NA HORA DE COMEÇAR O PLANEJAMENTO DA ARQUITETURA COMERCIAL, MUITAS DÚVIDAS E IDEIAS PASSAM PELA NOSSA CABEÇA: COMO ORGANIZAR OS OBJETOS E OS MÓVEIS? QUAL O ESTILO DA MINHA LOJA? QUE PÚBLICO EU QUERO ATRAIR PARA SER MEU CONSUMIDOR FIEL?
Essas e outras perguntas aparecem comumente na fase de início e de esboço das ideias, e é aí que se percebe que a construção e decoração de um espaço comercial vão muito além da escolha das cores e dos móveis ? é preciso levar em conta questões como a circulação e o acesso dos visitantes aos produtos por todo o espaço disponível, a identidade da marca, quais princípios ela defende, entre outras coisas.
É preciso ter em mente que uma arquitetura comercial bem feita é essencial para atrair o público para dentro da loja, e fazer também com que ele fique mais tempo vendo os produtos e os consumindo. Em compensação, uma loja mal planejada afasta os clientes, que perdem totalmente a vontade de entrar no espaço e consumir os produtos ou serviços oferecidos.
Por isso, neste texto, apresentamos os primeiros cinco passos para começar o planejamento da arquitetura comercial com sucesso. Iniciar o projeto com o pé direito é o segredo!
1) CONSULTE UM ESPECIALISTA EM ARQUITETURA COMERCIAL
Se você não tem experiência na área de arquitetura e design de interiores, nem pense em fazer o planejamento da arquitetura comercial sozinho! Contar com a ajuda de um profissional nestes casos é de suma importância. Isso porque este tipo de projeto, como dito, vai muito além da decoração e da escolha das cores que serão usadas.
Por isso, não adianta querer replicar a ideia de uma loja para a outra sem pensar no conceito como um todo, na identidade visual e na otimização do próprio espaço. Não existe conceito pronto ? o importante é estudar bastante a marca e seu público para entender como se dará o planejamento e a escolha das cores, móveis, materiais e texturas diferentes, elementos que também devem dialogar com o propósito do projeto!
2) DÊ ATENÇÃO ESPECIAL À ENTRADA DA LOJA E À DECORAÇÃO DA VITRINE
A vitrine é o cartão de visitas de uma loja e pode definir se os clientes vão entrar ou não para ver e comprar os produtos. Por isso, a arquitetura comercial deve se preocupar com ela de forma que sempre fique muito arrumada e organizada.
Seu objetivo é mostrar a identidade da marca e influenciar os consumidores a entrarem e comprarem e, por isso, deve ser muito bem planejada. Por isso, fique sempre atento ao uso da identidade visual, à decoração, à iluminação, à escolha dos manequins corretos e dos produtos (nunca deixe todos os produtos à mostra na vitrine ? ela deve funcionar como uma isca para atrair os clientes para dentro da loja), à largura das portas e ao aproveitamento das datas comemorativas para decoração especial.
3) CUIDADO COM O EXCESSO DE PRODUTOS EXPOSTOS!
Expor produtos demais na arquitetura comercial polui visualmente o espaço e atrapalha a circulação dos clientes. Já entrou em uma loja que tinha tantos produtos que ficava difícil caminhar pelo local? É esse tipo de desconforto que o excesso causa, o que acaba afastando os clientes do seu comércio.
Uma boa alternativa para isso pode ser a criação de ciclos de exposição, mudando os locais em que estão os produtos ou alternando as mercadorias do estoque com as que estão à mostra. Além disso, fique atento ao seu tipo de público e como ele se comporta para saber como otimizar o seu espaço.
4) É IMPRESCINDÍVEL TER UMA BOA ESTRUTURA NA ARQUITETURA COMERCIAL
Além da disposição e de quais produtos serão exibidos na loja, pense na organização do espaço e na disposição dos móveis, dos espaços de circulação, dos provadores, do caixa, das mesas e cadeiras, enfim, de todo o mobiliário e outros elementos.
Tudo tem que ser pensado minuciosamente, com iluminação, decoração e cores. Todos os cantos da loja devem estar acessíveis para todos os tipos de pessoas e devem ser muito bem planejados. Evite deixar estes elementos por último, recorrendo à improvisação dos espaços ? esse é um erro grave que deve ser evitado!
5) USE A ARQUITETURA COMERCIAL A SEU FAVOR: SEJA ÚNICO!
Uma loja deve mostrar ao seu cliente, através do espaço, que os produtos vendidos ali são bons e de qualidade. Deve ter identidade, e não copiar o estilo de lojas concorrentes. Deve ter uma mensagem por trás da decoração. Por isso, o planejamento é essencial na hora de construir a loja dos sonhos.
Não é segredo: a identidade visual da marca deve estar presente na decoração como um todo e, por isso, é importante que o estilo da marca também esteja refletido na decoração e que as cores, os móveis e a fachada se adequem a isso. Saber adequar a decoração ao público, neste caso, é imprescindível para alcançar as boas vendas.
Por fim, é importante dizer que, na arquitetura comercial, o que vale é estar atento ao estilo da marca para que ela esteja refletida na decoração e na personalidade do ambiente. Para isso, siga as nossas dicas, procure um arquiteto e veja como ele pode lhe auxiliar no projeto do seu espaço. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar nessa questão!