O ANO NOVO CHEGOU E, COM ELE, NOVAS PROPOSTAS DE ESTILO DE VIDA, CARREIRA E AMOR. ENTÃO, PARA RECEBER BOAS ENERGIAS, QUE TAL UMA MUDANÇA NA ARQUITETURA E NOS MÓVEIS DA CASA? ISSO AJUDARÁ A MUDAR O VISUAL DO AMBIENTE ONDE VOCÊ MORA E, ASSIM, A RENOVAÇÃO DE ENERGIAS SERÁ MAIS FÁCIL E ACONTECERÁ DE FORMA MAIS FLUIDA.
Mas isso não quer dizer que você precise comprar móveis novos e gastar todo o 13º salário! Uma boa ideia é renovar os móveis através da reforma, seja com tinta, desenhos ou dando novos usos para aqueles objetos. Assim, além de conseguir fazer a mudança, você economiza e não precisa gastar muito com ferramentas.
Veja as dicas para reformar móveis antigos da forma mais criativa possível, fazendo da arquitetura e da decoração de sua casa algo muito mais atrativo:
O PRIMEIRO PASSO: PREPARE O SEU MÓVEL PARA A REFORMA
Antes de qualquer coisa, é importante preparar o móvel para a mudança e para mudar a arquitetura do seu ambiente. Nunca aplique tintas e adesivos no material sem fazer a preparação!
Para isso, siga as dicas:
– Primeiramente, remova todas as partes que destacáveis, como os puxadores e as dobradiças.
– Depois, limpe todo o móvel com água e álcool, para tirar a sujeira e gordura acumulados.
– Caso o móvel seja de madeira, lixe toda sua superfície para remover tinta e verniz, até que o material fique liso e sem nenhum brilho. Além disso, utilize também um removedor de tinta, caso seja um caso de várias camadas de tinta espessas.
– Por fim, corrija as fissuras da madeira com um retocador de madeira e, depois, lixe os locais onde ele foi aplicado. Limpe para tirar todos os resíduos.
Dessa forma, o móvel estará pronto para ser modificado e para abrilhantar a arquitetura do seu ambiente.
SEGUNDO PASSO: BUSQUE REFERÊNCIAS QUE PODEM TE AJUDAR
Busque referências em blogs e sites que podem te ajudar na hora de modificar um móvel velho. Uma boa dica também é o Pinterest, a rede social mais inspiradora para qualquer coisa, todos já sabem. De lá, saem ideia realmente muito bacanas, seja para maquiagem e cabelo, artes em geral ou, como não podia deixar de ser, para decoração, que também podem ser estendidas para a arquitetura.
Experimente ser autêntico! Esteja ciente das condições do móvel e tenha o objetivo de torná-lo o mais atrativo possível. Depois de definido o estilo, pense na paleta de cores e nas texturas que combinarão com todo o conceito.
Veja as cores como forma de influenciar direta e positivamente a arquitetura do seu ambiente – elas têm o poder de mudar para melhor o estilo do espaço, tornando-o elegante, criativo e moderno. Considere as cores que já são utilizadas no próprio espaço e mais algumas complementares. Caso queira uma ajuda na escolha da paleta perfeita, leia o nosso artigo sobre a psicologia das cores.
É bom também ficar de olho nos preços: economizar nunca sai de moda e, às vezes, você encontra um material que seria segunda opção por um preço muito menor, e que ornará com o móvel. Vale a pena, não é?
O BÁSICO: PINTE O MÓVEL DA COR QUE PREFERIR
É realmente muito difícil modificar móveis, por serem objetos mais caros, mas sempre dá para dar aquele jeitinho, certo? Uma boa ideia para restaurar móveis antigos, é pintá-los de forma criativa e os destacar dentro da arquitetura.
Olhe para aquele objeto improvável com um outro olhar e veja nele um potencial de decoração do seu espaço. Use tinta, seja em formato líquido ou spray, para colorir o seu móvel. E não se preocupe, pode abusar da cor! Não se prenda apenas às cores neutras ? que tal colorir de verde, rosa ou azul? Fica ao seu critério!
Para que tudo dê certo, siga essas regras:
– Primeiramente, aplique tinta látex PVA branca, para preparar a madeira para receber a tinta final. Se a tinta for clara, aplique duas camadas da preparatória.
– Utilize tinta esmalte à base de água, aplicando-a em um sentido só, para que não manche, com rolinho de espuma.
– Depois de secar, você pode aplicar outra camada (após uma hora, aproximadamente).
Pronto! Seu móvel já está de cara nova!
SEJA CRIATIVO: USE ADESIVOS OU FAÇA DESENHOS ÚNICOS!
Não se prenda apenas à tinta. Também é possível aplicar adesivos de Papel Contact e, caso você seja um artista, também é legal fazer desenhos diferentes e únicos no seu móvel. Pense que só você vai ter aquele objeto de design exclusivo! Que tal?
NÃO TENHA MEDO DE OUSAR: MISTURE MATERIAIS, COMO TECIDOS, ESPELHOS, PEDRAS…
É interessante que você defina os materiais que dialogam melhor com a proposta da arquitetura do seu ambiente para que eles possam ser instalados no seu móvel, de forma que ele fica bem mais atraente. Madeira, metal, vidro, tecidos… São muitos os materiais e cada um deles se adequa a estilos e bolsos diferentes.
QUE TAL DESMONTAR O MÓVEL E CRIAR COISAS NOVAS?
Caso seu móvel já não tenha serventia dentro de casa, que tal dar novos sentidos para ele? Para isso, você pode desmembrá-lo e criar outras coisas. Remover gavetas ou tirar pedaços que não servem mais, ajudam a criar novos objetos que, por fim, terão novas utilidades e não precisarão ser descartados. Reutilizar é um ato sustentável!
Por fim, é importante dizer que, quando você for planejar reforma dos seus móveis e as mudanças na arquitetura de um espaço, o ideal é analisar qual o seu material e prepará-lo para receber os acabamentos. Analise um estilo preferido de decoração e quais materiais, formas e cores podem ser explorados. Lembre-se do que dizemos sempre em nosso blog: abuse da criatividade, porque ousar nunca é demais!
Caso queira mais dicas de arquitetura para o seu projeto, acesse o nosso blog e entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender! Até a próxima!