SEJA EM QUALQUER CANTO DO MUNDO, AS LIVRARIAS TÊM SEU LUGAR ESPECIAL. ISSO PORQUE A LEITURA É UM HÁBITO QUE AGRADA TANTO ÀS CRIANÇAS QUANTO AOS MAIS VELHINHOS. POR ISSO, AS LOJAS DE LIVROS SEMPRE TÊM SEU ESPAÇO NA ARQUITETURA COMERCIAL E SEMPRE SÃO PLANEJADAS DE FORMA A OFERECER O MÁXIMO DE CONFORTO AOS AMANTES DA LEITURA.
Neste texto, você vai saber quais as táticas mais usadas e as dicas para que o planejamento da arquitetura comercial de sua livraria esteja bem adequado.
PLANEJE TUDO DE ACORDO COM A IDENTIDADE DA MARCA
Uma loja deve mostrar ao seu cliente, através do espaço, que os produtos vendidos ali são bons e de qualidade. Deve ter uma mensagem por trás da decoração. A identidade visual da marca deve estar presente na decoração como um todo e, por isso, é importante levar em consideração as cores da empresa na hora de planejar a arquitetura comercial.
Normalmente, as livrarias adotam estilos clássicos e ?clean? de design, gerando o máximo de conforto e dando até uma sensação nostálgica para o consumidor. O mais importante é dar destaque aos livros e criar uma experiência de compra interessante ao visitante.
PENSE NAS CORES E NOS MATERIAIS QUE SERÃO USADOS
É fato que analisamos muito um produto ou uma loja através de suas cores, se são agradáveis ao olhar ou não. Na arquitetura comercial, elas têm o poder de influenciar o consumidor, seja positiva ou negativamente e, através delas, ele pode se identificar completamente com a marca e com sua identidade, mas também pode rejeitá-la mesmo sem conhecê-la.
Normalmente, livrarias usam cores neutras e quentes dentro do ambiente, de forma que as cores dos livros e CDs sobressaiam. Materiais como madeira e vidro são comumente utilizados na arquitetura comercial para mostrar os produtos nas estantes e no revestimento das paredes, ajudando no ar elegante do espaço.
DECORE AS PAREDES DA LIVRARIA
Livrarias têm o hábito de organizar grandes prateleiras de livros apoiadas nas paredes. Por isso, as paredes livres devem ser decoradas da forma mais atraente possível! Coloque quadros e texturas que estejam relacionados ao clima do ambiente e mostre, através disso, que a loja é um espaço moderno e culto, atraindo sempre cada vez mais clientes e, assim, gerando mais vendas.
DÊ ESPAÇO PARA OS CORREDORES
Na arquitetura comercial de qualquer tipo de loja, é essencial estar atento ao espaço dado para que as pessoas transitem pela loja seja nenhum desconforto. Em uma loja de livros, não poderia ser diferente, até mesmo porque as pessoas costumam parar e pegar os produtos para ler as descrições.
Por isso, crie corredores espaçosos e dê uma distância aproximada de três pessoas entre uma estante e outra para que ninguém se esbarre. Espaços maiores atraem pessoas para o ambiente e gera movimentação do público.
PLANEJE CORRETAMENTE A ILUMINAÇÃO
É muito importante escolher não apenas as cores que serão utilizadas na loja, mas também a disposição estratégica das luzes. Elas devem acompanhar a identidade visual da marca e também devem ser planejadas para que façam o trabalho perfeito de decoração na arquitetura comercial. Um ambiente bem iluminado e decorado tem o poder de expressar bem o estilo de uma marca e, geralmente, lojas de livros são bem iluminadas para que os clientes possam enxergar os produtos e ler as descrições sem nenhum problema. Não planeje uma iluminação amena, isso não dará certo!
COLOQUE MESAS E CADEIRAS CONFORTÁVEIS
Os móveis e materiais utilizados na arquitetura comercial também devem seguir o estilo da marca, bem como sua identidade visual. Além disso, meça com cuidado e analise direito o tamanho do ambiente ? isso é indispensável para saber o tamanho dos móveis, quantidade deles e como serão distribuídos pelo espaço.
Pense nas pessoas que querem ler um trecho dos livros ou do jornal do dia! Para isso, sempre deixe um espaço para cadeiras, sofás e pequenas mesas para leitura. Não se esqueça de combiná-los com o design da livraria como um todo, criando um ambiente elegante e convidativo.
Além disso, é importante que os móveis sejam sempre mantidos limpos e bem cuidados para que o espaço esteja sempre limpo e agradável para os clientes.
QUE TAL UM ESPAÇO CAFÉ?
Algumas livrarias separam, na arquitetura comercial, um espaço café dentro do ambiente para que as pessoas possam ler e conversar, e isso acaba gerando mais lucro para a loja. Planejar um ambiente de convivência é ajudar na geração de simpatia e lealdade dos clientes pela livraria, e isso vai fazer com que eles queiram voltar sempre que puderem.
Dá para perceber que, quando se trata de uma loja de livros, a arquitetura comercial deve se atentar às suas cores, texturas e móveis. Por isso, quando estiver planejando sua loja, converse com um arquiteto, analise tudo minuciosamente e deixe seu espaço o mais coerente possível. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar!