Muitas vezes, é bem comum, na arquitetura comercial, se esquecer dos mil modos de decorar uma parede e acabar optando pelo uso convencional da tinta, sem nenhum outro tipo de atrativo. Porém, está na moda abusar da criatividade para criar um espaço bastante chamativo para o visitante.
Por isso, confira algumas ideias muito interessantes para incrementar a decoração das paredes da sua loja de forma bastante atrativa:
Arquitetura comercial: use as tintas de forma mais criativa
Como dito, é bem comum ver, em ambientes comerciais, o uso de apenas uma cor em todas as paredes da loja. Essa é uma forma básica e, de certa forma, certeira de decoração. Porém, da mesma forma, a decoração peca por não saber explorar da melhor forma o leque de cores de tintas disponível. É preciso ousar e utilizar as cores de uma forma equilibrada. Talvez com um mosaico, com uma parede de outra cor, enfim, da forma mais atrativa possível.
Para ajudar neste caso, leia em nosso blog sobre a psicologia das cores e como ela pode ajudar na escolha dos tons certos.
Arquitetura comercial: que tal aplicar adesivos de parede?
Os adesivos de parede são ótimos e bastante práticos. Isso porque, depois de aplicados na parede, não precisam de manutenção e ficam muito bonitos em qualquer ambiente, desde que sejam escolhidos adequadamente.
Por isso, pesquise na internet desenhos que sejam interessantes para o seu espaço e que reafirmem o seu estilo, analise preços e peça a ajuda de alguém que saiba aplicar corretamente o adesivo para que não dê bolas ou dobras indesejadas.
Arquitetura comercial: o papel de parede nunca sai de moda!
O papel de parede está na moda e ajuda a dar ao ambiente um toque de aconchego e estilo. São muito usados em boutiques e em restaurantes, justamente por trazerem um ar de intimidade ao espaço.
Na hora de escolher o papel de parede ideal, analise o estilo da sua loja e veja qual estampa pode ficar melhor na decoração, pesquise preços e peça ajuda de um profissional na hora da aplicação.
Arquitetura comercial: texturas também são bem-vindas!
O alto relevo, seja através de gesso, tijolos, madeira, aço ou outro material, fica bastante atraente e, dependendo do material escolhido, pode criar ambientes com os mais variados conceitos – eles podem ajudar a compor a marca na parede, a dar a sensação de aconchego, de modernidade, de feminilidade, de rusticidade, entre outros. Escolha bem o material para que ele dialogue bem com a sua marca!
Arquitetura comercial: um painel faz toda a diferença
Painéis são bastante utilizados, normalmente, na parede principal da loja, para destacar o lugar do caixa, dos produtos mais importantes ou a marca estampada. É uma forma de trazer requinte ao ambiente, e é também bastante atrativo por não ser tão comum quanto parece. E é bom se lembrar de que é a criatividade e a ousadia na hora de planejar o ambiente que o fazem ficar diferente do convencional.
Arquitetura comercial: que tal colocar quadros para colorir o ambiente?
As paredes cheias de quadro se tornaram muito populares na arquitetura por serem extremamente criativas, bonitas e por permitirem o uso de várias fotografias ou pinturas de forma concentrada, mas sem desequilíbrio de elementos. Além disso, também são flexíveis, já que se adaptam ao tamanho do espaço em que estão fixados.
Para que dê certo, escolha o tamanho das molduras e faça um teste com papel na parede para ver como elas ficarão posicionadas. Depois, brinque com as estampas e as cores, mas sempre dialogando com as cores da loja e usando tons que combinem entre si. Analise as imagens para que o mosaico fique exclusivo e não copie algo já feito em alguma outra loja que você conheça.
Arquitetura comercial: o bom e velho varal
O varal é uma opção barata e delicada para ser usada em lojas, principalmente as voltadas para o público feminino. Seja de luzes ou de fotos, pode ser usada em um espaço voltado para um produto em específico, por exemplo. Uma dica boa é colocar, ao invés de fotos, alguns folhetos com mensagens interessantes que os clientes podem pegar e levar para casa. Que tal?
Arquitetura comercial: desenhos e formas diferentes podem ser interessantes
Como já dito, é preciso ousar! Pesquise cores, formas e texturas diferentes, entre em contato com arquitetos e designers de interiores, visite lojas que possuem uma decoração bonita, busque inspirações on-line (principalmente no Pinterest) e analise o que pode dar certo para o ambiente, levando em consideração o público, o estilo da marca e a identidade visual.
Dá para perceber que, quando se trata de decoração de paredes, a arquitetura comercial deve se atentar às suas cores e texturas. Por isso, quando estiver planejando sua loja, converse com um arquiteto, analise tudo minuciosamente e deixe seu espaço o mais coerente possível. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar!