A arquitetura corporativa não é mais apenas um luxo que os escritórios se permitem ter – ela é uma peça fundamental de valorização do ambiente de trabalho e, consequentemente, do bem estar dos funcionários. Por isso, cada vez mais, as empresas estão procurando decorar e organizar os espaços com a ajuda da arquitetura corporativa, através de um profissional qualificado da área.
Para que isso aconteça de forma eficaz, é preciso que haja total sintonia de ideias entre contratante e contratado, de forma que as informações sejam passadas de um para o outro com a maior clareza possível.
Nenhum cliente é igual ao outro, e é preciso muito cuidado para tratar cada caso em específico. Isso quer dizer que o arquiteto deve aprender não apenas o perfil do cliente que o contratou, mas suas missões, valores, objetivos, identidade, entre outras informações. É preciso que, pelo tempo que estiver trabalhando para a corporação, ele vista a camisa da empresa.
A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA CORPORATIVA PARA UM NEGÓCIO
Antes de qualquer coisa, é importante mencionar algo básico: uma corporação é feita de pessoas. Por isso, é importante que os espaços sejam funcionais, práticos e organizados, para que os trabalhadores se tornem mais motivados e produtivos.
É aí que a arquitetura corporativa entra: ela ajuda a fazer de um ambiente de trabalho simples um lugar bonito, bem decorado e com design atraente. Dessa forma, os funcionários trabalham com mais bem estar e, assim, podem até mesmo melhorar a qualidade do trabalho feito diariamente. E isso desenvolve o crescimento corporativo, aumento dos lucros e a visibilidade perante os clientes e fornecedores.
A arquitetura corporativa, portanto, trabalha pensando em uma série de fatores: na decoração do ambiente, no melhor aproveitamento dos espaços, no visual, na iluminação, na ergonomia, no design dos móveis e nas cores usadas em todo o espaço, entre outras coisas mais específicas, como o planejamento de armários e estantes, tudo de forma a melhorar a qualidade de trabalho e de convivência.
Por ser uma área em constante desenvolvimento e evolução, a arquitetura corporativa apresenta alguns desafios que os arquitetos enfrentam a cada novo cliente. Por isso, é comum dizer que este tipo de arquitetura não funciona apenas para os ambientes, mas sim, principalmente, para cada indivíduo que o frequenta todos os dias.
Algumas coisas a se levar em consideração na arquitetura corporativa, como já dito, são os materiais, o conforto, a sustentabilidade e os valores da empresa. Os materiais, como madeira e metal, são ótimos para mostrar elegância e sofisticação, por exemplo. Já a sustentabilidade, é algo com que as empresas estão se preocupando cada vez mais, com o objetivo não só de serem amigas do meio ambiente, mas sim de renovarem as energias do local de trabalho e dos funcionários. E por fim, a missão e os valores da empresa, que devem estar explícitos na arquitetura desde a recepção até o último cômodo do espaço.
COMO FAZER A SINTONIA ENTRE CLIENTE E ARQUITETO FUNCIONAR NA ARQUITETURA CORPORATIVA?
Como já dito, na arquitetura corporativa, não vale apenas conhecer o cliente – é necessário vestir a camisa da empresa e se sentir parte dela. É preciso conhecer sua história, seus valores, sua identidade visual, seus objetivos e todas as informações importantes que podem ser apresentadas, já que tudo isso tem que estar refletido na decoração do ambiente corporativo.
Por isso, o arquiteto tem que saber ouvir e perguntar. Ele tem que estar por dentro de tudo, e isso só pode acontecer com o diálogo constante. Além disso, é importante que ele saiba apresentar e defender seus argumentos e suas ideias para mostrar o que vai ser melhor para a arquitetura da empresa. Apresentar o planejamento e explicá-lo é essencial neste caso.
Tratando-se dos funcionários, é interessante conversar com todos eles, saber o cargo, a visão em relação à empresa e o objetivo profissional de cada um. Envolvê-los no planejamento faz com que se sintam peças fundamentais da mudança. Para poder conversar com todos, é legal ter um intermediário, que pode ser o líder (representante) da empresa. Com todas essas preparações, é bem provável que a produtividade cresça, que a imagem corporativa se desenvolva e, por último, mas não menos importante, que os lucros aumentem.
Depois de iniciados os trabalhos, é essencial que exista um cronograma de prazos e entrega de resultados, além de uma planilha com orçamentos e valores – a organização e o limite de preços são dados fundamentais para acompanhamento. As obras podem acontecer em horários que não sejam comerciais, para não atrapalhar o trabalho dos funcionários. Além disso, é importante contar com imprevistos, que devem ser resolvidos rapidamente pelo representante e pelo arquiteto em questão. Afinal, tudo está sendo pensado para aumentar a satisfação de funcionários e clientes da empresa.
Concluindo, na arquitetura corporativa, é muito importante que haja sintonia entre empresa e arquiteto, para que todas as informações sejam trocadas de forma plena e que não haja nenhum ruído de comunicação que possa dar dores de cabeça posteriores. Por isso, converse bastante com seu arquiteto e não deixe nenhuma informação de fora na hora do planejamento.