O NATAL ESTÁ CHEGANDO E JÁ ESTÁ NA HORA DE INCREMENTAR A ARQUITETURA COMERCIAL COM AS DECORAÇÕES RELACIONADAS! INDEPENDENTE DO TIPO DE LOJA, UMA DECORAÇÃO BEM FEITA FAZ O PÚBLICO SENTIR VONTADE DE ENTRAR NO ESTABELECIMENTO E COMPRAR VÁRIOS PRESENTES PARA AMIGOS E PARENTES.
Quando totalmente decorada para a data, a loja se torna um local apropriado para as compras natalinas ? isso é bem comum em lojas de departamento, como as Lojas Americanas, e em lojas de chocolates e presentes, como a Cacau Show. É um fato que, no Natal, as pessoas tendem a consumir mais e a gastar o 13º salário e, por isso, você não pode deixar de decorar o ambiente adequadamente. Sem a decoração, as pessoas jamais saberão que sua loja vende produtos natalinos. Fique esperto!
Por isso, separamos aqui algumas dicas interessantes para que a decoração de Natal da arquitetura comercial seja atraente e que atraia mais consumidores nesta época importante:
ARQUITETURA COMERCIAL – PRIMEIRO PASSO: PLANEJAMENTO
É claro que a loja, na hora de planejar as decorações natalinas, já está devidamente montada. Porém, para criar uma decoração interessante, é preciso levar em consideração alguns dados importantes, como as cores da loja, o tipo de público, o estilo da marca, entre outras coisas. Uma loja voltada para o público infantil, por exemplo, não terá a mesma decoração que uma loja voltada ao público adulto. Até mesmo os menores detalhes serão influenciados pelo estilo do público e da marca.
Além disso, leve em consideração as cores da loja para que não se torne um carnaval! Claro que cores como verde e vermelho estarão presentes na decoração, mas o melhor a se fazer é tentar combinar os enfeites com as cores utilizadas na arquitetura comercial. Assim, o ambiente ficará harmonizado e adequado para o seu público, chamando a atenção e estimulando a compra.
Na hora de colocar a mão na massa, não faça apenas a compra dos enfeites sem nenhum planejamento prévio. Pense, com antecedência, numa ideia geral e no subtema da decoração. Isso porque você pode apenas fazer uso de uma decoração convencional, mas, talvez, para o seu segmento, seja interessante dar uma incrementada: Natal na Disney (público infantil), Natal em Paris (restaurantes), Noite de Natal, enfim: o que vale é usar e abusar da criatividade!
Depois de acertados os maiores detalhes, chega o momento de compra e preparação dos enfeites. Faça um orçamento prévio do quanto você poderá gastar com os materiais e pesquise em várias lojas diferentes. Uma boa dica é ir aos centros de comércio populares, que vendem enfeites mais baratos. Economize! Encontre formas de reutilizar materiais que a loja já tenha e tente cortar gastos supérfluos.
Depois, é só saber exatamente como posicionar cada detalhe e cada enfeite e criar uma decoração perfeita para o seu ambiente!
ARQUITETURA COMERCIAL – PLANEJE A VITRINE
A vitrine é o espaço principal para sua decoração, já que é o primeiro local que as pessoas vão ver. A arquitetura comercial deve se preocupar com ela de forma que sempre fique muito arrumada e organizada. Seu objetivo é mostrar a identidade da marca e influenciar os consumidores a entrarem e comprarem e, sendo assim, deve ser muito bem planejada. Existem muitas táticas interessantes para deixar a decoração mais interessante, e muitas delas se aplicam especialmente às vitrines.
Algumas ideias interessantes são:
– Use adesivos com desenhos, fotografias, frases de Natal e até a própria marca, pois isso ajuda bastante a complementar a decoração;
– Use decorações especiais, como embrulhos de presentes, meias, velas… Crie um cenário natalino e coloque, junto a ele, alguns produtos vendidos na loja, decorados de forma atraente e com maior destaque;
– Que tal usar plantas na vitrine? Além de serem mais baratas, ajudam a incrementar o cenário. Colocar algumas plantas natalinas, como pinheiros, abetos e azevinhos, pode ser uma boa dica;
– Brinque com a decoração! Que tal fazer algo com efeito 3D, ou seja, com os personagens e manequins ‘saindo’ do vidro? Com certeza, essa ideia dará um pouco mais de trabalho, mas se destacará entre todas as outras lojas.
– Ou ainda, que tal montar um cenário digno de selfie? Algumas vitrines já permitem que o público faça uma fotografia divertida para publicar no instagram com uma hashtag específica.
ARQUITETURA COMERCIAL – PENSE NO INTERIOR DA LOJA
A decoração de dentro deve seguir o tema utilizado na vitrine, pois isso irá criar a decisão final do consumidor de querer levar alguma coisa!
Não se esqueça da árvore de Natal, de detalhes que remetam à decoração externa, aos embrulhos e aos produtos em oferta. Mas tome cuidado: não deixe a decoração se destacar mais que os próprios produtos, ok? Use uma iluminação estratégica para que isso não aconteça!
ARQUITETURA COMERCIAL – A FACHADA DA LOJA TAMBÉM INTERESSA!
Se sua loja fica na rua, pense na possibilidade de criar uma decoração externa, que dialogará com a decoração usada na vitrine e no ambiente interno. Isso ajuda a chamar a atenção do público, principalmente à noite. Coloque árvore de natal, luzes pisca-pisca, plantas, totens, enfim, o que a criatividade e o bolso permitirem!
O Natal é sempre um bom momento para incrementar a decoração da arquitetura comercial e fazer do ambiente um local atrativo para os consumidores. Caso queira mais dicas como essas, acesse o nosso blog e entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender!
Até a próxima!