COSTUMA-SE DIZER QUE O DESIGN E O VISUAL PODEM CAUSAR UMA PRIMEIRA IMPRESSÃO MARAVILHOSA NA ARQUITETURA COMERCIAL. O QUE É BONITO CHAMA A ATENÇÃO, E A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA. POR ISSO, NA HORA DE CONSTRUIR E DECORAR SUA LOJA, É PRECISO PRESTAR ATENÇÃO A TODOS OS DETALHES PARA QUE O ESPAÇO FIQUE HARMONIOSO E CUMPRA O SEU PAPEL MAIOR, QUE É O DE ATRAIR CLIENTES E VENDER OS PRODUTOS OU SERVIÇOS. TENHA EM MENTE QUE UMA ARQUITETURA COMERCIAL FALHA E NÃO ATRATIVA PODE ARRUINAR COMPLETAMENTE SUAS VENDAS E O SEU NEGÓCIO.
PRIMEIRO PASSO: PLANEJAMENTO
Uma loja deve mostrar ao seu cliente, através do espaço, que os produtos vendidos são bons e de qualidade. Deve ter identidade, e não copiar o estilo de lojas concorrentes. Deve ter uma mensagem por trás da decoração. Por isso, o planejamento é essencial na hora de construir a loja dos sonhos.
Na arquitetura comercial, ter noção do espaço disponível é tudo. Por isso, meça com cuidado e analise direito o tamanho do ambiente – isso é indispensável para saber o tamanho dos móveis, quantidade deles e como serão distribuídos pelo espaço.
Com o auxílio de um arquiteto ou designer de interiores, planeje toda a decoração e a disposição dos móveis mais importantes, além de banheiros, cozinha / área de alimentação e provadores. Não se esqueça de nenhum espaço adicional, pois se lembrar deles depois de tudo pronto e planejado pode dar muita dor de cabeça.
FIQUE ATENTO AO TIPO DA LOJA
Depois de planejar os espaços na arquitetura comercial, é importante pensar: qual é o seu tipo de loja? De roupas femininas, masculinas ou infantis? De brinquedos? Papelaria? Isso diz muito sobre a decoração da loja. Uma loja de lingerie, por exemplo, não vai ter a mesma decoração que uma livraria, certo?
O tipo de loja interfere completamente na decoração, na iluminação, na distribuição dos móveis pelo ambiente, nos materiais, no estilo e nas cores utilizadas.
IDENTIDADE VISUAL – PERSONALIZE!
Não é segredo: a identidade visual da marca deve estar presente na decoração como um todo e, por isso, é importante levar em consideração as cores da empresa na hora de planejar a arquitetura comercial. Além disso, escolha algumas cores adicionais neutras para que elas possam ficar por conta dos detalhes – preto, marrom, branco e cinza são ideais para isso.
Além disso, é importante que o estilo da marca também esteja refletido na decoração e que os móveis e a fachada se adequem a isso. Uma loja de roupas para o público infantil, por exemplo, vai ter uma temática mais ‘colorida’ do que uma loja de roupas para o público adulto. Saber adequar a decoração ao público, neste caso, é imprescindível para alcançar as boas vendas.
CORES E ILUMINAÇÃO
É fato que analisamos muito um produto ou uma loja através de suas cores, se são agradáveis ao olhar ou não. Elas têm o poder de influenciar o consumidor, seja positiva ou negativamente e, através delas, ele pode se identificar completamente com a marca e com sua identidade, mas também pode rejeitá-la mesmo sem conhecê-la.
As cores devem estar de acordo com o estilo da loja e com o seu público. Normalmente, por exemplo, lojas femininas utilizam cores delicadas, como o rosa e o azul bebê; lojas esportivas abusam do verde e do laranja, livrarias utilizam cores sóbrias e positivas e lojas masculinas abusam do azul, marrom e verde. Portanto, fique atento e não erre na escolha dos tons certos para o seu negócio e as aplique estrategicamente nas paredes, nos móveis em outros lugares.
É muito importante escolher não apenas as cores que serão utilizadas na loja, mas também a disposição estratégica das luzes. Elas devem acompanhar a identidade visual da marca e também devem ser planejadas para que façam o trabalho perfeito de decoração na arquitetura comercial. Um ambiente bem iluminado e decorado tem o poder de expressar bem o estilo de uma marca.
FACHADAS E VITRINES
A fachada é o que vai fazer uma pessoa decidir se vai entrar na loja ou não. Ela é como o passaporte do seu negócio, algo que pode alavancar suas vendas ou fazê-las despencar. Por isso, na hora de planejar a arquitetura comercial, pense com cuidado na decoração e no design da entrada da loja e a mantenha sempre com uma boa aparência, com vidros limpos e iluminação sem falhas. Além disso, se houver vitrines, renove-as periodicamente e crie sempre decorações temáticas e atraentes.
MÓVEIS E MATERIAIS
Os móveis e materiais utilizados na arquitetura comercial também devem seguir o estilo da marca, bem como sua identidade visual. Isso é importante para que a linguagem da marca esteja presente, para que os clientes possam sentir isso e para destacar a decoração com um todo. Uma loja com estilo ‘rock’, por exemplo, pode abusar de móveis escuros e de materiais como couro e vinil, e isso vai atrair o público que gosta desse estilo.
Além disso, é importante que esses móveis sejam sempre mantidos limpos e bem cuidados para que o espaço esteja sempre limpo e agradável para os clientes.
DISPOSIÇÃO DOS PRODUTOS
Os produtos à venda devem estar organizados de maneira impecável, valorizando-os e deixando todos à mostra, posicionados de forma que fique fácil pegá-los. Além de valorizar a mercadoria, isso ajuda a otimizar o espaço da loja e deixá-lo organizado e harmonioso. Isso conta muitos pontos para a manutenção da decoração do espaço.
Por fim, é importante dizer que, na arquitetura comercial, o que vale é ousar para criar um ambiente bonito e condizente com o estilo da marca. Para isso, procure um arquiteto e veja como ele pode lhe auxiliar no projeto do seu espaço e da compra dos móveis corretos. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar nessa questão.
Até a próxima!