QUANDO ESTAMOS PLANEJANDO A ARQUITETURA COMERCIAL, AINDA MAIS SEM A AJUDA DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA, É NORMAL QUE ALGO AQUI OU ALI DÊ ERRADO, JUSTAMENTE PELA FALTA DE EXPERIÊNCIA DO PLANEJADOR NA IDEALIZAÇÃO DA DECORAÇÃO DE UMA LOJA.
Porém, estes pequenos equívocos, que causam uma grande dor de cabeça posteriormente, podem ser evitados se esclarecidos com antecedência. Por isso, neste texto, você vai descobrir quais são os cinco erros mais comuns no planejamento da arquitetura comercial e como evitá-los.
1) PLANEJAR A ARQUITETURA COMERCIAL ERRONEAMENTE
Na arquitetura comercial, as possibilidades de criar e decorar são muitas. O design de interiores permite o uso de uma infinidade de cores, estilos, materiais e texturas e, por isso, para quem não tem nenhuma orientação, fica difícil saber organizar as ideias e fazer as escolhas certas. Muitas vezes, o planejador mistura várias ideias que não conseguem ser harmonizadas, mas que, na visão dele, é interessante para a loja. Isso é muito ruim, já que, além de não representar o conceito da marca na decoração, também não deixa o espaço visualmente bonito e coerente.
Por isso, antes de planejar a decoração, pense: será que minhas ideias representam a minha marca? Será que elas dialogam entre si? Será que elas apresentam a minha mensagem comercial ao público? ? Essas perguntas são muito importantes para que nada dê errado.
Além disso, um erro grave do planejamento da arquitetura comercial é não pesquisar para tentar encontrar materiais e móveis mais baratos, que podem ajudar bastante a poupar dinheiro. Fique de olho e pesquise bastante!
No mais, peça o auxílio de um profissional da área, que vai saber exatamente o que usar e como usar, fazendo da decoração da sua loja algo bastante atrativa e trazendo uma composição confortável e agradável aos olhos dos consumidores.
2) DESCONSIDERAR A MARCA E SEU CONCEITO
Um erro grave! A identidade da marca não existe por existir: ela deve estar presente na decoração como um todo, em cada canto da loja e, por isso, é importante levá-la em consideração as cores da empresa na hora de planejar a arquitetura comercial. Seja com as cores da marca, com os materiais usados ou com a utilização de objetos que definam o estilo do estabelecimento, é preciso que a linguagem visual da loja esteja de acordo com a imagem da empresa. Fique de olho para não errar nisso e, novamente, converse com um arquiteto ou um designer de interiores!
3) NÃO PLANEJAR CORRETAMENTE A ILUMINAÇÃO
As luzes não são usadas apenas para iluminar o ambiente, mas também para destacar os produtos e criar um clima agradável no estabelecimento. Por isso, nem venha com aquelas luzes sem nenhum objetivo claro e pense em sua disposição estratégica!
Uma boa iluminação deve acompanhar a identidade visual da marca e também deve ser planejada para que faça o trabalho perfeito de decoração na arquitetura comercial. Um ambiente bem iluminado e decorado tem o poder de expressar bem o estilo de uma marca! Por isso, tenha muito cuidado para não criar um espaço escuro demais ou claro demais – o estilo da marca e seu público-alvo definirão isso para você.
4) CRIAR UM CARNAVAL DE CORES NA DECORAÇÃO
Já entrou em uma loja muito colorida e sentiu um grande cansaço visual? É isso que acontece quando as cores da arquitetura comercial não são bem planejadas. Isso porque elas têm o poder de entusiasmar o cliente e, através delas, ele pode se identificar totalmente com a marca, mas também pode rejeitá-la mesmo sem conhecê-la.
As cores devem estar de acordo com o estilo da loja e com o seu público. Por isso, use sempre tons já existentes na marca e outros complementares, que conversarão muito bem com o seu estabelecimento e com o seu conceito. Nunca use cores em excesso – isso só vai servir para afastar sua clientela!
5) DEIXAR FALHAS DE REFORMA À MOSTRA
É muito desagradável deixar à mostra para o cliente algum defeito de construção do estabelecimento. Falhas da arquitetura comercial tiram a atratividade do ambiente e fazem com que os clientes se afastem.
Um bom exemplo disso é o uso da iluminação fluorescente, principalmente quando colocada em sancas. Permita que as luzes transpassem pelo menos 10 cm umas às outras para que não haja nenhuma sombra e para que o reator não fique aparecendo.
Outro exemplo são os aparelhos de ar-condicionado que, quando instalados com materiais inapropriados, podem causar vazamentos e oxidação, que acabam escorrendo e manchando a parede. Erro visualmente feio e que causa mal estar aos frequentadores do local.
Por fim, é importante dizer que, na arquitetura comercial, é muito importante ter cuidados como estes para que nada dê errado e que o ambiente fique muito atraente. Para isso, procure um arquiteto e veja como ele pode lhe auxiliar no projeto do seu espaço. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar nessa questão.