outro perigo por facilitar o surgimento do mofo. Outra questão são as temperaturas elevadas que podem acelerar reações química, levando a degradação dos objetos. Quando armazenados dentro das estantes deslizantes, os itens ficam a salvo destes riscos.
Os mecanismos de segurança dos arquivos deslizantes, além de prevenirem roubos e o acesso não autorizado, também impedem que os arquivos sejam abertos constantemente e, por consequência, expostos a estes agentes ambientais.
A forma como os itens históricos são guardados pode ser a chave para que eles se mantenham intactos por muitas décadas. Os arquivos deslizantes são um ótimo recurso para isso, assegurando com que esses documentos e objetos possam ser estudados e apreciados por várias gerações.
O que você achou do nosso post? Acesse o nosso site e conheça os diferentes tipos de arquivos deslizantes e como eles podem oferecer uma solução prática e eficiente para o armazenamento da sua empresa.