NÃO SEJAMOS INOCENTES: A MAIORIA DOS ESTABELECIMENTOS POSSUI, EM SUA ARQUITETURA COMERCIAL, TÁTICAS QUE AJUDAM A VENDER MAIS. SÃO ESTRATÉGIAS SUTIS QUE FAZEM COM QUE OS CONSUMIDORES ACABEM FAZENDO UMA COMPRA MAIOR DO QUE A QUE ESTAVA PREVISTA.
Neste texto, vamos mostrar o que é feito dentro da arquitetura comercial dos supermercados para mudar o pensamento dos consumidores e os induzir a comprar até mesmo o que não precisam.
ARQUITETURA COMERCIAL: POR QUE É IMPORTANTE PARA OS SUPERMERCADOS INVESTIR NESSAS ESTRATÉGIAS?
Em primeiro lugar, é importante analisar os motivos reais pelos quais os supermercados utilizam as estratégias de marketing e vendas. Alguns deles:
Aumenta as vendas: é fato que os supermercados nunca deixam de lucrar, já que vendem produtos de primeira necessidade. A população brasileira, vira e mexe, está comprando algo aqui ou ali para suprir a falta de algum alimento ou produto de necessidade básica dentro de casa. Porém, em tempos de crise, ela pensa duas vezes antes de levar para casa um produto do qual, de fato, não esteja precisando. Por isso, os supermercados começam a planejar um marketing pesado, utilizando a arquitetura comercial a seu favor, de forma a garantir a frequência dos clientes, mesmo em tempos difíceis.
Atrai novos consumidores e fideliza os antigos: se o supermercado possui uma arquitetura comercial mais atrativa, será mais frequentado e atrairá clientes novos. Além disso, o uso de anúncios chamativos, como promoções e ofertas, é uma ótima isca para novos potenciais compradores. Isso é tudo que se precisa para se destacar em um mercado tão competitivo.
Destaque entre os concorrentes por um serviço de qualidade: com todas as estratégias utilizadas, as vendas começarão a aumentar e, assim, o estabelecimento se destacará entre a concorrência. A excelência nos serviços, seja no atendimento, na limpeza, na organização ou na variedade de produtos, é essencial para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
ARQUITETURA COMERCIAL: COMO PLANEJAR ESTRATÉGIAS PARA UM SUPERMERCADO VENDER MAIS?
São muitas as estratégias de venda utilizadas em um supermercado. De início, elas são imperceptíveis, mas, se analisadas com calma, podem ser vistas em qualquer loja desse tipo. Veja alguns truques usados por estes estabelecimentos como forma de atrair clientes e aumentar os lucros:
Posicionamento dos produtos nas prateleiras: pode observar ? quando você vai a um supermercado, vê sempre as marcas mais famosas estrategicamente posicionadas na altura certa do seu campo de visão, não é? Isso acontece porque as marcas pagam para que seus produtos possam aparecer em pontos mais estratégicos e, assim, chamar a atenção dos consumidores, sejam eles adultos (prateleiras mais altas) ou crianças (prateleiras mais baixas). Outra forma das marcas atraírem o olhar do público é através de anúncios e da apresentação de produtos novos ou mais famosos, estimulando a compra.
Produtos estrategicamente colocados ao lado de complementares: Já reparou que os pães ficam posicionados bem ao lado dos frios? Isso acontece porque os dois produtos se complementam e, por isso, as chances de o consumidor comprar pão de sal + manteiga, por exemplo, são grandes.
Posicionamento dos produtos pelo supermercado: normalmente, os produtos de primeira necessidade, como os que estão presentes em uma cesta básica, ficam dispostos ao fundo do supermercado. Isso porque, como eles são produtos básicos, as chances de um consumidor ter ido comprar um deles são grandes. Colocando-os ao fundo do local, o cliente terá de passar por outros corredores e virá vários produtos que podem acabar sendo levados para casa. Além disso, a maioria dos supermercados posiciona os alimentos saudáveis em locais mais à frente, para que o consumidor compre-os e não se sinta culpado em adquirir, também, alimentos com alto teor de gordura.
Degustações e amostras grátis: são grandes armadilhas para comprar o produto anunciado. Isso porque elas são basicamente uma experiência de consumo e, na maioria das vezes, a compra é acaba sendo feita.
Corredores longos: os corredores longos são uma tática interessante da arquitetura comercial, já que, quanto maiores, mais produtos o cliente é obrigado a ver e é induzido a comprar.
Música, iluminação e decoração: o clima do ambiente também faz com que ele se torne agradável. As músicas usadas em supermercados geralmente são relaxantes, e isso serve para que o consumidor desacelere e permaneça mais tempo dentro do estabelecimento. A falta de janelas, a iluminação forte e as cores claras também mudam a concepção de tempo do cliente no local.
Carrinho: sabe quando você vai a um restaurante e se depara com um prato grande e raso, feito para que você pegue mais comida? O mesmo acontece no supermercado com os carrinhos. Quanto maior forem, mais produtos conseguem abrigar.
Corredores do caixa: os corredores normalmente são muito estreitos e impossibilitam o arrependimento por ter pegado um produto desnecessário. Essa é uma estratégia muito utilizada na arquitetura comercial para que o cliente não possa voltar para devolver uma mercadoria.
Guloseimas pelo corredor: são um clássico! Na fila do caixa, os consumidores podem se deparar com balas, chocolates, refrigerantes, salgadinhos, entre outros produtos que são relativamente baratos, mas que ajudam muito no lucro do supermercado. Muitas pessoas acabam comprando esses produtos por impulso, gastando mais do que deviam.
Viu? A arquitetura comercial de supermercados é realmente muito sutil, mas está sendo usada cada vez com mais frequência nos dias de hoje. Até mesmo os menores mercados usam estratégias de marketing em sua arquitetura comercial, fazendo com que o consumidor sinta vontade de consumir mais do que o planejado.
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