Uma coisa é certa: a vitrine é o cartão de visitas de uma loja e pode definir se os clientes vão entrar ou não para ver e comprar os produtos. Por isso, a arquitetura comercial deve se preocupar com ela de forma que sempre fique muito arrumada e organizada. Seu objetivo é mostrar a identidade da marca e influenciar os consumidores a entrarem e comprarem e, sendo assim, deve ser muito bem planejada.
Existem muitas táticas interessantes para deixar a arquitetura comercial mais interessante, e muitas delas se aplicam especialmente às vitrines. O mais importante é atualizar sempre os produtos e a decoração, para mostrar que a loja sempre conta com novidades, ajudando a aumentar a frequência dos clientes.
IDENTIDADE VISUAL
Para criar uma vitrine perfeita na arquitetura comercial, antes de qualquer coisa, é indispensável planejá-la de acordo com a identidade visual da marca, suas cores e seus conceitos e valores como um todo. A vitrine, sendo a primeira coisa vista pelo consumidor, deve mostrar qual o estilo da loja e, se ela estiver de acordo com a maneira do público se vestir, ele, com certeza, entrará no local.
Falando nisso, não é legal se esquecer do público-alvo! Conheça bem o seu e crie a vitrine de acordo com seus gostos. Isso tudo influencia demais no estilo da loja e nos elementos utilizados na decoração. Lembre-se que é ela que definirá se entraremos numa loja ou não.
DECORAÇÃO
Na hora de decorar a vitrine na arquitetura comercial, pense num conceito e na mensagem que quer passar. Por exemplo, se sua loja trabalha com bolsas, escolha para exibição uma linha que tenha coerência e, assim, a vitrine não se tornará um grande carnaval de cores e texturas.
Além disso, lembre-se de deixar todos os produtos e elementos expostos na altura adequada para cada tipo de público – uma loja de crianças apresentará os produtos numa altura menor que lojas adultas.
Pense também em todos os elementos e como eles podem dialogar com os produtos e com a identidade visual. Manequins, adesivos, iluminação, mobiliário e outros objetos são opções comumente utilizadas (o uso de cada uma varia de acordo com o tipo do estabelecimento) para criar uma paisagem convidativa, agradável aos olhos e que não peque pelo excesso.
Além disso, verifique se a arquitetura comercial do ambiente também está convidativa – não adianta criar uma vitrine impecável e deixar a loja sem nenhum cuidado, não é? Pense nos móveis, iluminação e na disposição de produtos dentro do espaço.
ILUMINAÇÃO
A iluminação da vitrine é algo de extrema importância para a arquitetura comercial. Ela tem que ajudar a destacar os produtos e a decoração da cena, mas tudo isso sem cansar os olhos dos consumidores, sem mudar as cores dos elementos, sem esquentar a vitrine (o que pode ser bem perigoso) e sem ofuscar o vidro. A luz deve ser suave e estrategicamente posicionada nos lugares que precisam.
MANEQUINS
Já ouviu falar em manequins específicos para cada tipo de loja? Uma loja plus size, por exemplo, conta com manequins adequados ao corpo do público, da mesma forma que as lojas femininas, masculinas e infantis. Eles também podem se adequar ao estilo da loja, tendo uma posição mais ‘séria’, ‘fashion’ ou mais ‘descolada’ e chamando a atenção dos consumidores, que se sentem representados. É como dizemos: adequação é tudo na arquitetura comercial!
ESCOLHA DOS PRODUTOS
Como já dito, a escolha dos produtos interfere muito na decoração da vitrine. Veja a exposição como uma ‘provocação’ ao despertar da curiosidade do cliente para que ele entre na loja, queira ver a coleção inteira e faça suas compras.
Por isso, nunca exponha todos os produtos de uma vez! Além do mais, equilíbrio é essencial: enchendo a vitrine de coisas, o cliente não conseguirá ver nada e não terá nenhum interesse. Pense estrategicamente nos produtos e exponha sempre aqueles que estão na moda, além de algumas promoções bacanas.
PORTAS
Por incrível que pareça, as portas também devem ser planejadas na arquitetura comercial, sejam de vidro, madeira ou de qualquer outro tipo de material. Elas influenciam e encorajam a entrada dos consumidores ao ambiente. Uma tática interessante é construir portas largas – quanto maior a entrada de uma loja, mais confortável o cliente se sentirá ao entrar nela.
DATAS ESPECIAIS
A decoração de uma vitrine deve ser constantemente renovada na arquitetura comercial e preferencialmente, depois que a loja fecha, para que os funcionários tenham tempo de montar tudo com calma e para que o cliente se surpreenda constantemente com as novidades.
Uma maneira interessante de modificar sua vitrine frequentemente é aproveitar não apenas as coleções novas e os novos produtos que chegam, mas também as datas comemorativas e os dias importantes para a marca, como o Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, entre outros.
Na arquitetura comercial, ousar para criar uma vitrine bonita e condizente com o estilo da marca é essencial. Para isso, procure um arquiteto e veja como ele pode lhe auxiliar no seu projeto. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar nessa questão.
Até a próxima!