JÁ DISSEMOS POR AQUI UM POUCO SOBRE A PSICOLOGIA DAS CORES, OU SEJA, SOBRE A INFLUÊNCIA QUE AS CORES USADAS NA ARQUITETURA TÊM NA VIDA E NO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES: O VERMELHO, POR EXEMPLO, ABRE O APETITE, ENQUANTO O AZUL TRAZ SENSAÇÃO DE LIMPEZA. JÁ PERCEBEU UM PADRÃO DE CORES NAS LOJAS QUE VOCÊ FREQUENTA?
Então, agora, falaremos sobre os materiais usados no design de um espaço e qual é a influência deles na vida das pessoas que o habitam ou o frequentam, ou seja, a psicologia dos ambientes. Neste texto, você vai descobrir quais são as sensações que eles estimulam para não errar na escolha dos móveis para o seu ambiente. Veja:
OS MATERIAIS TÊM CAPACIDADE DE TRANSMITIR UMA MENSAGEM
Em qualquer lugar que você vá, é fácil perceber que cada ambiente possui uma disposição de móveis, cores, objetos e pontos de luz, e é isso que configura um espaço. Os materiais utilizados, portanto, devem ser escolhidos a dedo para que combinem com todo o resto da decoração e que haja um diálogo entre todos os elementos.
Essa ?comunicação? na arquitetura é tão forte que podemos perceber em vários locais em que vamos. Se você vai a uma burgueria anos 60, por exemplo, irá encontrar móveis de material brilhante, como plástico, vinil e couro. Caso vá a uma clínica odontológica, verá muito metal e vidro, que dão a sensação de frescor e limpeza. Já em floriculturas, é fácil encontrar madeira e pedras, que proporcionam a ideia de um ambiente mais natural e rústico. Cada espaço é construído e decorado com materiais que dialogam com seu estilo.
Mas isso não quer dizer que deve ser usado apenas um material ou uma cor em todo o ambiente, ok? O ideal é que as cores e formas se misturem de forma fluida, gerando diferentes sensações, que se conectam de forma bastante harmonizada.
A UTILIZAÇÃO DA MADEIRA NA ARQUITETURA
A madeira está presente em grande parte das residências brasileiras e tem o poder de gerar conforto para o local. Isso porque ela não sofre variações térmicas e, por isso, está sempre com uma temperatura agradável, dando a sensação de aconchego. Além disso, como já falamos por aqui, a madeira é um ótimo material de bloqueio de ruídos sonoros!
A madeira é bastante encontrada não apenas em residências, mas também em estabelecimentos mais rústicos, como restaurantes, spas, sítios, lojas de roupas, entre outros.
A UTILIZAÇÃO DA PEDRA E DO MÁRMORE NA ARQUITETURA
A pedra e o mármore trazem a sensação do frio e do frescor, mas isso depende também do tipo de acabamento. Algumas são utilizadas de forma mais ?polida?, como os tampos de mesa e de estantes de cozinha, mas também podem vir em uma forma mais rústica.
Geralmente, são utilizadas em locais onde se quer passar a ideia de limpeza, como na cozinha e na área de lavanderia, ou em estabelecimentos comerciais como clínicas odontológicas e ambientes mais elegantes. O ideal é misturá-lo com materiais que dão a sensação de aconchego, como madeira e tecidos, para que o local não fique ?frio? demais.
A UTILIZAÇÃO DOS TECIDOS NA ARQUITETURA
Os tecidos dão a sensação de conforto e acolhimento na arquitetura. É possível observar que espaços que possuem tapetes, cortinas, muitas almofadas, sofás e poltronas provocam calma e até mesmo sono.
Os tecidos são muito utilizados em espaços residências, nos formatos mencionados acima, mas também em ambientes corporativos, como no caso dos carpetes, poltronas e cortinas, que ajudam até mesmo a reduzir os ruídos sonoros e a trazer conforto.
A UTILIZAÇÃO DOS METAIS NA ARQUITETURA
Os metais são utilizados principalmente para conferir ao ambiente a sensação de tecnologia, sendo mais frios e ?artificiais? que os outros tipos de materiais. Quando combinados, eles conseguem dar ao espaço uma elegância, principalmente com tecidos e pedras, permitindo balancear os locais considerados rústicos com um toque de modernidade.
Os metais são aplicados em diversos locais, sejam eles residenciais, comerciais ou corporativos. Em estabelecimentos, é comum vê-los em lojas de aparelhos tecnológicos, justamente por passarem esse tipo de mensagem ao consumidor.
A UTILIZAÇÃO DO VINIL NA ARQUITETURA
O vinil é um material utilizado em ambientes mais divertidos, já que podem ter diferentes cores que, quando combinadas entre si, criam cenários interessantes. Este material é usado principalmente em lojas de brinquedos e em estabelecimentos retrô, como burguerias e discotecas.
Por fim, é importante dizer que, na hora de planejar a arquitetura e a decoração de um ambiente, o ideal é analisar qual o estilo preferido de decoração e quais materiais, formas e cores podem ser explorados para que o ambiente expresse uma mensagem por si só. Para isso, recomendamos que você procure um arquiteto para verificar o ambiente e ver como ele pode lhe auxiliar no seu projeto! Caso queira mais dicas de arquitetura para o seu projeto, acesse o nosso blog e entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender!
Até a próxima!