BOM, É FATO QUE, DESDE CRIANÇAS, NOSSOS INSTINTOS POR CONSUMIR JÁ NOS TOMAM POR COMPLETO E, POR ISSO, CADA VEZ MAIS CEDO, OS PEQUENOS INFLUENCIAM OS PAIS A COMPRAR ALGUM PRODUTO OU SERVIÇO. ENTÃO, A ARQUITETURA COMERCIAL DESTE TIPO DE LOJA NÃO DEVE INFLUENCIAR APENAS OS ADULTOS, MAS TAMBÉM AS CRIANÇAS, AS VERDADEIRAS IMPACTADAS PELO QUE VEEM.
As crianças, como sabemos, são totalmente influenciadas pelas emoções e pelo apelo visual. Porém, antigamente, suas opiniões não eram consideradas, diferentemente de hoje, em que elas conseguiram poder de fala e decidem o que querem ou não usar ou consumir. Isso acontece, principalmente, porque os pais não podem gastar muito tempo com os filhos no dia a dia e, como forma de compensar isso, acabam satisfazendo suas vontades através de brinquedos e outros mimos.
Portanto, a arquitetura comercial das lojas infantis deve ser completamente adaptada às crianças, ou seja, ao seu verdadeiro público-alvo. Mas como fazer isso? Siga as nossas dicas:
IDENTIDADE DA MARCA / PÚBLICO-ALVO
Antes de planejar a arquitetura comercial da sua loja infantil, pense na segmentação do público: para qual faixa etária são destinados os produtos? Isso influencia muito, já que uma loja de roupas para bebês não terá a mesma decoração que um estabelecimento que vende roupas para crianças de 10 anos de idade.
Além disso, leve em consideração o estilo e a identidade visual da marca. Ela segue um estilo mais ‘divertido’? Isso também pode definir as cores, a iluminação e a escolha dos móveis que serão utilizados no espaço. Fique atento a esse planejamento inicial e tenha todas essas informações em mente para planejar a arquitetura comercial!
CORES
Como dito, as cores influenciam muito a arquitetura comercial e a escolha da paleta ideal vai de acordo com o público-alvo e sua classe social. Uma loja para bebês, por exemplo, contará com cores claras e tons pastéis, como o branco, rosa claro, azul bebê, verde claro e amarelo. Já uma loja de brinquedos terá em sua decoração cores mais alegres e que chamam a atenção de qualquer criança, como o laranja, roxo, amarelo, verde limão e rosa ‘pink’.
VITRINES
As vitrines são a primeira coisa que a criança verá e ela deve se sentir impactada para querer entrar na loja. Por isso, invista em fachadas decoradas de acordo com o universo infantil, realçando sempre os produtos – painéis, cores, balões, bonecos, personagens de desenhos, entre outras coisas, podem ajudar bastante.
Além disso, foque sempre na iluminação, nas cores utilizadas (sempre condizentes com a identidade visual da marca), na coerência dos produtos expostos e na frequência de troca deles, apresentando constantemente novos cenários criativos.
DATAS COMEMORATIVAS
Além das cores, pense nas datas comemorativas e nas épocas sazonais que podem favorecer seu negócio para poder decorar tematicamente sua vitrine e a loja como um todo para, assim, gerar mais vendas. O Dia das Crianças, por exemplo, é uma ótima data para isso, mas existem outras datas interessantes como Natal, Páscoa, Carnaval, entre outras.
MÓVEIS
Os móveis são peças muito importantes para a arquitetura comercial. Pense, primeiramente, na adequação deles – móveis para um salão de beleza infantil não serão os mesmos usados para uma loja de sapatos infantis, certo?
Depois, invista nas cores da identidade visual, em texturas interessantes que expressem o estilo da loja e em peças criativas, com design diferenciado e que tragam divertimento ao público-alvo. Lembre-se que as crianças devem ficar encantadas com cada detalhe do estabelecimento planejado minuciosamente com a ajuda da arquitetura comercial.
ILUMINAÇÃO
A iluminação de uma loja para crianças deve ser clara e limpa, dando destaque às cores utilizadas em todo o espaço. As luzes, nesse caso, devem destacar a decoração, de forma a criar uma ótima experiência ao público-alvo, e também os produtos, como deve ser em qualquer tipo de loja que tenha o objetivo claro de oferecer o melhor aos seus clientes.
PAPEL DE PAREDE
Papéis de parede são ótimos aliados da arquitetura comercial, principalmente em lojas infantis, pois são baratos e muitos práticos. Além disso, eles possuem uma grande diversidade de estampas, o que facilita muito a adequação à faixa etária correta do público-alvo da sua loja.
Outros recursos baratos que ajudam na decoração são: balões, bonecas de pano, pompom, ‘frufru’, laços de fita, entre outros – vai da sua imaginação e da adequação ao ambiente!
ESPAÇO RECREATIVO
Um espaço recreativo bem planejado na arquitetura comercial é uma ótima ideia para atrair crianças. Uma loja de roupas infantis, por exemplo, pode tranquilamente ter um espaço que conte com lápis de colorir, alguns papéis e uma mesa para que as crianças possam aguardar o pagamento das compras se divertindo. Além do mais, ele ajuda a criar uma experiência incrível a este público, que se fideliza de forma muito simples.
FUNCIONÁRIOS
Os funcionários devem estar de acordo com a mensagem que a loja quer transmitir. Em lojas de fantasias infantis, por exemplo, funcionários fantasiados podem aumentar as chances de venda significativamente. Além disso, em datas comemorativas, os uniformes podem ser incrementados com alguns detalhes que farão toda a diferença e que encantarão os olhos dos pequenos consumidores. Que tal?
Dá para perceber que, quando se trata do público infantil, a arquitetura comercial deve se deixar levar na diversão das cores e texturas. Por isso, quando estiver planejando sua loja, analise tudo com os olhos de uma criança e deixe seu espaço o mais coerente possível. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar nessa questão. Que tal?