Sabemos o quanto o ambiente no qual ficamos influi em nosso estado de espírito e no nosso bem estar. Por isso que cada vez mais os arquitetos responsáveis pelos projetos de arquitetura corporativa estão preocupados em criar um ambiente agradável.
A utilização de plantas é uma das formas de ajudar a deixar um ambiente bonito e agradável. Você conhece os benefícios de um ambiente corporativo onde se é aplicada a arquitetura com paisagismo? Continue conosco e conheça 4 benefícios do paisagismo nos projetos de arquitetura corporativa.
Relaxamento mental
Um escritório, ou qualquer outro ambiente corporativo com um espaço verde, jardim, ou plantas promove maior bem estar que um local onde não há plantas. Na correria do trabalho e metas a cumprir, o corpo e a mente ficam sobrecarregados.
Há duas formas de aliviar esse cansaço; dormindo ou tirando o foco do trabalho por alguns momentos. Se o espaço permitir a criação de um pequeno jardim, é o ideal, porém se o espaço for restrito existem soluções como o jardim vertical.
Proporcionar aos funcionários um momento de descanso em um jardim agradável ou um local com plantas irá ajudar a melhorar a produtividade e o funcionário ficará mais descansado, consequentemente irá produzir mais e com melhor qualidade.
Ambiente purificado
Algumas plantas como a palmeira ráfia e o filodendro roxo, possuem a capacidade de absorver os gases tóxicos do ambiente. Ainda não se sabe a quantidade necessária de plantas para garantir um ar 100% purificado, mas só do fato de ter algumas destas plantas no ambiente, certamente o ar ficará mais leve.
Ao realizar um projeto de arquitetura corporativa, o profissional da arquitetura deve pensar no bem estar dos funcionários que ali irão trabalhar. Vivemos em grandes cidades cercadas de prédios e poucas aéreas verdes, ter um ambiente agradável para trabalhar é sem duvida um grande estímulo para qualquer funcionário.
Conexão com a natureza
Pessoas conectadas à natureza costumam ser mais felizes e calmas. Proporcionar aos seus clientes projetos de arquiteturas corporativas que incluam plantas é investir na qualidade de vida dos funcionários da empresa.
As plantas irão colaborar na conexão dos funcionários com a natureza, seja em um momento em que parem um pouco para descansar, seja na hora de cuidar das plantas.
Este é um aspecto que o arquiteto precisa levar em conta ao realizar um projeto de arquitetura corporativo com plantas e áreas verdes. Quem irá ficar responsável pela manutenção diária das plantas? Os próprios funcionários que trabalham no local, ou terá um jardineiro? Essa questão precisa ser respondida antes da realização do projeto, pois algumas plantas exigem maiores cuidados.
Ambiente bonito e alegre
As plantas deixam o ambiente mais bonito e alegre. Mesmo em locais onde não há espaço para a criação de um jardim, a presença de um vaso de planta já muda o aspecto do lugar para melhor.
Caso não tenha espaço para algo mais elaborado, vale investir em plantas que se adaptem a ambientes com pouca luz solar. Corredores e cantos do escritório são lugares que irão ganhar nova vida com a presença de uma planta.
A presença de plantas e flores no ambiente corporativo oferece acolhimento e humanização e as pessoas presentes costumam sentirem-se mais tranquilas e receptivas.
Ao aplicar o paisagismo nos projetos de arquitetura corporativa, é preciso se atentar a alguns pontos:
– Qual espaço terá disponível?
– A área é externa ou interna?
– Como será a manutenção das plantas?
– Como é o local que a planta irá ficar, arejado, ensolarado?
Com estas questões respondidas, você terá maior facilidade para montar seu projeto e escolher os tipos de plantas que melhor se adaptarão ao local.
Tem alguma dúvida sobre o uso do paisagismo em projetos de arquitetura corporativas? Entre em contato conosco aqui, teremos prazer em atende-lo!