GRANDES ESTABELECIMENTOS OU PRÉDIOS PLANEJADOS PARA A ARQUITETURA COMERCIAL, SEJAM ELES SHOPPING CENTERS, SUPERMERCADOS, LOJAS DE PRODUTOS VARIADOS OU PRESTADORAS DE SERVIÇO, SEMPRE POSSUEM UMA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, QUE É UTILIZADA NÃO SÓ PARA QUE OS CLIENTES POSSAM LANCHAR, MAS TAMBÉM FAZER REUNIÕES, CONVERSAR COM AMIGOS E PARENTES OU PARA PASSAR O TEMPO.
Por isso, torna-se cada vez mais necessário incluir na arquitetura comercial, em tempos de grande concorrência, espaços que proporcionarão conforto e bem estar aos frequentadores do local, de forma a criar experiências de consumo realmente memoráveis e que os farão voltar sempre que possível.
Neste texto, você vai saber como planejar estrategicamente uma praça de alimentação ou um coffee place, de forma a criar um espaço muito agradável aos seus clientes dentro da arquitetura comercial.
A IMPORTÂNCIA DA PERSONALIZAÇÃO NA ARQUITETURA COMERCIAL
Como já dissemos por aqui, a identidade da marca e da loja como um todo na arquitetura comercial também tem que estar presente na praça de alimentação. Por isso, fique atento às cores e formas que conversarão melhor com o resto do espaço e que deixem o local o mais harmônico possível. Lembre-se da psicologia das cores na hora de planejá-las para um local em que as pessoas irão comer e passar um tempo.
Além disso, pense no tipo de público que frequentará o local. Se for um ambiente voltado para o público vegetariano, por exemplo, a decoração será totalmente diferente da utilizada para uma área de burguerias. Se o espaço for misto, que normalmente é o que acontece em shopping centers onde há muitas opções de restaurantes e pratos variados, opte por uma decoração mais neutra, que valorize as cores e a iluminação do shopping de uma forma geral.
O USO ESTRATÉGICO DA ILUMINAÇÃO NA ARQUITETURA COMERCIAL
A iluminação também conta muito na decoração de um ambiente. Isso porque, caso o espaço de alimentação tenha uma luz mais amena, isso significa que ele preza por um ar mais romântico e intimista. Já um ambiente mais claro e iluminado tem um ar mais despojado e amigável. Essas ideias são predefinidas e fazem parte da nossa percepção de mundo, não tem como modificá-las, ok?
A ESCOLHA DOS MÓVEIS CERTOS
Os móveis de uma praça de alimentação devem estar de acordo com a identidade e o posicionamento dela, tanto nos materiais quanto em suas cores e tamanhos. Se for um ambiente voltado para lanches saudáveis, móveis rústicos ou de palha, que remetam à natureza e ao frescor do meio ambiente, serão mais adequadamente utilizados. Já no caso de burguerias retrô, por exemplo, móveis de vinil se adequarão melhor à decoração e ao posicionamento da marca.
Em casos de praças de alimentação em shopping centers, os móveis serão adequados à decoração do ambiente de forma geral. As mesas e cadeiras devem ter um espaço entre si para a passagem dos clientes e, para manter a organização, uma boa opção são as mesas e cadeiras acopladas e parafusadas ao chão, de forma que não haja nenhum desconforto a quem passa pelo local.
Além disso, cuide dos móveis para que estejam sempre mantidos limpos e bem cuidados em prol do bem estar dos clientes. Essas dicas podem ser valiosas para o seu projeto!
OUTRAS OPÇÕES PARA UMA DECORAÇÃO IMPECÁVEL PARA A ARQUITETURA COMERCIAL
Além da questão dos móveis, das cores e da iluminação, o que vale é experimentar! Por isso, pense na utilização de plantas na decoração, em estampas, adesivos, texturas e cores personalizadas para as pareces, de forma a agradar a visão dos clientes, ou até mesmo um piso diferenciado pode dar um toque especial no planejamento do espaço de alimentação.
OPÇÕES DIFERENCIADAS PARA APRIMORAR O PLANEJAMENTO DA ARQUITETURA COMERCIAL
Se você quer inovar no planejamento da sua praça de alimentação, pense fora da caixa! Que tal um espaço gastronômico feito com food trucks? Ou um espaço a céu aberto, fazendo de uma varanda um lounge ou algo do tipo? E que tal se o teto do espaço fosse de vidro ou tivesse uma decoração personalizada? Pensar em espaços não convencionais vai atrair o público que tem como objetivo experimentar e viver experiências totalmente novas. É uma ideia a ser explorada!
FUNCIONÁRIOS TAMBÉM MERECEM ATENÇÃO
Não adianta planejar toda a decoração da arquitetura comercial e deixar a aparência dos funcionários de lado, não é? Por isso, peça que eles usem uniformes e sigam as regras de higiene básica: cabelos presos, luvas, entre outras coisas. Além disso, é importante que os funcionários sejam treinados adequadamente e sejam recompensados e elogiados para que se sintam bem no local de trabalho.
Como dito, tudo é possível na hora de planejar e tudo deve ser discutido com um arquiteto para analisar as possibilidades dentro do seu caso e do seu orçamento. É muito importante a presença deste profissional, já que é ele quem entende o que pode ou não ser feito para o seu espaço, seja uma praça de alimentação em shopping ou um café gourmet em uma loja de grande porte. Caso queira auxílio, entre em contato conosco!