NA CONSTRUÇÃO DE UMA LOJA, A ILUMINAÇÃO É PEÇA PRINCIPAL. É MUITO IMPORTANTE ESCOLHER A DISPOSIÇÃO ESTRATÉGICA DAS LUZES, POIS ELAS DEVEM ACOMPANHAR A IDENTIDADE VISUAL DA MARCA E TAMBÉM DEVEM SER PLANEJADAS PARA QUE FAÇAM O TRABALHO PERFEITO DE DECORAÇÃO NA ARQUITETURA COMERCIAL. UM AMBIENTE BEM ILUMINADO E DECORADO TEM O PODER DE EXPRESSAR BEM O ESTILO DE UMA MARCA.
Por isso, é importante pensar não apenas em colocar as luzes, mas em como e onde elas serão aplicadas. Existem várias opções muito elegantes e criativas que podem ser usadas tranquilamente no seu projeto.
Veja, nas dicas abaixo, como planejar corretamente a iluminação na arquitetura comercial e algumas inspirações interessantes para vários tipos de loja:
PRIMEIRO PASSO: PLANEJANDO CORRETAMENTE A ILUMINAÇÃO
Para planejar adequadamente a iluminação na arquitetura comercial, o ideal é que o arquiteto tenha em mente cinco tópicos: detalhes, harmonia, risco de ofuscamento, tamanho das luminárias e temperatura da luz.
Detalhes: os detalhes dos produtos, principalmente de uma coleção nova, por exemplo, devem ser destacados com uma boa iluminação na arquitetura comercial. Isso pode ser feito através de pequenos spots de luz estratégicos embutidos nas vitrines ou nos expositores, ou como o arquiteto sugerir. Aqui, vai da criatividade na hora do planejamento para criar espaços com muito requinte e bom gosto!
Harmonia da iluminação: que tal criar uma combinação para o esquema de luzes na arquitetura comercial? Para isso, deixe uma luz centralizada mais forte e adicione pelo ambiente alguns pontos de luz estratégicos, seja no teto, nos abajures, nas paredes, nos móveis ou até mesmo no piso! Fica muito bonito e vai ajudar a distribuir de forma igualitária os pontos de luz do espaço.
Luminárias: fique de olho no tamanho dos objetos de luz que são colocados no espaço para não atrapalhar a arquitetura comercial como um todo! Esses objetos, se comprados no tamanho errado, podem atrapalhar a circulação dos clientes dentro da loja e pode causar o ofuscamento dos visitantes, atrapalhando o seu bem estar. Por isso, para ambientes menores, opte por luzes mais discretas. Para ambientes maiores, você pode optar por luminárias mais chamativas.
Risco de ofuscamento: é muito chato quando entramos em alguma loja e somos ofuscados pela quantidade de luzes, que acabam atrapalhando a nossa visão e interferindo em nossos bem estar. Ainda mais quando esses pontos de luz refletem em espelhos e vidros e batem diretamente em nós. Isso acaba causando um desconforto enorme nos clientes, portanto, fique sempre atento ao exagero na iluminação da arquitetura comercial, pois ele pode atrapalhar até mesmo as vendas da loja!
Temperatura da cor da luz: o estilo de uma loja influencia bastante na escolha da temperatura da cor utilizada. Se o ambiente for mais aconchegante, como um restaurante ou uma bomboniere, por exemplo, evidentemente, a luz deve ser mais quente, trazendo ao local aquela sensação de calor, bem estar e conforto. Ao mesmo tempo, a luz mais fria traz ao ambiente sofisticação, principalmente em lojas que trabalham com joias, aparelhos tecnológicos ou produtos de higiene ? ela dá a sensação de sobriedade, de limpeza e de modernidade. Isso está intimamente relacionado com a psicologia das cores, que você pode conhecer aqui.
SEGUNDO PASSO: IDEIAS E INSPIRAÇÕES
Como já dito, existem inúmeras formas de usar a criatividade no planejamento da iluminação na arquitetura comercial. Por isso, agora, daremos algumas dicas interessantes que podem te inspirar na hora de pesquisar novas ideias:
Abajur: o abajur é sempre uma forma muito boa de criar pontos de luz específicos e discretos na arquitetura comercial. Principalmente em restaurantes ou em lojas que possuem um estilo mais retrô, este tipo de objeto ajuda a complementar a decoração, além de ser bastante funcional.
Aproveite a luz natural: não use apenas luz elétrica para iluminar o seu espaço! Otimize o uso da luz natural através de janelas e até mesmo de um teto de vidro. Se a luz estiver muito forte, você pode usar películas nos vidros, cortinas e persianas translúcidas. Seja sustentável!
Espelho com luz: uma ótima dica para lojas de maquiagens, joias e roupas. Para qualquer espaço comercial em que o cliente deva experimentar os produtos, é interessante ter espelhos iluminados.
Lâmpada embutida: a lâmpada embutida, seja na parede, no teto ou no piso, também funciona bastante para criar pontos de luz ou para reforçar a luz central, distribuindo-a por todo o ambiente e o deixando mais uniforme.
Lustre: o lustre é a forma mais elegante e requintada de decorar o seu ambiente. Deixa a loja com um ar mais fino, e é ótimo para boutiques de roupas masculinas ou femininas, por exemplo.
Painéis: painéis texturizados podem ajudar a criar um jogo de luz com um desenho próprio sendo refletido. Uma ideia é usá-los para refletir a marca na parede principal da loja.
É possível perceber que a arquitetura comercial oferece um leque extenso de opções para que o planejamento da iluminação seja criativo e funcional. Para que as boas ideias fluam, procure um arquiteto e veja como ele pode lhe auxiliar no seu projeto. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar nessa questão!