Uma coisa é certa: Um ambiente aconchegante e bem planejado aumenta a produtividade. Pode não parecer, mas mobiliar seu escritório da forma correta é fundamental para o sucesso e lucratividade de sua empresa.
Planejamento é essencial para um escritório bem estruturado, bem equipado, com os espaçamentos corretos, eficiência, conforto, entre outras coisas que mantém um local de trabalho equilibrado e mantendo sempre a produtividade em alta.
Confira abaixo alguns erros que não deve ser cometidos ao mobiliar seu escritório:
Falta de Planejamento
Como dissemos acima, o planejamento é muito importante. Tudo deve ser analisado: Espaço do escritório, quantidade de funcionários, luminosidade, métodos de trabalho e ambientes. Assim é possível definir a quantidade de móveis, qualidade, integração viável dos ambientes, funcionalidade, luminosidade, conforto e ergonomia.
O erro neste item ou sua ausência poderá resultar em um ambiente ruim para o trabalho, consequentemente diminuindo a produtividade dos funcionários.
Equipamentos
Escolha de mobiliários sem se preocupar em fazer um levantamento dos equipamentos pode ser um erro que custe muito caro.
Neste item nos referimos as impressoras, computadores, etc. Itens que devem ser levados em consideração por conta de espaço, funcionalidade e utilização coletiva.
O mal posicionamento pode travar a circulação do ambiente e tirar a eficiência/agilidade do trabalho.
Ambiente Sombrio e Harmonia
Um ambiente pouco iluminado e com mobiliários sóbrios, torna o local monótono, gerando a sensação de cansaço nas pessoas. Portanto um local com luminosidade adequada e com cores mais vivas é importante, mas evite o excesso para não descaracterizar o ramo de atuação de sua empresa.
O mobiliário do escritório precisa ser harmonioso em suas cores e formatos, trazendo elegância e conforto visual. A escolha de móveis com um belo design e cores coerentes contribui para a identidade visual e perfil de sua empresa.
Conforto
O ambiente de trabalho deve trazer conforto aos colaboradores e aos clientes, sendo aconchegante, confortável e agradável, pois proporciona uma grande satisfação aos funcionários e consequentemente aumenta a produtividade de toda a equipe.
Ergonomia
A saúde postural dos funcionários é fundamental para o bom andamento dos trabalhos. Um erro grave é escolher a mobília do escritório apenas pelas cores, aparências e preços mais em conta.
É essencial que a escolha dos móveis preze a postura correta e o conforto do colaborador afim de evitar dificuldades para trabalhar e lesões a longo prazo que podem levar ao afastamento, desfalcando e prejudicando a produtividade da equipe como um todo.
É importante que as mobílias, como cadeiras e mesas, tenham sido testadas e aprovadas por especialistas na área de ergonomia.
Um aspecto importante também, é que os mobiliários estejam de acordo com as normas ABNT e tenham laudo de conformidade ergonômica.
Erros na Divisão de Ambientes
Ao planejar a escolha da mobília da empresa é muito importante ter atenção na escolha das divisórias, elas podem ser necessárias para maior concentração e desempenho do serviço. Ambientes muito barulhentos podem prejudicar a concentração e o foco no trabalho.
Portanto, escolha bem as divisórias e quais ambientes devem ficar isolados dos demais.
Erros no Aproveitamento do Espaço
A falta de planejamento pode comprometer a funcionalidade do espaço da empresa. O mobiliário corporativo se adéqua de forma inteligente e funcional às necessidades de um escritório. Escolha os móveis adequados para as necessidades de sua empresa de forma que facilite a circulação, mantenha um ambiente organizado e harmonioso, que consequentemente aumentará a agilidade e produtividade do trabalho, sem travamentos.
Excesso de móveis
Muitos erros são cometidos ao escolher tipos de móveis sem muita funcionalidade, gerando assim, um acúmulo excessivo de mobiliário dificultando a circulação e produtividade. Dê preferência aos móveis realmente funcionais que atenderá as necessidades de seu escritório.
Planejar e escolher bem o mobiliário corporativo é fundamental para melhorar a credibilidade de sua empresa. Ambientes mal organizados, mal iluminados, que não possuem harmonia em sua mobília pode criar a má impressão que o cliente terá ao visitar sua empresa.
Ao ser recebido em um ambiente bem projetado e agradável, o cliente terá confiança e credibilidade em sua marca, ficando mais perto de investir em seus produtos e serviços.
Deseja desenvolver um projeto completo com empresa especializada? Entre em contato com a Led Móveis!