A preocupação em criar escritórios aconchegantes, onde os funcionários se sintam acolhidos e bem recepcionados, é uma tendência na área de mobiliário corporativo. Ela já vem crescendo nos últimos tempos e promete continuar em alta em 2019.
Cada vez mais as empresas têm valorizado e buscado formas de fazer com que sua equipe tenha prazer em ir trabalhar e não pense no escritório apenas como um lugar enfadonho e estressante. Afinal, este é o local onde as pessoas passarão a maior parte do seu dia e se sentir confortável nele tem uma influência altamente positiva na produtividade. Ou seja, ambos ganham empresa e funcionários.
Seguindo a tendência da criação de ambientes mais descontraídos, a exemplo de grandes empresas de tecnologia, como o Google e o Facebook, essa promete ser uma das demandas dos mobiliários corporativos neste ano. Confira mais sobre as tendências dessa área, quem sabe essa não é a oportunidade de dar uma repaginada no visual da sua empresa?
Tecnologia no mobiliário corporativo
Mesas, estações e plataformas de trabalho que possuem entrada USB, tomadas e estruturas que facilitam a passagem de cabeamento continuam uma forte tendência para 2019. Vivemos em uma era digital, onde é preciso oferecer um espaço de trabalho dinâmico, que conte com um mobiliário corporativo que auxilie no uso das tecnologias e dispositivos presentes em nosso dia a dia.
Isso é importante não somente para os funcionários, mas também para recepcionar os seus clientes, em reuniões, por exemplo. Contar com uma mesa, onde a pessoa pode facilmente colocar seu celular, tablet ou notebook para carregar demonstra que a empresa está atualizada e se preocupa em manter um espaço bem equipado.
Plataformas de trabalho
A criação de espaços de trabalhos colaborativos, que promova uma maior interação entre os funcionários é outra tendência que se reflete nos mobiliários corporativos. O uso de plataformas de trabalho para facilitar essa interação surge como uma solução interessante para muitas empresas, de grande, pequeno e médio porte.
Diferente das mesas de escritório separadas, elas dão a sensação de um ambiente mais orgânico, integrado e dinâmico. Para auxiliar na organização desse espaço de trabalho, é possível instalar pequenas divisórias, de acordo com as necessidades específicas da empresa.
Mobiliário corporativo retrátil
A demanda por espaços multifuncionais, onde possam ser realizadas, por exemplo, reuniões e treinamentos para os funcionários, faz com que a busca por móveis retráteis seja grande.
É o caso das mesas dobráveis, com o tampo rebatível elas facilitam rápidas alterações do layout do ambiente, economizam espaço na hora de serem guardadas e podem ser encaixadas uma na outra. Essa é uma ótima solução para empresas de pequeno porte, que contam com escritórios menores.
Mesas com design orgânico
Outra tendência de mobiliários corporativos para 2019 são mesas que possuem um design com formatos arredondados, com curvas que dão a sensação de um espaço mais orgânico, de movimento. Esse estilo de design vem em conjunto com essa busca por criar ambientes corporativos que sejam menos frios e mais acolhedores.
Uso de cores leves no mobiliário corporativo
Seguindo a tendência da criação de ambientes harmônicos e receptivos, o uso de cores que adicionam leveza ao espaço, como tons neutros e pastéis, está em alta. Utilizar cores vibrantes como um recurso para deixar o escritório mais alegre permanece como opção, mas ao invés de usar cores escuras, a dica é optar por tons mais claros.
Eles podem ser utilizados no próprio mobiliário corporativo ou ser inserido em objetos de decoração. Tons claros de verde e azul são alternativas interessantes. Outra opção é o Living Coral (coral vivo), eleita pela Pantone como a cor de 2019, ela é descrita como vibrante e suave ao mesmo tempo e ajudará a deixar o escritório com uma cara mais moderna.
Móveis corporativos de madeira misturados com metal
O estilo de decoração industrial também ganhou força nos últimos tempos e pode ser visto no projeto de ambiente de várias empresas. Ele é caracterizado pela mistura de materiais rústicos, como a madeira, com itens de metal e o uso de tons neutros, como cinza e bege. Mobiliários corporativos como plataformas de trabalho com tampos de madeira e pés de metal tem tudo a ver com essa tendência.
Mobiliário corporativo ergonômico
Priorizar o uso de um mobiliário corporativo ergonômico, que oferece conforto e auxilia no bem-estar e saúde da sua equipe não é simplesmente uma tendência, mas algo fundamental. Cada vez mais, as empresas se tornam conscientes da necessidade de cuidar da saúde dos funcionários e, ao investir em mobiliários corporativos ergonômicos, você faz isso.
Essa é uma forma de evitar que sua equipe desenvolva problemas de coluna no futuro, além de fazer com que o rendimento e produtividade deles seja maior. Analise as necessidades específicas da sua equipe e opte por mobiliários corporativos que se adequem à elas e que sejam de boa qualidade.