No momento de elaborar a identidade visual da empresa, muitos fatores são levados em conta, tais como as cores e os ideais da marca. Assim, são desenvolvidas peças publicitárias e estratégias de marketing para divulgar e reforçar os negócios no mercado. Porém, muitas vezes o edifício da empresa é esquecido, quando deveria ser considerado uma peça chave nesse processo.
O ambiente de trabalho precisa ser projetado para atender às necessidades dos funcionários, colaboradores, empresários e clientes, levando maior funcionalidade, conforto, proporcionando bem-estar e aumentando a produtividade das equipes. Mas, mais do que isso, o escritório e o mobiliário corporativo precisam transmitir a mensagem da marca, reforçando a identidade da mesma.
O mobiliário corporativo cada vez mais é adaptado para se adequar às novas necessidades das empresas, além de estabelecerem uma relação visual a fim de agregar uma boa imagem à marca. Profissionais do ramo cada vez mais trabalham para estabelecer uma linguagem visual corporativa para seus clientes que seja coerente com seus valores.
O QUE É NECESSÁRIO PARA ESTABELECER A IDENTIDADE VISUAL NO MOBILIÁRIO CORPORATIVO?
Para conseguir estabelecer essa ponte entre mobiliário corporativo e identidade visual, é preciso que haja um envolvimento entre o arquiteto e o departamento de marketing. Apenas com uma comunicação clara entre esses profissionais será possível fornecer as diretrizes necessárias para o desenvolvimento do posicionamento adequado.
Cada elemento empregado possui uma linguagem, que precisa estar em conformidade com os demais componentes do ambiente, mas também com a cultura da empresa. Ou seja, o mobiliário corporativo deve atender às necessidades das pessoas que ali trabalham, divulgar uma mensagem, transmitir um ideal e ser composto e maneira harmônica.
A identidade visual e o mobiliário corporativo
A arquitetura enquadra-se formalmente no grupo das chamadas artes visuais e como qualquer outra arte tem o poder de despertar reações em seus espectadores. Sendo assim, o processo de divulgação da identidade visual está relacionado à estrutura física, levando em conta o mobiliário corporativo que compõe o ambiente.
Portanto, ao escolher os móveis e suas disposições nos escritórios, pense se essas escolhas agregam valor à empresa. Leve em conta fatores essenciais, questionando se o espaço físico pode ser aproveitado como estratégia de marketing e como interagir cores, ícones, elementos e símbolos.
Fatores para alinhar o mobiliário corporativo e a identidade visual da marca
Já falamos que o mobiliário corporativo precisa estar alinhado à identidade visual da marca, além de estabelecermos que é necessário interagir os fatores essenciais. As cores, formas, os materiais utilizados e até mesmo a qualidade desses materiais influenciam diretamente nesse processo. Confira aqui como conseguir fazer essa relação de forma profissional.
Cores: As cores estão sempre presentes na construção da identidade visual de uma marca. Portanto, com o mobiliário corporativo não deve ser diferente: a cartela de tonalidades deve estar presente nos móveis do escritório, reforçando a mensagem da empresa.
Saiba que muitas vezes as cores são usadas de modo pouco criativo ou muito óbvio nas organizações, quando as principais tonalidades da identidade visual podem ser aplicadas no mobiliário, sem banaliza-las.
Formas: As formas de uma marca transmitem a personalidade da empresa. Orgânicas ou tecnológicas, sutis ou bruscas, cíclicas ou interrompidas, …. sejam quais forem as escolhas, estas precisam reforçar a identidade visual. Ou seja, o mobiliário corporativo deve atender os movimentos das formas principais, com aplicações em lugares estratégicos do ambiente.
Materiais: O material utilizado no mobiliário corporativo pode transmitir certa mensagem da empresa, portanto, o conceito da imagem da marca deve combinar com os materiais utilizados nos móveis, a fim de evocar percepções e sensações que intensifiquem a experiência com a marca.
Qualidade: A credibilidade da empresa está diretamente ligada à imagem que esta companhia divulga e reforça no mercado. Portanto, o fator qualidade é primordial ao planejar a mensagem de determinada marca. No ambiente de trabalho, os elementos precisam reforçar tal seriedade, afirmando um posicionamento positivo.
Assim, a qualidade do mobiliário corporativo precisa ser levada em conta, ou seja, a procedência, fabricação, durabilidade, acabamento e estilo dos móveis devem ser os melhores.
Dicas extras
Pense que a sua marca pode fazer a diferença no mundo. Então, o mobiliário corporativo precisa reforçar essa intenção. Que tal apostar em uma identidade visual que agregue elementos sustentáveis? Aposte em móveis que reforcem a sustentabilidade.
Não esqueça de pedir auxílio de profissionais capacitados, que possam criar soluções inovadoras e que façam a ponte entre a identidade visual da empresa e o mobiliário corporativo.