Ao montar um escritório você deve levar em consideração vários fatores como: a dinâmica do trabalho, o número de colaboradores, a cultura corporativa, entre vários outros aspectos. Há inclusive, diversos modelos de layouts de escritórios que atendem os diferentes segmentos das empresas
Startups e negócios com um perfil jovem, por exemplo, tendem a preferir um espaço mais aberto, sem muitas divisões entre o pessoal. Já as organizações tradicionais costumam optar por configurações com limites bem definidos.
Não existe um layout melhor do que o outro, ou um certo e outro errado. Tem o layout para cada tipo de negócio, suas necessidades e objetivos. No processo de desenvolvimento do projeto de Arquitetura Corporativa, os fatores devem ser levados em conta a fim de que o resultado final contemple as soluções mais adequadas.
Destacamos três sugestões de layouts para escritórios. Mas antes de escolher, fique atento às particularidades da empresa, combinado?
Celular
Este modelo é composto por ?células? fechadas, que podem ser salas individuais ou departamentos bem definidos com aspecto privativo. Para empresas que necessitam de maiores níveis de privacidade, o layout Celular é um dos mais indicados para a Arquitetura Corporativa. Isso porque, o modelo se caracteriza por espaços individualizados e especializados em determinadas tarefas, sendo assim, as áreas não se misturam, cada uma tem o seu próprio espaço.
Esse tipo de layout mostra um tratamento hierárquico, que é comum entre negócios mais tradicionais do mercado. Porém, o lugar onde mais se tem usado esse tipo de layout são em ambientes jovens, por incrível que pareça.
Vantagens do layout celular:
- Alto nível de privacidade
- Concentração e trabalho intelectual
- Segmentação organizada de atividades
- Personalização dos setores
- Gestão departamentalizada
Panorâmico
O Layout Panorâmico traz para dentro do escritório uma estrutura menos rígida do que a do Layout Celular, sendo assim, é mais aberto, há uma valorização maior do trabalho em grupo, porém, sem abrir mão de um certo nível de privacidade e divisão hierárquica.
No modelo panorâmico, o ambiente apresenta pequenas delimitações que podem ser exercidas por elementos como, por exemplo: mesas de diferentes padrões, cores setorizadas, biombos e divisórias parciais. Desse modo, a equipe consegue manter contato visual durante a maior parte do tempo e a diretoria consegue supervisionar as atividades facilmente.
Essa técnica de Arquitetura Corporativa é indicada para empresas que buscam por flexibilidade na rotina, contudo desde que isso não comprometa a estrutura organizacional básica.
Vantagens:
- Nível de privacidade flexível
- Facilidade de comunicação
- Colaboração entre a equipe
- Vasta possibilidade de ambientação
- Versatilidade para mudanças;
- Baixo consumo do espaço disponível.
Open Space
No Open Space, estão os ambientes totalmente abertos, muito valorizados hoje em dia nos segmentos mais dinâmicos do mercado. Startups e empresas jovens, por exemplo, usam e abusam desse layout em suas arquiteturas corporativas. Já que eles buscam por uma dinâmica de trabalho mais integrada, dinâmica e econômica.
Isso porque ele é representado por ambientes sem divisões (tradicionais) que facilitam a troca de ideias e permitem o racionamento de recursos, seja na construção ou na manutenção do imóvel.
Apesar de seu sucesso entre grandes companhias fora do país, o modelo também traz vantagens a negócios menores, graças à simplificação da estrutura e à otimização do espaço.
O ritmo de produção acelerado e a liberdade que oferece à equipe fazem do Open Space uma proposta que precisa ser cuidadosamente planejada dentro da organização. Assim, a cultura corporativa tem de ser preparada ou adaptada para recebê-lo.
- Facilidade de comunicação
- Praticidade de supervisão
- Manutenção descomplicada
- Estímulo à criatividade
- Agilidade na tomada de decisões
- Flexibilidade para mudanças
- Otimização do espaço
- Economia de recursos