UMA EMPRESA QUE SE PREZE NÃO PODE DEIXAR PASSAR EM BRANCO O PLANEJAMENTO DA SUA RECEPÇÃO NA ARQUITETURA CORPORATIVA.
Por isso, é muito importante pensar muito na hora de decorá-la, já que ela representa a entrada do seu escritório, o primeiro local que será visto pelos visitantes, ou seja, o primeiro lugar do qual eles criarão uma impressão. É bom ficar de olho e se lembrar sempre de que uma recepção deve proporcionar o máximo de conforto aos visitantes!
Siga as nossas dicas para uma decoração perfeita da recepção da sua empresa:
A IDENTIDADE DA MARCA
Como dizemos sempre, a arquitetura corporativa deve mostrar a identidade da marca, seus valores e posicionamentos através da decoração e da organização do escritório, e com a recepção não poderia ser diferente. Por isso, se a marca propõe mais seriedade, invista em uma recepção mais séria e, se a empresa for mais despojada, é permitido ?brincar? com a decoração ? tudo depende do limite que os princípios da empresa dão para este caso.
Além disso, toda a decoração tem que estar voltada para as cores da identidade visual da marca, e isso também inclui a entrada da empresa. Por isso, preste muita atenção nas cores utilizadas de canto a canto no espaço.
AS CORES E OS MATERIAIS UTILIZADOS
As cores e os materiais usados na arquitetura corporativa também devem estar de acordo com a identidade visual e aos valores empresariais. Por isso, crie uma paleta de cores (que abrangem as usadas na marca) e faça um esboço (com a ajuda de um profissional, claro) de onde elas poderiam ser melhor aplicadas para proporcionar o máximo de conforto visual às pessoas. É bom se lembrar de que não são apenas as cores da marca que podem ser utilizadas, mas também as cores complementares que estarão em objetos decorativos, em móveis e outros detalhes do ambiente.
Além disso, na hora de planejar a arquitetura corporativa, pense nos materiais que serão utilizados e quais deles podem combinar melhor com o perfil da empresa. Materiais e texturas como madeira, metal e acrílico são muito comumente usados, e eles variam de ambiente para ambiente.
A ORGANIZAÇÃO DO LOCAL
Depois de planejado e decorado de forma satisfatória, não adianta nada o ambiente ficar desorganizado, não é? A arquitetura corporativa pede organização e, por isso, nunca deixe nada fora de ordem! Coloque etiquetas nas prateleiras, gavetas e caixas para facilitar a identificação e procura por algum objeto. Guarde o que não é usado com muita frequência e deixe por cima da mesa apenas o computador e o que for necessário para o trabalho.
Além disso, esconda sempre coisas que não são agradáveis aos olhos dos visitantes, como fotografias de cirurgia ou contas a pagar, e acentue a beleza do local através de quadros, enfeites e plantas (vale aqui também a sustentabilidade).
A RECEPCIONISTA / SECRETÁRIA
A recepcionista deve estar de acordo com toda a arquitetura corporativa para causar uma boa impressão aos visitantes. Por isso, disponibilize à funcionária uniforme, crachá, entre outras coisas das quais ela precisará. Nada de roupas inadequadas no ambiente de trabalho!
Além disso, é importante que essa funcionária seja treinada adequadamente para saber se comportar diante aos clientes e aos problemas que podem surgir. Ela precisa trabalhar de forma ética e atender ao telefone sempre falando o nome da empresa.
AS CADEIRAS OU SALA DE ESPERA
A sala de espera corresponde a uma grande parte da arquitetura corporativa da recepção e, por isso, é imprescindível analisar a forma como ela será montada.
É importante que as cadeiras sejam as mais confortáveis possíveis e que tenha espaço para clientes especiais (cadeira de rodas). Analise a possibilidade de colocar Wi-Fi, revistas (sempre atualizadas), bebedouros, café e lanches, televisão e música para que as pessoas possam se distrair um pouco enquanto esperam ser atendidas.
OS BANHEIROS
Disponibilize banheiros para os clientes e mantenha-os o mais limpo possível. Cuide das toalhas, do piso e de tudo mais para que tudo esteja sempre brilhando. Como dito, não basta apenas planejar a arquitetura corporativa perfeita, mas também é preciso mantê-la da forma adequada.
ALIMENTAÇÃO: CAFÉ, ÁGUA, BISCOITOS…
Em qualquer tipo de empresa, é muito importante oferecer água aos clientes, mas que tal também dar algo a mais para fidelizá-los? Talvez uma garrafa de café, biscoitos e alguns doces podem fazer a alegria das visitas e a criar a empatia por parte delas. Mas valem algumas dicas: deixe sempre a garrafa de café cheia e fresca (sem café requentado), água à vontade (gelada e normal) e os biscoitos sempre novos e inteiros (sem comida quebrada e esfarelada). Como dito, manutenção na arquitetura corporativa é tudo!
Vale lembrar que a arquitetura corporativa vai muito além da escolha dos móveis e das cores utilizadas nas paredes. Por isso, é importante se dedicar à decoração de uma recepção, pois ela é o primeiro lugar visto pelos seus clientes e é onde será gerada a primeira impressão. Fique sempre atento e, se precisar de ajuda no planejamento do espaço, entre em contato conosco!