JÁ FALAMOS POR AQUI SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DAS CORES ESTRATÉGICAS PARA A ARQUITETURA CORPORATIVA, MAS O PLANEJAMENTO CORRETO DELAS PARA A ARQUITETURA COMERCIAL É ALGO TOTALMENTE DIFERENTE.
Por isso, separamos aqui algumas dicas de como escolher as cores ideais para a construção e a decoração da sua loja, de forma a atrair cada vez mais clientes e, assim, aumentar as vendas.
A INFLUÊNCIA DAS CORES NA ARQUITETURA COMERCIAL
É fato que as cores podem influenciar diretamente a arquitetura comercial, seja trazendo calma, fome, empolgação ou outra sensação. Elas têm o poder de mudar seus sentimentos, fazendo com que você se comporte exatamente como a marca quer. A rede de lanchonetes McDonald?s, por exemplo, utiliza o vermelho e amarelo como forma de aumentar a fome dos clientes, mas também como forma de cansá-los visualmente para que não demorem muito dentro do estabelecimento e deem lugar rapidamente para outras pessoas poderem consumir os produtos.
Por essas e outras, a psicologia das cores é real e vai muito além da decoração. Ela é sinônima de harmonia e também uma arma forte de concorrência dentro de uma briga de galos grandes. Uma lanchonete que usa cores como preto e cinza na arquitetura comercial, por exemplo, não abre o apetite e não atrai clientes da forma que deveria, certo?
Para escolher as cores que serão usadas no planejamento da arquitetura comercial, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como o perfil do público-alvo (idade, renda, estilo de vida), o estilo da marca, quais produtos serão vendidos, as cores da logomarca, entre outros que considerar interessantes. Isso porque, uma marca jovem de roupas femininas, por exemplo, terá uma paleta de cores totalmente diferente de uma loja de roupas esportivas. Elas devem se adequar ao cliente, sempre.
Além disso, pense como as cores usadas na arquitetura comercial podem ajudar a vender um produto, de forma que a paleta usada na parede e nos móveis dialogue bem com as cores das mercadorias. Não pode virar uma bagunça só, então, tome cuidado!
Para te ajudar a planejar as cores certas para o seu negócio, entre em contato com um profissional especializado em arquitetura comercial, pois ele pode escolher de forma correta a paleta através da conhecida psicologia das cores, responsável pelo estudo da influência delas no comportamento das pessoas. Assim, não há como errar no planejamento da paleta correta para a sua loja!
COMO ESCOLHER AS CORES CERTAS PARA O MEU ESTABELECIMENTO?
Como dito, o melhor a se fazer na hora de planejar a arquitetura comercial é entrar em contato com um arquiteto para que ele possa te ajudar da melhor forma possível. Mas, para que você saiba o que é a psicologia das cores, leia abaixo o que cada uma delas pode significar dentro de um contexto específico:
Amarelo: amarelo é a cor da energia e da positividade, porém é muito cansativa ao olhar. Por isso, muito cuidado ao escolher tons de amarelo para a sua loja!
Exemplos: Mc Donalds, Forever 21, Amazon.
Azul: a cor azul está relacionado ao frio, à higiene, à confiança, ao profissionalismo, à natureza e ao frescor.
Exemplos: C&A, Hering, Leitura, Araújo, Walmart, Samsung.
Cores neutras e claras: cores como branco, bege e marfim ajudam a criar a sensação de amplitude, calmaria, elegância e tecnologia. Porém, se não aliadas a outras cores, o ambiente pode ficar muito vazio e frio.
Exemplo: Vivara, Pandora, Apple.
Cores neutras e escuras: as cores mais escuras são usadas em ambientes elegantes que precisam criar a sensação de aconchego. Também podem ser usadas em lojas de atitude? rock? ou algo do tipo. Vale combinar tons escuros com qualquer outra cor que converse com a marca e que dialogue com o estilo do estabelecimento. Exemplos: Animale, Ellus.
Laranja: cor divertida, espontânea, infantil, amigável, otimista e comunicativa. Exemplos: Alphabeto, Giraffas.
Rosa: altamente ligado à feminilidade e à sensualidade. Usada principalmente em lojas de roupas e acessórios femininos. Exemplos: Marisa, Melissa, Quem Disse, Berenice?
Roxo: o roxo está relacionado com sabedoria, criatividade, expressividade e à realeza. Exemplo: Vivo, Eudora.
Tons pastéis: normalmente utilizados em lojas de lingerie, de cosméticos, de doces e de roupas infantis. Elas transmitem feminilidade e delicadeza. Exemplo: Benefit.
Verde: sinônimo de saúde, natureza, equilíbrio, frescor e tranquilidade. Exemplo: Mundo Verde, Subway, O Boticário, Leroy Merlin.
Vermelho: a cor mais poderosa de todas e que, por isso, demanda muito cuidado em seu planejamento na arquitetura comercial. Pode estar relacionada ao perigo, à sensualidade, a uma advertência e também à fome. Exemplos: Renner, McDonald?s, Spoleto, Americanas.
Dá para perceber que as cores influenciam bastante a arquitetura comercial e que devem ser planejadas com todo o cuidado possível para que sua loja não passe a impressão errada. Caso queira ajuda, entre em contato conosco! Podemos ser grandes aliados no planejamento do seu estabelecimento. Que tal?
Até a próxima!