PERFUMARIAS NÃO ATRAEM APENAS O NOSSO OLHAR, MAS, SOBRETUDO, O NOSSO OLFATO. PORÉM, ASSIM COMO OS FRASCOS CHAMAM NOSSA ATENÇÃO E NOS FAZEM QUERER COMPRA-LOS, AS LOJAS TAMBÉM DEVEM USAR A ARQUITETURA COMERCIAL PARA SEREM BASTANTE ATRATIVAS E PARA QUE O PÚBLICO SINTA VONTADE DE CONSUMIR.
Por isso, separamos aqui seis dicas importantes para que a decoração da sua loja de perfumes fique incrível e bastante atrativa ao público-alvo:
1) PERSONALIZE
Antes de planejar a arquitetura comercial da sua perfumaria, pense na segmentação de seus clientes: qual a faixa etária, classe social, sexo, estilo de vida? Normalmente, lojas deste porte vendem para o público A/B, mas isso vai depender do seu estilo de empreendimento e dos produtos que venderá.
Além disso, leve em consideração o estilo e a identidade visual da marca. Isso também pode definir as cores, a iluminação e a escolha dos móveis que serão utilizados no espaço. Invista nas cores da identidade visual e em texturas interessantes que expressem o estilo da loja e consulte um arquiteto para que ele analise quais são os materiais mais interessantes para o ambiente.
2) PENSE NA ILUMINAÇÃO E NAS CORES
A iluminação é a chave de uma boa decoração na arquitetura comercial. Por isso, invista em pontos de luz estratégicos, que realçarão o brilho dos produtos. As luzes devem destacar a decoração, de forma a criar uma ótima experiência ao público-alvo, e também os produtos, como deve ser em qualquer tipo de loja que tenha o objetivo claro de oferecer o melhor aos seus clientes. As vitrines também devem ser muito bem iluminadas, mostrando os frascos e fazendo-os brilhar.
As cores também influenciam muito a arquitetura comercial. Preste atenção não apenas na paleta usada na identidade visual da marca, mas também na psicologia das cores ? tons neutros, como branco e cinza, são muito usados neste tipo de estabelecimento por significar amplitude, calmaria, elegância e tecnologia. Fique atento a isso!
3) VALORIZE OS PRODUTOS
Os perfumes são as estrelas da sua loja, certo? Por isso, toda a arquitetura comercial deve ser planejada de forma a destacar as cores, o brilho e os formatos de cada frasco, instigando o consumidor e fazendo com que ele sinta vontade de comprar algum produto.
Isso só pode ser feito através das cores e da iluminação correta, além de móveis e materiais estratégicos. O vidro é o material mais utilizado nestes casos, pois ajuda a destacar os produtos vendidos, cujos frascos são feitos do mesmo material.
4) ESCOLHA OS MÓVEIS CORRETOS
A arquitetura comercial não é nada sem uma boa escolha de móveis de excepcional qualidade e com um belo design. No caso da perfumaria, uma boa aparência é essencial para que os clientes queiram entrar no estabelecimento.
Os principais móveis para uma loja de joias são balcões, espelhos, sofás (para que os visitantes possam descansar ou para os acompanhantes esperarem), estantes expositoras, expositores de vitrine, painéis, balcões, prateleiras e expositores centrais. É importante que todos estes móveis ajudem a valorizar os produtos à venda e que estejam em ambientes bem iluminados e com vitrines atrativas.
Uma boa dica, neste caso, é: se a intenção é projetar uma arquitetura comercial com foco de promover a interação entre atendentes e consumidores, o melhor a se fazer é colocar balcões de atendimento, sejam de vidro, metal, madeira ou outro material. Caso a intenção é que os visitantes se sintam confortáveis dentro da loja, o ideal é criar grandes prateleiras com os produtos, deixando os consumidores em contato direto com todas as opções de perfumes disponíveis (isso também faz com que eles fiquem no espaço por mais tempo).
Outra dica legal é: pense em usar expositores de vidro, que darão uma elegância a mais ao ambiente e, ao mesmo tempo, são mais baratos que outros materiais.
5) PENSE NA PUBLICIDADE
A publicidade, mais do que nunca, deve ter o seu lugar na arquitetura comercial de uma perfumaria! Isso porque este tipo de loja recebe muitos banners de lançamentos, que serão aplicados na loja, seja internamente ou na vitrine. Por isso, separe sempre algum lugarzinho onde a publicidade possa ser colocada.
6) PLANEJE A VITRINE
As vitrines são a primeira coisa que o cliente verá na arquitetura comercial e ele deve se sentir impactado para querer entrar na loja. Por isso, foque sempre na iluminação, nas cores utilizadas (sempre condizentes com a identidade visual da marca), na publicidade utilizada, na coerência dos produtos expostos e na frequência de troca deles, apresentando constantemente novos cenários criativos.
Invista em fachadas decoradas de acordo com o público e o estilo da marca, realçando sempre os produtos e criando pontos de luz estratégicos para isso. Lembre-se que as lojas de perfumes decoram as vitrines sempre com muita iluminação, de forma a realçar o brilho dos frascos.
Saiba mais sobre decoração de vitrines clicando aqui.
Com essas dicas de arquitetura comercial, sua perfumaria ficará bastante atraente ao público, aumentando, assim, o seu lucro! Caso queira mais dicas de como acertar na personalização da sua loja, acesse o nosso blog e entre em contato conosco. Estamos prontos para te atender!