Quando uma empresa é criada, são também planejados os seus posicionamentos, seu estilo de vida e sua identidade visual. Da mesma forma, o ambiente de trabalho também deve ser personalizado para refletir esses valores, estimular a criatividade e fornecer qualidade de vida aos funcionários.
Para que isso aconteça, uma opção eficaz é a personalização do escritório. Seja dos móveis ou do ambiente como um todo, personalizar é fazer com que as o espaço fique mais harmônico e descontraído, além de fazer com que se apresente, através dele, o perfil da empresa. Como o ambiente corporativo é considerado praticamente um segundo lar, deixá-lo o mais confortável possível é de extrema importância.
Então, separamos algumas dicas infalíveis para que a personalização do escritório seja fácil, mas que não deixe de lado o profissionalismo e a eficiência do trabalho. Veja só o que pode ser feito nesse sentido:
INVISTA NAS CORES
As cores não servem apenas como um auxiliar na decoração – elas também podem influenciar (para bem ou mal) o humor e o comportamento dos funcionários dentro de um ambiente profissional. Se planejadas adequadamente, elas podem inspirar e aumentar a produtividade dessas pessoas.
Uma personalização de escritório que se preze tem que contar com as cores como principais aliadas na construção da personalidade de uma empresa. Quer exemplos? Se o escritório está relacionado à farmácia, odontologia, fisioterapia ou medicina em geral, cores claras (com predominância do branco) serão as preferidas. Já no caso de escritórios criativos, como agências de comunicação e empresas de arquitetura, as cores e formas variadas são mais criativas e exuberantes.
A nossa dica é: não se esqueça de apostar sempre nas cores da identidade visual da empresa e, por via das dúvidas, procure um designer de interiores ou arquiteto que possa te auxiliar adequadamente na personalização do seu escritório.
ESCOLHA OS MÓVEIS E A ILUMINAÇÃO
Mesas, cadeiras, armários e estantes também podem ser personalizados com as cores da empresa. Claro que, em casos de empresas mais sérias e sóbrias, como escritórios de contabilidade ou advocacia, os móveis serão predominantemente de madeira e cores neutras, como cinza, marrom e preto. Porém, a personalização do escritório vai além disso. As mesas, por exemplo, podem ser pensadas em formato de plataformas de trabalho para otimização do espaço, tendo divisórias ou não. Já as cadeiras devem ser reguláveis e ter encosto, apoio para os braços e articulações.
Além disso, a iluminação também influencia o rendimento dos funcionários, já que, dependendo de onde está localizada e a sua temperatura (fria e azulada / quente e amarelada), pode acabar gerando cansaço visual. O ideal é planejar lugares estratégicos para sua instalação, de forma a valorizar a luz natural e não atrapalhar o bem estar dos profissionais.
APOSTE EM OBJETOS E MÓVEIS DIFERENTES
A personalização de um escritório vai muito além dos seus móveis. Por isso, já pensou em deixar o ambiente mais divertido e descontraído com objetos e móveis diferenciados? Exemplos clássicos nesse sentido são os frigobares, os puffs, as TVs e os bancos e quadros com design diferenciado. Que tal ter uma máquina de guloseimas ou de jogos? Já pensou em uma estante diferenciada para livros? Ah, e plantas e jardins também podem humanizar o ambiente! Aposte em algo que combine com o estilo da empresa, mas que também aproxime as pessoas e aumente a qualidade do trabalho.
É fato: quando o ambiente está organizado, com todos os documentos no lugar certo, o quadro de informações com datas certas e divisão de tarefas e todos os objetos em locais estratégicos, a criatividade e a produtividade se afloram, e é aí que a personalização do escritório se faz valer. Depois de pensar nas cores, nos móveis e na disposição de tudo, é hora de pensar na organização como forma de estimular a eficiência dos funcionários. A harmonia dos elementos faz com que o bem estar dentro de uma organização seja altamente valorizada.
DÊ LIBERDADE AOS SEUS FUNCIONÁRIOS
É muito chato quando uma empresa não permite que seus funcionários personalizem o ambiente de trabalho, seja com fotografias dos familiares ou com objetos decorativos ou de papelaria. É importante dar liberdade ao profissional para que ele se sinta confortável e para que tenha autonomia nas decisões, e isso também faz parte do processo de personalização do escritório. Claro que não é legal exagerar, mas a liberdade também estimula a criatividade.
Essas dicas te ajudarão a fazer com que o ambiente de trabalho deixe de ser algo tedioso e passe a ser visto como um espaço propício ao desenvolvimento profissional. Caso queira mais dicas de como acertar na personalização do seu escritório, entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender!