VOCÊ CONCORDA QUE UM ESCRITÓRIO DESARRUMADO AFETA A QUALIDADE DA SUA VIDA PROFISSIONAL? E QUANTO À DISPOSIÇÃO PARA TRABALHAR, E A CAPACIDADE INVENTIVA? AÍ ENTRA A ARQUITETURA CORPORATIVA.
Pois saiba que a criatividade a organização estão diretamente ligadas e são cobradas cada vez mais pelos empregadores, destacando méritos dos funcionários que conseguem entregar concepções inovadoras e mais assertivas.
Mas como estimular a criatividade durante as muitas horas que passamos no escritório dividindo momentos com colegas e tentando entregar tarefas de qualidade?
Neste caso, a organização opera com autoridade no local de trabalho. E ela pode ser assegurada por meio da arquitetura corporativa.
Muitas vezes, os patrões tentam estimular seus colaboradores através de projetos de premiação ou até reuniões, mas que de tão longas acabam sendo desestimulantes. Mas se os funcionários levantam toda hora buscando atividades fora da sala, e a rotatividade de contratações é grande, acarretando um dispêndio financeiro, chegou o momento de avaliar novas estratégias para incitar a criatividade.
Se a engenhosidade anda escassa na atmosfera de trabalho, não é preciso necessariamente contratar novos colaboradores.
Descubra a seguir que um local bem planejado também pode dar conta de estimular esta virtude.
Além disso, entenda como pequenas adequações podem fazer toda a diferença em um projeto de arquitetura corporativa que demonstra que, além da vantagem criativa, o conforto visual vale mais que mil palavras em uma reunião entediante.
PEQUENAS ALTERAÇÕES DE GRANDE IMPORTÂNCIA
Investir em reformas ou numa arquitetura arrojada mesclando áreas de descanso com escritórios coloridos pode ser uma mudança radical, principalmente porque depende do estilo da empresa, do investimento proposto e do espaço físico disponível.
No entanto, pequenas mudanças podem garantir um espaço mais harmonioso e impactar no rendimento dos empregados. Optar por um projeto funcional que tenha o cuidado de priorizar o aconchego dos que frequentam o local cotidianamente, colorir as paredes ou mudar a disposição do mobiliário são pequenas atitudes que certamente farão uma enorme diferença.
Um projeto de arquitetura corporativa sob medida para o seu escritório é aquele que além de caber no seu bolso, integra elementos que estimulam a convivência da equipe e são sinônimos de sucesso do empreendimento. Continue lendo para entender como é possível praticar a intervenção da criatividade no ambiente de trabalho a partir de modificações simples.
MAIS COR, POR FAVOR!
O objetivo aqui é se sentir tão à vontade quanto em casa e as cores possuem um papel fundamental no acolhimento proporcionado pelo recinto. E também impactam diretamente na opinião dos clientes em relação à corporação.
A cor precisa representar a marca da empresa ou estar o mais próxima possível da idéia que ela pretende passar. Em hospitais e escritórios de advocacia a seriedade pode ser garantida por tons mais neutros e discretos, conferindo elegância.
Enquanto nas agências de publicidade ou escolas, a confiabilidade é ressaltada através de um espaço mais despojado, diretamente ligado, nesses casos, à indispensável criatividade atribuída por meio da arquitetura corporativa.
Nas empresas de tecnologia, como a Google, por exemplo, ou setores que exigem concentração redobrada, ou onde o estresse normalmente predomina, a ousadia nas cores também é válida pensando na credibilidade dos fregueses e principalmente no bem estar dos funcionários.
Diante da necessidade de relaxamento, é cada vez maior o número de organizações que recorrem à arquitetura corporativa para planejar um espaço reservado ao descanso com cores relaxantes onde o empregado possa descontrair e acalmar-se entre os picos intensos de atividades profissionais.
A POSTURA CORRETA
A ergonomia adequada aumenta a eficiência no local de trabalho. Por isso, os móveis devem compor enfaticamente este atributo. Mas não estamos falando da forma como cada um costuma se assentar na cadeira.
A distância do mouse ou a altura do computador de cada empregado costuma caracterizar uma preferência pessoal. Porém, mais que isso, a postura adotada deve ser uma preocupação de cada indivíduo que trabalha em escritórios e permanece muito tempo na mesma posição.
Mas ao invés de focar nisso, frisamos aqui oque a empresa pode oferecer para que estes elementos interfiram da melhor maneira possível. Não adianta falar em ergonomia sem citar a arquitetura corporativa.
E também não adianta pensar nos benefícios da mesma sem antes se preocupar com o mobiliário que está sendo utilizado: cadeiras com rodinhas e mesas de formato em ?L? facilitam a mobilidade da cadeira de um lado ao outro em setores mais apertados.
Bancadas com espaço livre para os objetos decorativos ou utensílios de escritório, armários e gavetas acessíveis para guardar arquivos podem ser facilmente projetados pela arquitetura corporativa. E também colaboram bastante para a otimização da organização e, consequentemente, para a criatividade no ambiente comercial.
ATENÇÃO À ILUMINAÇÃO!
Você já percebeu que as cores e a disposição dos móveis no escritório contribui para a criatividade de acordo com um bom projeto de arquitetura corporativa. Mas você sabia que a iluminação também estimula o indivíduo a organizar melhor as idéias ressaltando diretamente o desempenho da equipe?
Imagine um dia nublado. Você está dentro do shopping, prestes a se dirigir ao estacionamento e somente quando chega do lado externo, percebe uma chuva torrencial. Atualmente, alguns shoppings estão sendo projetados arquitetonicamente com amplos vidrais para garantir que os consumidores possam visualizar o tempo lá fora.
Da mesma forma acontece nos escritórios projetados pela arquitetura corporativa, pois quanto mais abertos, arejados e iluminados melhor. É óbvio que essa possibilidade depende da estrutura da sala ou do prédio onde está localizado. Mas se puder, deixe entrar um pouco de luz natural aliada a uma iluminação artificial mais amena.
Essa característica passa a impressão de liberdade e tranquilidade, contrárias à sensação de estar preso dentro de uma repartição onde não se pode enxergar o clima durante quase 10 horas por dia. Além de conferir mais economia ao financeiro da empresa, também amplia os benefícios da arquitetura corporativa.
Contudo, são atribuições imperativas desta arquitetura viabilizar que as cores se adequem ao estilo da empresa, que os móveis corporativos facilitem a mobilidade e que a iluminação esteja aliada a um projeto de decoração que permite que a criatividade passeie entre as divisórias do ambiente.
Melhor ela do que seus colaboradores passeando lá fora, morcegando ou adiando a convivência em um espaço que restringe a inspiração e permeia a desorganização visual e o desgaste intelectual.