A recepção é a porta de entrada em qualquer empresa, escritório ou consultório, assim, sendo uma das áreas que mais precisa de atenção na hora de mobiliar e decorar.
O impacto causado pela primeira impressão que alguém tem de sua empresa é de suma importância na hora de fechar um negócio ou parceria. Portanto, não podemos cometer erros ao montar a recepção de uma companhia.
A recepção deve estar de acordo com o ramo de sua empresa, seja um consultório médico, escritório de advocacia, uma empresa de tecnologia ou a entrada de uma indústria, é nesse local que se deve transmitir toda a essência da empresa.
Mobília para a recepção
É o mais importante, pois o recepcionista necessita de boas condições de trabalho, praticidade e conforto para exercer com excelência seu cargo. Para isso, os móveis precisam ser de qualidade e práticos.
As mesas proporcionam um visual mais sofisticado, moderno e elegante, proporcionando uma sensação de bem-estar aos visitantes. Excelentes para escritórios e consultórios.
Já os balcões oferecem mais segurança e privacidade, mas sem perder a sofisticação e elegância. Ideais para lojas e recepções que lidam com dinheiro e documentação importante.
As cadeiras para os recepcionistas devem ser ergonômicas e confortáveis, capazes de se ajustar a qualquer biotipo físico.
Armários baixos, gaveteiros e gabinetes são ideias para atender as necessidades das tarefas do recepcionista sem poluir o ambiente.
Mobília de espera para os visitantes
Conforto é o principal nesse momento, por isso, a exigência é possuir assentos confortáveis e ergonômicos. Recepção com grande fluxo de pessoas, o ideal são as longarinas, que são utilizadas em consultórios, agências bancárias, etc.
Ambientes com menor fluxo de cliente podem utilizar poltronas ou sofás, que deixam o ar mais sofisticado e charmoso. São extremamente confortáveis.
Mesas de canto ou de centro são ótimos para colocar revistas ou livros para que os visitantes se distraiam enquanto esperam sua vez. Armários e prateleiras para livros e revisteiros podem complementar a decoração. Disponibilizar tomada para carregar o celular cria maior satisfação entre o visitante e a empresa.
Decoração
As cores devem estar de acordo com a identidade visual da empresa, porém, devem ser agradáveis aos olhos e possuir tons mais neutros. As cores devem estar em harmonia com o ramo da empresa e devem oferecer calma e serenidade aos visitantes.
Quadros, objetos decorativos e até mesmo os móveis devem estar em harmonia com a identidade visual da empresa. Não exagere na quantidade de objetos decorativos para não poluir o ambiente. A recepção deve ter um visual limpo e agradável.
O ambiente deve ser bem iluminado, mas sem exagero, deve estar na medida certa para deixar o ambiente claro, mas sem ofuscar a visão.