UM DOS MAIORES DESAFIOS DO PLANEJAMENTO DA ARQUITETURA COMERCIAL É ADEQUAR A DECORAÇÃO DA LOJA DE ACORDO COM A MARCA E O SEU POSICIONAMENTO NO MERCADO E PERANTE O PÚBLICO FINAL. É PRECISO TER BASTANTE CUIDADO PARA PENSAR ESTRATEGICAMENTE EM TODOS OS DETALHES QUE COMPÕEM O ESPAÇO, DE FORMA QUE TUDO FIQUE BASTANTE ALINHADO COM A IDENTIDADE DA MARCA.
Veja, a seguir, quais são os tópicos que devem ser considerados na personalização da arquitetura comercial e como fazê-los importantes dentro do espaço:
O PRIMEIRO PASSO
Antes de pensar em como será feita a arquitetura comercial, é importante pensar na sua própria marca. E isso não significa refletir apenas nas cores, mas também na identidade, ou seja, qual a mensagem que será transmitida para o público.
Para ajudar nisso, aí vão algumas perguntas básicas:
Qual é a mensagem da minha marca? Ela é engajada em alguma causa específica?
Qual o público da minha marca? Qual sua idade? De que ele gosta? No que trabalha? Quais ideais defende?
É uma marca jovem ou tem uma linguagem mais madura?
Se eu pudesse definir a minha marca em uma palavra, qual seria?
As cores usadas são compatíveis com a mensagem que quero transmitir?
Os meus produtos são compatíveis com a mensagem que quero transmitir?
É claro que essas questões são construídas com o tempo e nem todas possuem uma resposta exata. Porém, elas são essenciais para que você e o arquiteto possam prosseguir com o planejamento da arquitetura comercial. O cliente deve estar ciente de que a primeira coisa que este profissional fará é ter uma longa conversa sobre a história, a identidade e as ambições da marca em questão.
TRABALHE NAS CORES
A identidade visual da marca deve estar presente na decoração como um todo e, por isso, é importante levar em consideração as cores da empresa na hora de planejar a arquitetura comercial.
É fato que as cores podem influenciar diretamente a experiência do consumidor, seja trazendo calma, fome, empolgação ou outra sensação. Para escolher as cores que serão usadas no planejamento da arquitetura comercial, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como o perfil do público-alvo (idade, renda, estilo de vida), o estilo da marca, quais produtos serão vendidos, as cores do logo, entre outros que considerar interessantes.
Para ajudar nisso, temos duas opções:
1) O melhor a se fazer é entrar em contato com um arquiteto para que ele possa te ajudar da melhor forma possível.
2) Você também pode ler o nosso artigo sobre a psicologia das cores clicando aqui e se orientar de acordo com o que cada uma delas representa.
FONTES TAMBÉM DEVEM SER USADAS!
Sabe as fontes usadas na marca e em suas artes? Pois bem: elas devem estar em todo e qualquer texto presente dentro da loja. Isso ajuda (e muito!) a reforçar a ideia da marca e sua identidade visual na arquitetura comercial.
E é em qualquer detalhe mesmo: seja na sacola, no papel timbrado, em placas de preços ou de banheiros, em adesivos ou em descrições dos produtos. São infinitas as possibilidades de usar as fontes e a identidade na comunicação visual da loja como um todo.
PENSE ESTRATEGICAMENTE NOS MATERIAIS E NA ILUMINAÇÃO
Pode parecer que não, mas a marca e sua identidade refletem diretamente arquitetura comercial, seja na iluminação ou nos materiais usados nos móveis e em outros locais. Isso é importante para que a linguagem da marca esteja presente, para que os clientes possam sentir isso e para destacar a decoração com um todo. Uma loja com estilo sustentável, por exemplo, pode abusar de móveis rústicos, de produtos reciclados e de arranjos de plantas – isso está diretamente ligado ao seu posicionamento perante os clientes.
Além disso, é importante que os móveis sejam sempre mantidos limpos e bem cuidados para que o espaço esteja sempre limpo e agradável para os clientes.
PENSE NA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DE CADA CLIENTE
Lembre-se: no planejamento da arquitetura comercial, seja em qualquer tipo de loja, o bem estar do cliente é um dos tópicos mais importantes, além de concluir a venda, claro. Porém, não haverá venda se não houver cliente satisfeito, certo?
É muito importante a personalização da loja, mas é mais importante ainda oferecer uma boa experiência de consumo a cada visitante. Por isso, não foque apenas na personalização em si, mas também em como ela pode beneficiar nessa experiência do consumidor dentro do ambiente.
A arquitetura comercial busca mostrar em todo o espaço de uma loja que a marca está presente em cada detalhe. Isso mostra também um cuidado especial e um carinho da empresa para com os seus clientes, que vivenciarão uma experiência de consumo satisfatória.
Caso queira saber mais sobre este assunto, entre no nosso blog e leia mais. Caso queira ajuda no planejamento da arquitetura de seu estabelecimento, entre em contato conosco que teremos o prazer de te ajudar da melhor forma possível!