Cada vez mais, os ambientes corporativos são adaptados para atender às novas demandas de mercado, comportando funcionários que exercem novas funções, agregando as novas formas de pensar e agir dentro de uma empresa e proporcionando bem estar aos colaboradores.
A ergonomia, por exemplo, é um dos pontos chaves nos novos escritórios. Cadeiras, mesas, poltronas e todo o mobiliário é estruturado de forma prática e funcional.
As cores monótonas foram deixadas de lado e deram espaço à uma cartela variada, que proporciona maior alegria ao ambiente, transmite a imagem visual da empresa e ainda resultam em diversas sensações aos funcionários que ali circulam.
Toda a estrutura do ambiente corporativo e todos os componentes desse espaço são planejados para o novo mercado. Assim, é possível oferecer o máximo de conforto e satisfação para todos os envolvidos nesse local de trabalho.
Para que seja possível estruturar um local confortável, dinâmico, prático, eficiente, esteticamente agradável, inovador e moderno é preciso, antes de mais nada, haver planejamento.
Ao planejar os escritórios, diversos itens devem ser considerados, começando pela avaliação do espaço. A empresa deve adequar um ambiente corporativo para os funcionários e também reservar locais apropriados para equipamentos auxiliares. O planejamento é essencial para que o ambiente seja melhor aproveitado.
A dificuldade de antever o futuro próximo ou de perceber problemas a tempo de criar soluções pode deixar a empresa à mercê do mercado. O bom planejamento do ambiente corporativo permite que aconteça o adiantamento em inovações, tornando a marca ainda mais competitiva.
O que deve ser levado em conta no planejamento?
Sendo assim, o planejamento precisa atender a uma série de requisitos, de forma a estruturar um local adequado para os funcionários, colaboradores, empresários e até mesmo para os clientes.
Com tantos ambientes necessários na empresa para que ela desenvolva suas atividades com mais eficiência, o planejamento dos ambientes, assim como a disposição dos móveis para escritório, terá grande influência na produtividade do negócio.
Para a melhor distribuição e adequação dos móveis de escritório é preciso considerar o número de funcionários, atividades exercidas, comunicação entre colaboradores e o tipo de estação de trabalho utilizada. A grande tendência dos ambientes corporativos é agregar espaços compartilhados, ampliando o trabalho em equipe e possibilitando maior interatividade entre os diferentes setores. Além do mais, o conforto deve ser ponto chave no planejamento dos escritórios, que precisam maior comodidade aos funcionários.
O planejamento de um ambiente corporativo moderno e funcional deve considerar o mobiliário utilizado, já que este irá interferir diretamente na busca pela modernização e funcionalidade do local.
Os móveis são capazes de proporcionar, além de tudo, flexibilidade às empresas: salas de reuniões podem ser transformadas em locais para a realização de treinamentos, sem que sejam necessárias grandes mudanças no local. Basta escolher um mobiliário que permita tal flexibilidade.
Tudo isso precisa de um planejamento prévio, que leve em conta todo o mobiliário que ofereça maior produtividade e usabilidade. Confira aqui quais são os fatores incluídos ao planejar um ambiente corporativo:
– Espaço de arquivamento:
– Área de impressão e cópia;
– Área de alimentação;
– Área de guarda-volumes;
– Sala de espera;
– Área de circulação;
– Sala de reunião;
– WC feminino e masculino.
Todos os elementos citados devem ser pensados no início do planejamento. Caso a empresa não tenha necessidade de algum item, deve ser avaliada a exigência de algum outro componente que seja relacionado ao segmento de atuação.
Como os móveis para escritório influenciam o planejamento?
Falamos anteriormente sobre alguns pontos que devem ser levados em conta ao realizar o planejamento de um ambiente corporativo e os móveis utilizados são pontos cruciais para que o espaço seja propício aos funcionários e a todos que ali circulam.
A disposição dos ambientes está fundamentalmente atrelada aos móveis de escritório que serão escolhidos para compor os recintos. Sendo assim, todo o mobiliário precisa ser pensado logo no começo: salas coletivas, por exemplo, exigem móveis compartilhados, como bancadas em U. Caso isso não seja visto no início, todo o resto da composição do espaço poderá ser prejudicada.
Quer uma dica? Antes de comprar os móveis, detalhe a finalidade de cada ambiente para então pensar no mobiliário das salas e cômodos, aproveitando todo o local de forma econômica e funcional.
O que é planejamento de ambiente corporativo?
É o planejamento implementado com visão corporativa, pensando em quem irá transitar pelo local, quais serão as funções exercidas, quais são as necessidades do ambiente, o que poderá ser modificado e outros fatores. Tudo isso deve ser projetado de forma a encontrar alternativas para antecipar problemas e criar soluções.
O planejamento do ambiente corporativo é aplicável a qualquer tipo e porte de empresa, inclusive aquelas sem fins lucrativos. Dispor de um bom planejamento corporativo pode significar uma boa posição no mercado em relação aos concorrentes diretos.
Quer saber mais sobre ambientes corporativos e o planejamento de escritórios? Fique por dentro de nossos artigos especiais sobre o assunto.