NA ARQUITETURA COMERCIAL, EXISTEM ALGUNS ESTABELECIMENTOS QUE ESBANJAM REQUINTE, DELICADEZA E CLASSE, E UM DELES, COM CERTEZA, É A LOJA DE JOIAS. ESTE TIPO DE COMÉRCIO EXIGE UM AMBIENTE COM BASTANTE PLANEJAMENTO ENVOLVIDO, PRINCIPALMENTE NAS SUAS CORES, NOS MÓVEIS UTILIZADOS E NA ILUMINAÇÃO, TANTO DO AMBIENTE COMO UM TODO QUANTO DE CADA PRODUTO EXPOSTO.
As joias não são produtos sazonais e fazem os olhos de toda mulher (e também de muitos homens) brilharem durante o ano inteiro. Seja um colar, um anel, um bracelete, um relógio ou qualquer outro tipo de acessório, elas são muito procuradas pelo público e, por isso, este mercado acabou se tornando um grande sucesso entre os empreendedores.
Por isso, veja como adaptar a arquitetura comercial de uma loja de joias ao seu público exigente e que aprecia o bom gosto em todos os aspectos:
IDENTIDADE DA MARCA / PÚBLICO-ALVO
Falando em público, antes de planejar a arquitetura comercial da sua loja de joias, pense na segmentação de seus clientes: qual a faixa etária, classe social, sexo, estilo de vida? Normalmente, lojas deste porte vendem para o público A/B, mas isso vai depender do seu estilo de empreendimento e dos produtos que venderá.
Além disso, leve em consideração o estilo e a identidade visual da marca. Isso também pode definir as cores, a iluminação e a escolha dos móveis que serão utilizados no espaço. Fique atento a esse planejamento inicial e tenha todas essas informações em mente para planejar a arquitetura comercial!
CORES
Como dito, as cores influenciam muito a arquitetura comercial e a escolha da paleta ideal vai de acordo com o público-alvo e sua classe social. Preste atenção não apenas na paleta usada na identidade visual da marca, mas também na psicologia das cores ? tons neutros, como branco e cinza, são muito usados neste tipo de estabelecimento por significar amplitude, calmaria, elegância e tecnologia. Grandes exemplos são a Vivara, Pandora e a H.Stern, que sempre utilizam em suas lojas tons claros, remetendo ao requinte dos produtos vendidos por estas marcas. Fique atento a isso!
VITRINES
As vitrines são a primeira coisa que o cliente verá na arquitetura comercial e ele deve se sentir impactado para querer entrar na loja. Por isso, foque sempre na iluminação, nas cores utilizadas (sempre condizentes com a identidade visual da marca), na coerência dos produtos expostos e na frequência de troca deles, apresentando constantemente novos cenários criativos.
Invista em fachadas decoradas de acordo com o público e o estilo da marca, realçando sempre os produtos e criando pontos de luz estratégicos para isso. Lembre-se que as lojas de joias decoram as vitrines sempre com muita iluminação, de forma a realçar o brilho das pedras, do outro e da prata dos produtos.
DATAS COMEMORATIVAS
Não há melhor data para uma loja de joias que o dia dos namorados, não é? Aproveite as datas especiais para fazer uma decoração diferente, criar um anúncio bonito, mudar a vitrine, enfim, planejar coisas que certamente irão atrair o público-alvo da sua marca e que, assim, gerarão um lucro maior.
MÓVEIS
A arquitetura comercial não é nada sem uma boa escolha de móveis cheios de bom gosto e qualidade. No caso da loja de joias, uma boa aparência é essencial para que os clientes queiram entrar no estabelecimento.
Os principais móveis para uma loja de joias são espelhos de mão e de parede, cadeiras ou sofás, estantes expositoras, expositores de bijuteria para vitrine, manequins, painéis, balcões, prateleiras e expositores centrais. É importante que todos estes móveis ajudem a valorizar os produtos à venda e que estejam em ambientes bem iluminados e com vitrines atrativas.
O processo de decoração na arquitetura comercial pode vir a durar muito tempo. Por isso, pense em começar com expositores de vidro, que darão uma elegância a mais ao ambiente, mas que são mais baratos que outros materiais.
Invista nas cores da identidade visual, em texturas interessantes que expressem o estilo da loja e em peças criativas, com design diferenciado e que tragam divertimento ao público-alvo. Neste caso, consulte um arquiteto e veja com ele quais são os móveis mais essenciais dentro do seu estabelecimento e como organizá-los dentro do espaço de forma harmoniosa.
ILUMINAÇÃO
A iluminação é a chave de uma boa decoração na arquitetura comercial. Por isso, invista em pontos de luz estratégicos, que realçarão o brilho dos produtos. As vitrines devem ser muito bem iluminadas, mostrando as joias e fazendo-as rescender.
As luzes devem destacar a decoração, de forma a criar uma ótima experiência ao público-alvo, e também os produtos, como deve ser em qualquer tipo de loja que tenha o objetivo claro de oferecer o melhor aos seus clientes.
FUNCIONÁRIOS
Os funcionários não podem ficar de fora! Em uma loja em que o requinte e a elegância são as palavras-chave, os atendentes devem estar tão elegantes quanto os produtos e a decoração. Roupas formais, como ternos e terninhos, são ótimas para usar como uniforme nestes casos.
Quando se trata de uma loja de joias, a arquitetura comercial deve ser um poço de requinte. Por isso, quando estiver planejando seu estabelecimento, deixe seu espaço o mais coerente possível. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar nessa questão!