QUE O PINTEREST É A REDE SOCIAL MAIS INSPIRADORA PARA QUALQUER COISA, TODOS JÁ SABEM. DE LÁ, SAEM IDEIA REALMENTE MUITO BACANAS, SEJA PARA MAQUIAGEM E CABELO, ARTES EM GERAL OU, COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER, PARA DECORAÇÃO, QUE TAMBÉM PODEM SER ESTENDIDAS PARA A ARQUITETURA COMERCIAL.
Como já dissemos várias vezes aqui no blog, o que vale é ousar na decoração da loja, seja de qual área do comércio ela for. Fazendo as adequações certas ao estilo da loja, as inspirações do Pinterest podem ajudar bastante.
Neste texto, você vai descobrir como usar as ideias da internet na arquitetura comercial da melhor forma possível.
PRIMEIRO PASSO: DEFINIR CONCEITOS, MATERIAIS, CORES E ORÇAMENTOS DA ARQUITETURA COMERCIAL
Não é segredo: para começar o planejamento da arquitetura comercial com o pé direito, não dá para pular as definições iniciais. De início, planeje o conceito da marca, seu posicionamento, o estilo, o público-alvo (classe social, idade, estilo de vida, entre outras características importantes) e como ela se comunicará com os clientes.
Experimente ser autêntico para seu público e, a partir daí, se esforce para transmitir para a clientela todas essas informações em cada detalhe, em cada canto do espaço e em cada produto vendido. Também esteja ciente do tamanho do espaço e de como os móveis, produtos e quaisquer outros objetos estarão distribuídos pelo local. Isso tudo tem um único objetivo, que é tornar o ambiente o mais atrativo possível, criando uma experiência de consumo à clientela.
Depois de definido o estilo, pense na paleta de cores e nas texturas que combinarão com todo o conceito. Veja as cores como forma de influenciar diretamente a arquitetura comercial, seja trazendo ao público qualquer tipo de emoção ou sensação. Elas têm o poder de mudar os sentimentos dos clientes, fazendo com que ele se comporte exatamente como a marca quer. Considere as cores da própria marca e mais algumas complementares, que trarão as sensações desejadas aos consumidores. Caso queira uma ajuda na escolha da paleta perfeita, leia o nosso artigo sobre a psicologia das cores.
Também defina os materiais que dialogam melhor com a proposta da arquitetura comercial que está sendo planejada. Madeira, metal, vidro, tecidos… São muitos os materiais e cada um deles se adequa a estilos e bolsos diferentes.
Falando em bolso, é bom ficar de olho nos preços: economizar nunca sai de moda e, às vezes, você encontra um material que seria segunda opção por um preço muito menor, e que ornará com o resto da decoração tanto quanto a primeira opção. Vale a pena, não é?
No mais, consulte um profissional da área para auxiliar na decoração e na escolha de todos os elementos mais importantes da sua decoração.
DIY E ARTESANATO
Depois de planejar tudo direitinho, a decoração dá espaço à imaginação. E que tal usar as próprias mãos para criar coisas incríveis para sua loja? O artesanato e o DIY são muito valorizados e ricos em detalhes, que darão todo um charme ao seu espaço.
O DIY (ou ?Faça Você Mesmo?) é uma modalidade de trabalho manual em que qualquer pessoa, com os materiais certos, pode fazer coisas incríveis. Na internet, você pode encontrar vários blogs com tutoriais de produtos incríveis para decoração. Normalmente, são destinados a sala ou quarto, mas podem ser facilmente adaptados para a arquitetura comercial.
Além disso, o artesanato também é uma opção muito criativa. Mas, se você não tiver habilidade para isso, valorize o trabalho dos artistas da sua cidade! Além de fazer movimentar a economia nas mãos de quem precisa, você vai adquirir produtos únicos, que não foram produzidos em série e que vão abrilhantar a sua loja. Que tal?
MÓVEIS
É realmente muito difícil modificar móveis, por serem objetos mais caros, mas sempre dá para dar aquele jeitinho. Uma boa ideia é restaurar móveis antigos, pintando-os de forma criativa e os destacando dentro da arquitetura comercial. Além disso, a reciclagem e a reutilização fazem toda a diferença! Olhe para aquele objeto improvável com um outro olhar e veja nele um potencial de decoração do seu espaço.
ILUMINAÇÃO
A iluminação na arquitetura comercial também pode contar com os DIY e as inspirações do Pinterest. Exemplos disso são os varais de luzes, que ficam bonitos em qualquer situação. Existem também várias luminárias artesanais simples de fazer e que são ótimas para criar pontos de luz específicos, dando todo um charme à decoração.
ENFEITES
Os enfeites são os que mais predominam as redes sociais e os blogs de inspirações decorativas. É impressionante o que pode ser feito com garrafas de cerveja, algodão, balão e até mesmo com um ralador de queijo! São infinitas as possibilidades e, dependendo do estilo e das cores utilizadas na loja, os enfeites conversarão muito bem e ninguém vai perceber que aquele objeto ia ser descartado antes de se tornar uma peça de decoração. Sustentabilidade é a palavra-chave!
Viu? É bem simples mudar a arquitetura comercial com inspirações da internet! Basta querer e ter mãos habilidosas para criar um espaço extremamente autoral. Fazer a decoração com as próprias mãos deixa toda a identidade da loja mais viva e dá mais narrativa à história do ambiente.
Experimente! E caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar nessa questão.