PODEMOS ATÉ TER APENAS DOIS PÉS, MAS SAPATOS NUNCA SÃO DEMAIS EM NOSSO GUARDA-ROUPA. POR ISSO, MESMO QUE NÃO ESTEJAMOS PRECISANDO, SEMPRE PROCURAMOS UM SAPATO DIFERENTE AQUI E ALI. E, EM TERRA DE COMPRAS ON-LINE, SE FAZ MAIS DO QUE NECESSÁRIO O PLANEJAMENTO CORRETO DA ARQUITETURA COMERCIAL DE UMA LOJA DE SAPATOS COMO FORMA DE ATRAIR NOVOS CLIENTES.
Neste texto, daremos algumas dicas valiosas para turbinar a arquitetura comercial e decorar de forma bastante atraente a sua loja de calçados:
ACOMPANHE A IDENTIDADE VISUAL DA MARCA
A identidade visual da marca deve estar presente na decoração como um todo e, por isso, é importante levar em consideração as cores da empresa na hora de planejar a arquitetura comercial. Além disso, escolha algumas cores adicionais neutras para que elas possam ficar por conta dos detalhes – preto, marrom, branco e cinza são ideais para isso. Além disso, é importante que o estilo da marca também esteja refletido na decoração e que os móveis e a fachada se adequem a isso.
OLHE BEM PARA O SEU PÚBLICO
É claro que uma loja de sapatos para o público feminino, por exemplo, vai ter uma temática diferente de uma loja para o público masculino. Saber adequar a decoração ao público, neste caso, é imprescindível para alcançar as boas vendas.
Porém, muito mais que isso, é preciso levar em consideração também outras características do público: qual é sua classe social? Quais são seus hobbies? Suas preferências? Quais causas defendem? Esportes que praticam? Enfim, crie ?personas? para a sua marca e pense como elas na hora de criar a decoração perfeita para sua arquitetura comercial.
PENSE NOS MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS
Os materiais utilizados na arquitetura comercial também devem seguir o estilo da marca, bem como sua identidade visual. Isso é importante para que a linguagem da marca esteja presente, para que os clientes possam sentir isso e para destacar a decoração com um todo. Além disso, é importante que esses móveis sejam sempre mantidos limpos e bem cuidados para que o espaço esteja sempre limpo e agradável para os clientes.
Em lojas de sapatos, é bem importante a utilização de vidro nas estantes, para que a visualização dos produtos se torne mais fácil, além de criar um visual amplo do ambiente.
CRIE UM AMBIENTE CONFORTÁVEL
O objetivo principal de qualquer arquitetura comercial é oferecer uma boa experiência de consumo a todos os clientes e visitantes do local. Por isso, a decoração deve transmitir o máximo de conforto possível a todos os consumidores. Isso, com certeza, vai fazer com que eles sintam vontade de voltar sempre que puderem. Uma boa dica é investir em móveis confortáveis, iluminação agradável e no uso de tapetes e carpetes, que transmitirão a ideia de conforto e proporcionarão bem estar a todos.
DISTRIBUA BEM AS PRATELEIRAS E ORGANIZE OS PRODUTOS
Os produtos à venda devem estar organizados de maneira impecável, valorizando-os e deixando todos à mostra, posicionados de forma que fique fácil pegá-los. Além de valorizar a mercadoria, isso ajuda a otimizar o espaço na arquitetura comercial e deixá-lo organizado e harmonioso.
Todos os sapatos à mostra devem ganhar destaque dentro da loja e nas vitrines. Isso pode acontecer através das prateleiras bem cuidadas e bem iluminadas, o que ajuda a valorizar os produtos.
Além disso, os produtos podem ser organizados de diferentes formas. Algumas lojas organizam por tamanho (34 a 42), outras por estilo (rasteirinhas, sapatilhas, botas, sandálias…), outras por público (masculino e feminino), entre outros. Planeje bem, antes de começar a decoração, como os produtos do seu estabelecimento serão organizados.
PENSE NOS BANCOS E POLTRONAS
Já imaginou uma loja de sapatos que não tenha cadeiras, bancos ou poltronas para que os clientes possam experimentar os produtos? Assim como os provadores são essenciais para as lojas de roupas, os locais onde os consumidores possam sentar são imprescindíveis para as lojas de calçados. A nossa dica é que eles devem ser confortáveis, devem seguir a identidade visual da loja (tanto nas cores quanto no design e no material de que são feitos) e também devem estar espalhados por todos os cantos do ambiente.
PLANEJE OS ESPAÇOS DE CIRCULAÇÃO DE CLIENTES
Não adianta encher a arquitetura comercial de elementos e se esquecer do principal: o espaço de circulação de clientes. Não há nada mais chato do que estar experimentando um sapato e alguém esbarrar na sua cabeça enquanto você ajeita o fecho, não é?
Por isso, o espaço de trânsito de clientes deve ser pensado previamente ? a loja deve contar com corredores espaçosos, permitindo que os clientes tenham acesso a todos os produtos e possam sair e entrar facilmente do espaço.
Por fim, é interessante dizer que, na arquitetura comercial, o importante é criar um ambiente o mais bonito e confortável possível para o seu ambiente. Para isso, procure um arquiteto e veja como ele pode lhe auxiliar no projeto do seu espaço e da compra dos móveis e objetos corretos. Caso queira mais dicas de como acertar na personalização da sua loja, acesse o nosso blog e entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender!
Até a próxima!