COMO JÁ DISSEMOS MUITAS VEZES AQUI NO BLOG, UMA ARQUITETURA COMERCIAL BEM PLANEJADA É IMPRESCINDÍVEL PARA QUE A LOJA CHAME A ATENÇÃO DE SEU PÚBLICO. PARA QUE ISSO ACONTEÇA, TODOS OS DETALHES DEVEM SER ESTRATEGICAMENTE PENSADOS, PARA QUE OS ELEMENTOS DIALOGUEM ENTRE SI, COM O ESTILO DA MARCA E COM OS VISITANTES DA LOJA.
Um dos elementos mais importantes de um espaço comercial é o piso. Muitas vezes, o piso é deixado de lado e acaba caindo no problema ‘qualquer um serve’, mas isso é inadmissível para uma loja de bom gosto, já que ele ajuda a mudar a cara do ambiente. A escolha do piso certo não envolve apenas questões de beleza e estética, mas também devem ser analisados, por exemplo, os custos, a resistência, como se dá a manutenção e a durabilidade do material.
Para escolher corretamente, o ideal é procurar um arquiteto que irá escolher os tons e materiais certos para o seu tipo específico de loja. Além disso, acompanhe aqui as nossas dicas para que a arquitetura comercial saia de acordo com suas preferências:
CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO PISO IDEAL PARA A ARQUITETURA COMERCIAL
Na arquitetura comercial, um piso bem escolhido faz toda diferença: além de transformar o estilo e a decoração do ambiente, ele também ajuda a completar a decoração e pode auxiliar na organização dos espaços, a criar a transição de áreas ou setores de uma mesma loja e a criar caminhos e rotas de circulação de pessoas, guiando-as para dentro do espaço.
Porém, antes de dar como certa a escolha de um piso para a arquitetura comercial, leve em consideração alguns tópicos importantes. São eles:
Durabilidade e resistência: o piso de uma loja deve ter uma resistência maior que os usados em projetos residenciais, para que possa, consequentemente, durar mais. Isso porque muitas pessoas passarão pelo ambiente todos os dias, e o material deve suportar o ?entra e sai? dos visitantes e até mesmo de carrinhos, carros, estantes, mercadorias, enfim, todo e qualquer tipo de peso.
Manutenção: é muito provável que o piso escolhido para a arquitetura comercial, depois de um tempo, apresente problemas, como a quebra de uma peça, por exemplo. Por isso, escolha um que possua manutenção fácil e que permita a troca de forma rápida, sem precisar fechar a loja para reparo do chão e sem comprometer toda a estrutura.
Material e estética: O material influencia diretamente no estilo e também no nível econômico do público na arquitetura comercial. Pisos mais simples, por exemplo, dialogam melhor com lojas de público de classe média, ao contrário dos pisos mais complexos e nobres, que trazem elegância ao local e são adequados a lojas voltadas para classes A/B.
Tendências: fique sempre de olho nas tendências que o mercado de arquitetura comercial aponta! Bons exemplos são: misture materiais e texturas (como mármore e madeira), use materiais similares a outros e brinque com o jogo de ilusão e trabalhe até mesmo com revestimentos de forma criativa.
Tonalidades: como já dissemos, lembre-se sempre de adequar as cores de todos os materiais ao estilo e à identidade visual da marca. Além disso, saiba que os pisos claros refletem mais a luz e, consequentemente, ajudam na iluminação da loja, apesar de precisarem de limpeza com mais frequência. Ao contrário, os pisos escuros não refletem a luminosidade, tornando necessária uma iluminação mais elaborada, apesar de não precisarem de limpeza a todo momento.
TIPOS DE PISO INTERESSANTES PARA A ARQUITETURA COMERCIAL
Existe no mercado um leque de opções interessantes para projetos comerciais de todo e qualquer estilo. São alguns deles:
Cerâmica e Porcelanato: são os tipos de piso mais comuns de se ver no dia de hoje – talvez por isso, seja interessante explorar outras opções. São bons de manter e proporcionam sofisticação ao ambiente, mas precisam ser constantemente ‘revisados’para que não haja nenhuma peça quebrada, arranhada ou trincada.
Cimento queimado: é uma opção mais econômica que as outras e possui ótima resistência. Porém, requer bastante cuidado na hora de ‘prepará-lo’ e não é tão atraente visualmente (quando visto de forma isolada), o que faz com que seja necessária uma decoração mais criativa.
Madeira: material recomendado para lojas menores, que não recebem um fluxo muito grande de visitantes. Isso porque, além de ser relativamente ‘fraco’ para isso, transmite a ideia de conforto e aconchego, o que é muito bom para ambientes pequenos, como uma loja de vinhos, por exemplo.
Mármore: são extremamente resistentes e, por isso, são indicados a ambientes que recebem grandes quantidades de visitantes diariamente.
Piso vinílico: bastante usado em lojas coloridas, já que permite o abuso de tonalidades diferentes. É também muito requerido em áreas privativas. Também é uma opção interessante e básica, mas que precisa de uma decoração reforçada.
Na arquitetura comercial, o piso é um tópico que não pode passar batido de forma alguma! Faça uma boa pesquisa, tenha um catálogo de referências e consulte um especialista na área para que ele possa te indicar o tipo e o material perfeitos para o seu caso.
Caso queira mais dicas de como acertar na personalização da sua loja, acesse o nosso blog e entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender!