No mundo da publicidade, imaginação é tudo. Por isso, em escritórios de comunicação e agências de publicidade, a arquitetura corporativa é utilizada como forma de dizer que a frase ‘pensar fora da caixa’ realmente é aplicada nestes ambientes.
Um escritório de publicidade não possui muitas regras quanto à sua decoração. Isso porque é um ambiente que oferece a liberdade de inventar, criar e dar funções diferentes a objetos comumente usados nos escritórios ou fora deles. Isso tudo faz com que os funcionários se sintam bem em trabalhar num ambiente que dá asas à imaginação e que inspira a criatividade.
Por isso, separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar na hora de planejar a arquitetura corporativa de uma agência de publicidade com criatividade e diferenciação.
INICIANDO O PLANEJAMENTO DA ARQUITETURA CORPORATIVA
Na hora de planejar a arquitetura corporativa de uma agência de publicidade, é importante pensar no espaço como uma fábrica de boas ideias. Por isso, é importante que todo o projeto seja pensado de forma que os funcionários se tornem mais produtivos e criativos.
As palavras-chave do planejamento de um escritório publicitário são: criatividade, diferenciação e imaginação. Isso quer dizer que o espaço tem a liberdade de abusar das cores e de um design não convencional, além de usar móveis não muito comumente utilizados em escritórios mais formais, como o de advocacia, por exemplo.
Para início de planejamento da arquitetura corporativa, deve-se levar em conta principalmente os valores e o perfil da empresa, além das cores e da identidade visual. Isso tudo vai ser essencial na hora de analisar quais serão os matérias utilizados e os desenhos aplicados em cada cômodo do ambiente corporativo. Além disso, é importante que o escritório conte com móveis modernos e ergonômicos, que proporcionem bem estar e qualidade do ambiente de trabalho aos funcionários.
COMO DECORAR UM ESCRITÓRIO DE PUBLICIDADE?
São muitas as formas de deixar a decoração de um escritório de publicidade atrativa. Lembre-se de que as dicas a seguir não são regras da arquitetura corporativa, mas sim uma inspiração para montar o seu ambiente.
Paredes
Geralmente, em um espaço novo, as paredes de um escritório são brancas e vazias, e cabe à empresa torná-las mais bonitas, chamativas e personalizadas através da arquitetura corporativa. Dessa forma, as paredes de um ambiente que inspira criatividade devem refletir as ideias e valores da empresa. Em agências de publicidade, é muito comum que elas sejam um show a parte, com muitas cores e desenhos diferenciados.
Uma ideia interessante para decorar as paredes do escritório criativo é a instalação de quadros ou aplicação de posters ou adesivos de parede, com frases motivadoras ou engraçadas ou até mesmo alguma referência a uma série ou livro inspirador. Além disso, um papel de parede cobrindo apenas um lado da sala pode deixar o ambiente divertido e sofisticado ao mesmo tempo.
Para decorar as paredes, algumas agências são adeptas até mesmo do ‘Post-It’. Isso mesmo! Através de papéis ‘Post-It’ coloridos, podem ser criados vários desenhos interessantes nas paredes, como personagens de uma série ou filme legais. São coisas aparentemente simples, mas que fazem toda a diferença.
Móveis
Os móveis são peça de grande importância para a arquitetura corporativa de um escritório de publicidade. É preciso, antes de qualquer coisa, que eles otimizem o espaço, sejam ergonômicos e ornem com o design do ambiente como um todo.
Na hora de planejar os móveis, tudo é válido, e os móveis planejados são uma ótima ideia, já que fogem da ideia dos móveis convencionais de escritório. A descontração, aliada ao design moderno, pode fazer com que o ambiente fique muito bonito.
Iluminação e cores
A luz deve favorecer a produtividade e oferecer conforto aos funcionários de um ambiente. Apostar em luzes coloridas em pontos estratégicos, além da boa iluminação convencional, pode ser uma ideia interessante. Além disso, o uso de lustres diferenciados é sempre bem-vindo em uma empresa criativa.
As cores, por sua vez, devem estar de acordo com a identidade visual da empresa. Tanto nos móveis quanto nas paredes, as cores da marca devem estar presentes. Como se trata de um ambiente criativo, abusar das cores é algo permitido.
Sustentabilidade
Em uma empresa diferenciada, que vai contra ideias convencionais, por que não usar plantas como forma de decoração? Uma empresa que investe na sustentabilidade em sua arquitetura corporativa, investe no bem estar dos funcionários e na saúde do planeta.
Ambiente diferenciado
Muitas agências de publicidade possuem um espaço, seja interno ou externo, para descontração, alimentação ou até mesmo para as reuniões semanais de planejamento ou com clientes. Investir em um espaço diferenciado motiva os funcionários e faz com que eles possam ter um momento de descanso, o que refletirá no aumento da produtividade.
A arquitetura corporativa de um ambiente que conta com a criatividade como diferencial deve estar à altura dos valores da empresa. Se quiser algumas dicas, conheça nossos móveis e entre em contato para ajudarmos no planejamento do seu novo espaço.