Cada vez mais os arquitetos são vistos como profissionais essenciais para o planejamento de um local, certo?! Nesse contexto podemos dizer que arquitetura corporativa tem sido considerada de grande importância para os escritórios, proporcionando maior ergonomia e organização dos ambientes de trabalho.
Os empresários já conhecem a importância em construir um local que proporcione conforto, segurança, funcionalidade e bem estar aos funcionários. As estruturas organizacionais precisam atender às necessidades de todos os colaboradores e, para tanto, o planejamento é fundamental.
Assim, o arquiteto corporativo é o profissional capacitado para planejar um ambiente de trabalho adequado. Por isso, elaboramos esse artigo especial para explicar o papel do arquiteto corporativo e os motivos pelos quais essa especialização é uma opção super viável para os arquitetos.
O QUE É ARQUITETURA CORPORATIVA E QUAL É A FUNÇÃO DO ARQUITETO CORPORATIVO?
A arquitetura corporativa pode ser definida como um plano-mestre, que age como uma colaboração entre os aspectos de planejamento de negócio, como as metas, visões, estratégias e princípios de governança.
Nesse planejamento, também são estudados os aspectos das operações de negócio, tais como termos de negócios, estruturas organizacionais, processos e dados, aspectos da automação, como sistemas de informação e bases de dados e as infraestruturas tecnológicas, tais como computadores, sistemas operacionais e redes.
O arquiteto corporativo é responsável por comunicar, guiar e questionar decisões corporativas em aspectos relacionados em investimentos de TI e negócio. Esse profissional garanta a integridade da arquitetura corporativa em alinhamento com a área de negócio.
POR QUE SE TORNAR UM ARQUITETO CORPORATIVO?
Existem diversas razões que levam o profissional a buscar especializar e ser capaz de atuar como arquiteto corporativo, desempenhando as funções citadas acima e garantindo que os negócios estejam alinhados ao ambiente. Confira aqui os principais motivos:
– O ambiente de trabalho é onde a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo. Esses funcionários precisam de um espaço bonito e organizado para atuarem em suas funções. Um local funcional e com um design inovador são pontos fundamentais para que um escritório seja bem planejado.
Assim, os arquitetos corporativos são fundamentais para que o planejamento seja realmente responsivo e para que o ambiente de trabalho atenda às necessidades dos colaboradores e clientes.
– O projeto arquitetônico especializado é fundamental para o sucesso de um negócio, afinal de contas, o ambiente interfere diretamente na produtividade dos funcionários. Ergonomia é a palavra chave para as empresas e o arquiteto corporativo é capaz de planejar um espaço ergonômico.
– Mais do que decorar o ambiente e torna-lo funcional, o arquiteto corporativo fará parte da formação estratégica da identidade visual da empresa, buscando móveis ergonômicos e paleta de cores que estimule a criatividade dos colaboradores.
– Grandes organizações, como o Google, valorizam cada vez mais projetos desenvolvidos por arquitetos corporativos, investindo nesses profissionais. A empresa citada é exemplo de escritórios bem decorados e com alta funcionalidade.
– A arquitetura corporativa é considerada uma nova profissão. Formando-se como arquiteto corporativo é possível ter destaque entre os demais arquitetos, já que muitos empresários investem no aspecto de novidade para os escritórios.
– O arquiteto corporativo terá a oportunidade de trabalhar e participar da aventura da inovação, já que a especialização e a atuação nesse ramo são novidades aqui no Brasil. Para quem gosta de estar na frente, a arquitetura corporativa é uma ótima opção.
– O arquiteto corporativo, mais do que um arquiteto tradicional, ganha destaque porque tem o potencial para falar com o pessoal de negócios, da tecnologia, do RH e de todos os setores de uma empresa, conseguindo uni-los para desenvolver um ambiente de trabalho adequado a todos os profissionais.
– O arquiteto corporativo está na frente porque possui uma visão holística, macro, geral, de alto nível sobre a organização e seu ambiente.
– Com a arquitetura corporativa, o arquiteto corporativo tem a chance de colocar em prática os conhecimentos de carreira e mostrar os resultados dentro da organização.
– O arquiteto corporativo é um interlocutor privilegiado, que decide a prática de arquitetura na organização e é levado a sério.
– O arquiteto corporativo é capaz de discutir a estratégia da empresa, já que detém os conhecimentos sobre a organização e sobre como refletir os objetivos empresariais no ambiente corporativo.
– Hoje, não basta mais ter um diploma de ensino superior. Muitos profissionais formam-se como arquitetos, mas os que ganham destaque e conseguem trilhar um futuro de sucesso são aqueles que possuem um diferencial. Assim, a arquitetura corporativa se mostra como uma oportunidade para a valorização do currículo.
– Cada vez mais as empresas investem nos arquitetos corporativos, pagando altos salários para esses profissionais.
– Com a arquitetura corporativa é possível trabalhar para apenas uma empresa, criando vínculo empregatício.
Quer saber mais sobre arquitetura corporativa? Quer conseguir crescer na sua área e desenvolver escritórios diferenciados? Confira sempre as nossas dicas.