O uso da iluminação natural no meio corporativo vai além de efeito estético, embora valorize bastante o espaço, a iluminação apresenta ainda muitas outras vantagens, como:
- Redução de gastos: Com o escritório iluminado naturalmente, não é necessário usar o sistema elétrico por uma boa parte do tempo. Outro gasto também evitado, é o tratamento de funcionários prejudicados por iluminação.
- Ambiente mais saudável: A luz do sol exerce grande influência sobre a saúde e qualidade das atividades humanas, pois, ela estimula uma região do cérebro responsável por ?avisar? que é o momento de acelerar atividades vitais. O sono e o apetite também são regulados, além de estimular a produção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio e fortalece os ossos.
- Conforto visual: Trabalhar por muito em frente o computador pode gerar um grande desgaste visual. O uso da luz natural evita ou minimiza esse problema, já que ela garante uma fidelidade maior de cores e não é necessário forçar a vista.
- Estética: Com a iluminação natural, os espaços são realçados e há maior sensação de conforto.
Através de ações simples, é possível sim, utilizar esse recurso natural em seu ambiente de trabalho.
Confira!
- Janelas e portas de vidro permitem a incidência solar, de acordo com as necessidades e os tamanhos. É um recurso variável, pois, a utilização de recursos como cortinas, persianas e painéis permitem controlar os níveis de claridade e calor.
- Áreas abertas integradas com espaços internos fazem com que a equipe possa desfrutar de momentos de relaxamento e contato com a natureza, incluindo a luz do sol. Consequentemente, isso influencia no bem-estar do funcionário e claro, sua produtividade aumenta.
- Jardim de inverno também pode ser explorado em prédios corporativos. Isso porque há aproximação com elementos naturais, abertura à iluminação natural e claro, a estética oferecida.
- A iluminação zenital se dá através de pequenas ou grandes aberturas criadas na cobertura de uma edificação. Essa claridade que vem do alto pode ser uma ótima pedida para prédios deficientes de iluminação lateral, como por exemplo, os shoppings. É recomendado em ambientes profundos e espaçosos, através de diferentes modelos de painéis envidraçados como átrio, cúpula, claraboia e os sheds.
- As Bay Windows são aquelas janelas projetadas ?para fora? da fachada, são uma ótima pedida principalmente para pequenos escritórios. Elas concedem um maior iluminação e propiciam a ilusão de amplitude do espaço.
- Parece óbvio mas muita gente esquece que a aplicação de cores claras nas paredes ou no imobiliário contribuem e muito na claridade dos espaços. As tonalidades claras refletem com maior intensidade a luz que entra pelas janelas e portas.
Ainda falando sobre cores, é imprescindível preocupar com as existentes ao usar a nova iluminação. Uma vez que o efeito não fique legal, ele influenciará negativamente na visão dos funcionários e até os sentimentos e sensações em relação ao local do trabalho, já que as cores têm o poder de influenciar emocionalmente.
Mas cuidado, a iluminação não deve ser excessiva. Muita luz pode atrapalhar e gerar um sensação de desconforto, então o projeto deve ser analisado e estudado para tornar-se uma solução e não um problema.
Outro fato que é necessário analisar são as condições do local onde é o escritório, como clima, incidência dos raios de sol, orientação solar em relação ao local, o tempo de horas de luz por dia, o uso de cortinas e o ofuscamento do computador.
Para planejar e executar uma iluminação natural adequada, recomendamos que você procure um arquiteto para lhe auxiliar da melhor maneira possível. Para ficar por dentro de outras dicas de arquitetura, acesse nosso blog e entre em contato conosco.
Estamos a disposição! Até a próxima!