NA ARQUITETURA COMERCIAL, É MUITO COMUM PENSAR QUE OS PROVADORES NÃO PRECISAM DE ATENÇÃO ESPECIAL, JÁ QUE NÃO SÃO ?EXPOSTOS? A TODOS OS VISITANTES. PORÉM, ELES DEVEM SEGUIR A DECORAÇÃO DO AMBIENTE, BEM COMO A IDENTIDADE VISUAL DA MARCA.
O provador representa o contato que o cliente tem com a roupa. Isso significa uma maior chance de venda e, consequentemente, de aumento de lucro. Uma pesquisa da consultora de varejo inglesa Envison Retail Ltd. feita com mais de oito mil pessoas e divulgada pelo Wall Street Journal, informou que 67% das pessoas que leva uma roupa ao provador faz a compra do produto e permanece por mais tempo na loja. Além disso, foi constatado que ambientes bonitos induzem à compra e que pessoas que não vão ao provador convertem em apenas 10% de venda.
Por isso, neste texto, você vai descobrir como montar uma sessão de provadores bastante atraente na sua arquitetura comercial:
1) FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO INICIAL PARA OS PROVADORES
Como dito, muitas lojas acabam não dando a importância necessária aos provadores e os colocam em espaços pequenos, sem iluminação e ventilação adequada. Por isso, a maior dica deste texto é: separe o local dos provadores antes de planejar o restante da arquitetura comercial.
E não adianta querer encaixar os provadores em um local isolado depois, pois isso não dará certo! Os provadores devem auxiliar a experiência de compra do cliente, criando uma boa sensação e fazendo com que ele sinta vontade de estar ali. Obviamente, espaços pequenos, com pouca iluminação e abafados, afastarão o visitante que, depois de ter problemas em provar a roupa, não vai querer voltar à loja.
Para que o provador fique de acordo com o restante do ambiente, atente-se às cores utilizadas, use a identidade visual da marca, analise o estilo do público (feminino ou masculino? Qual a classe social? Quais são os hobbies?) e qualquer outro detalhe que venha a influenciar o planejamento e a decoração dos provadores na arquitetura comercial.
2) COLOQUE ESPELHOS DE BOA QUALIDADE
Na arquitetura comercial, os espelhos são tão importantes quanto a decoração dos provadores em si. Opte por espelhos de boa qualidade e duráveis, para que os arranhados apareçam mais dificilmente. Além disso, evite modelos que distorcem o corpo dos clientes, pois isso pode gerar indignação após a compra. Se possível, opte por colocar, dentro de um mesmo provador, dois ou mais espelhos, de forma que o cliente possa ver a peça no corpo em vários ângulos diferentes. Que tal?
3) FIQUE DE OLHO NA ILUMINAÇÃO, NA VENTILAÇÃO E NA SEGURANÇA DO CLIENTE
Não precisa nem dizer que uma boa iluminação e ventilação são essenciais para o bem estar dos clientes na arquitetura comercial, não é? Além disso, a sensação de privacidade e segurança é muito importante.
Uma iluminação ruim pode evidenciar partes do corpo que o cliente quer esconder. Uma ventilação ruim pode deixar o ambiente abafado e provocar cansaço no visitante. A sensação de que alguém está vendo acaba com o bem estar do consumidor na hora de trocar de roupa.
Por isso, sempre crie um jogo de iluminação estratégico, seja direta ou indireta. Luzes fluorescentes, de baixa voltagem e posicionadas atrás do espelho, por exemplo, deixam o ambiente sutilmente bem clareado.
Instale aparelhos de ar-condicionado pelo corredor, de forma a refrescar o ambiente, que já é fechado pela própria disposição dos móveis e das portas. Por fim, para acabar com o problema da privacidade na arquitetura comercial, coloque nos provadores cortinas bem pesadas com adesivos nas laterais ou portas com fechadura.
4) ATENTE-SE AOS LOCAIS DE APOIO
Muitas lojas não se atentam aos locais de apoio, tanto da bolsa quanto dos produtos. Não é legal ir a um provador que só tem um gancho para colocar as roupas (sem nenhuma categorização), a bolsa e o cartão de quantidade de peças.
Por isso, coloque sempre vários ganchos nos dois lados, para que o cliente possa colocar as peças aprovadas de um lado e as reprovadas do outro. Coloque também um banquinho, que ajuda no caso de calçar sapatos ou experimentar calças, shorts ou saias.
Dica extra: uma boa ideia é colocar, acima dos ganchos, os dizeres ?Gostei? e ?Não Gostei?, para ajudar a separar os produtos e não confundir a cabeça do cliente.
5) PENSE EM ESTRATÉGIAS DIFERENTES
Como já dito, é muito importante, na arquitetura comercial, levar em consideração a decoração da loja como um todo, mas isso não quer dizer que está proibido ousar! Nas lojas da marca de roupas femininas Ecletic, por exemplo, existe uma pequena casa com vários cômodos no meio da loja, e é esse o provador: cada quarto representa um provador diferente, e isso proporciona ao cliente uma experiência única e incrível de consumo.
Além disso, pense em facilidades que podem ajudar bastante o cliente que já está dentro do provador. Botões para chamar o atendente e pedir um novo número da peça, por exemplo, é uma técnica que já está sendo usada pelas fast fashions brasileiras, como a C&A.
Se possível, crie um espaço com bancos para que o acompanhante possa esperar confortavelmente. Isso é bom até mesmo para o cliente, que saberá que pode experimentar as roupas tranquilamente.
Pense também na acessibilidade dos provadores na arquitetura comercial. Planeje sempre espaços grandes, em que seja possível uma cadeira de rodas entrar e girar 360º, acompanhada de uma outra pessoa (que pode ser o ajudante).
Como visto, os provadores devem ser planejados com todo cuidado na arquitetura comercial, já que representam o momento de decisão de compra por parte do cliente. Caso queira mais dicas de como acertar na personalização da sua loja, acesse o nosso bloge entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender!